Ultrassonografia: o que é e para que serve o exame?

exame ultrassonografia

A ultrassonografia, também chamada de ecografia ou ultrassom, é um exame de imagem simples e bastante eficaz, que serve para visualizar, em tempo real, qualquer órgão ou tecido do corpo, auxiliando na prevenção e no diagnóstico de diversas patologias.

Acompanhe o artigo para entender como funciona o exame, conheça os tipos mais comuns de ultrassom, e saiba como se preparar antes do exame.

Ultrassonografia: o que é?

O ultrassom é um exame de imagem simples e não invasivo que se utiliza de ondas ultrassônicas para captar e analisar imagens dos órgãos internos, como o fígado, os rins, a região pélvica e o coração. 

Esse é um dos exames de imagem mais comuns e acessíveis que se tem conhecimento. Durante uma gravidez, por exemplo, ele é o principal método que o médico utiliza para acompanhar o desenvolvimento do feto.

Quando combinado com o doppler, o ultrassom também permite avaliar o fluxo dos vasos sanguíneos, muito indicado para investigar casos de trombose, aneurismas e varizes, por exemplo.

Como o exame é realizado?

O paciente se deita em uma maca e o médico espalha uma camada de gel na área que será avaliada. Em seguida, ele desliza sobre a pele um aparelho (conhecido como transdutor), de modo a formar as imagens em tempo real no computador.

O procedimento dura, em média, 20 minutos e não causa qualquer desconforto ou efeito colateral. Ao terminar o exame, o médico ou técnico responsável limpa a área em que foi aplicada o gel, e o paciente já pode voltar para as suas atividades normalmente.

Quais as vantagens da Ultrassonografia?

A ultrassonografia é um exame sem contraindicações, rápido, não invasivo, e não causa dor. Diante da sua simplicidade e efetividade, trata-se de um dos principais exames de check-up preventivo. 

Aproveite e conheça os principais exames de check up que você pode realizar neste artigo aqui:

Check up: principais exames que mulheres e homens podem fazer

Além do mais, o ultrassom não tende a ser um exame caro. Ele é coberto pela maioria dos planos de saúde, e está disponível também gratuitamente pelo SUS

Se quiser conhecer os convênios atendidos pelo IMEB, é só consultar aqui.

Tipos de Ultrassonografia mais comuns

Ultrassom das mamas

Método que permite avaliar alterações suspeitas nas mamas, como dores e presença de nódulos que podem ser sentidos em um autoexame. O ultrassom das mamas não substitui a mamografia, mas pode ser útil como método complementar para prevenção do câncer de mama.

Conheça os principais exames de rastreamento do câncer de mama neste artigo:

4 exames que detectam o câncer de mama

No vídeo abaixo, o Dr Renato, da Clínica IMEB, explica quando é recomendado o ultrassom das mamas. Assista:

Continue acompanhando o artigo para conhecer outros tipos de exames com ultrassom, e para saber como se preparar para o exame.

Ultrassonografia da tireoide

Exame que avalia o tamanho da tireoide, seu formato e se possui algum nódulo na região. Pode ser útil, também, para guiar uma biópsia a partir de uma amostra de tecido para investigar uma suspeita de câncer, por exemplo.

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre esse e outros exames da tireoide realizados pelo IMEB:

Ultrassonografia pélvica e transvaginal

Outro exame bastante comum e eficaz é a ultrassonografia pélvica. Dependendo da orientação do médico, ele pode ser realizado anualmente como parte de um check up médico para a saúde feminina. Saiba mais neste artigo: 6 exames que toda mulher deve fazer anualmente 

O ultrassom pélvico é realizado passando o transdutor na barriga da paciente, permitindo avaliar as estruturas internas próximas, como útero, ovários e vasos sanguíneos.

Trata-se de um procedimento eficaz que pode auxiliar no diagnóstico de diversas doenças, como a endometriose e o câncer de ovário, por exemplo. É possível, também, realizar uma ultrassonografia transvaginal para captar imagens dos órgãos internos a partir da introdução controlada do transdutor feita pelo médico.

Ultrassonografia do coração

Também conhecida como ecocardiograma, o ultrassom do coração serve para avaliar a saúde do músculo e das válvulas desse órgão.

Quando orientado pelo médico, o exame é muito útil para o acompanhamento de pacientes cardiopatas (ou que tenham predisposição a ter alguma doença cardíaca), ou por pacientes que tenham passado por episódios de infarto ou uma cirurgia no coração.

Se quiser saber mais sobre esse e outros exames do coração, leia este artigo:

Exames do coração: quais são e para que servem cada um?

Quem pode realizar a ultrassonografia?

De modo geral, todo mundo pode realizar a ultrassonografia. O exame não é invasivo e não causa qualquer desconforto ou efeito colateral. No entanto, dependendo da área a ser visualizada, é preciso lembrar que o ultrassom pode não ser o exame mais recomendado.

O que ocorre é que ele não vê com perfeição estruturas mais profundas e densas, como a coluna, por exemplo. Logo, o médico poderá solicitar a realização de outros exames para complementar ou confirmar o diagnóstico, como a tomografia computadorizada ou a ressonância magnética.

Quanto tempo dura o exame?

A ultrassonografia dura, em média, entre 15 a 20 minutos, dependendo da área que será visualizada. Como as imagens são formadas em tempo real, o médico já poderá visualizar o órgão que está sendo investigado.

Desse modo, o diagnóstico é rápido e, dependendo do caso, já descarta a necessidade de realizar outros exames.

Preparo para o exame

Em alguns casos, o acúmulo ou sobreposição de gases entre o transdutor e o órgão a ser avaliado pode atrapalhar a visualização nítida das imagens captadas. Por isso, a recomendação geral é estar em jejum entre 6 a 8 horas antes do exame para que o corpo diminua a produção natural de gases e facilite a análise do órgão.

Isso é recomendado especialmente em exames de ultrassom abdominal, no qual se analisa órgãos como o fígado, vesícula, pâncreas, baço, rins, útero, ovário e bexiga, por exemplo.

Para saber sobre o preço do exame e conhecer os diversos tipos de ultrassonografia que são realizados no IMEB, consulte a página do exame aqui. Consulte, também, os planos de saúde cobertos pelo IMEB aqui.

 

E caso queira marcar o seu exame conosco, é só clicar aqui para agendá-lo online.

imagem ilustrativa de infográfico sobre exames para mulheres

Baixe o Infográfico e conheça os exames que toda mulher deve fazer por faixa etária – IMEB (Imagens Médicas de Brasília)

Fale conosco

Deixe sua mensagem aqui.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

IMEB -- 2018 © Copyright
Responsável Técnico: Alaor Barra Sobrinho - CRM-DF 3029