Exames do coração: quais são e para que servem cada um?

médico apertando a mão de paciente

Os exames do coração são muito úteis para identificar doenças cardiovasculares, principalmente quando elas não apresentam sintomas recorrentes.

E incluí-los em seu check-up médico pode ajudar a reverter um dado estatístico muito preocupante: as doenças cardíacas acometem cerca de 300 mil pessoas a cada ano no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia.

A seguir, conheça quais são os principais exames do coração que podem ser solicitados pelo seu médico. Acompanhe!

Eletrocardiograma

O eletrocardiograma é um dos exames mais solicitados pelos cardiologistas, e serve para identificar problemas e deficiências cardíacas, como aumento de cavidades cardíacas, patologias coronarianas, doenças congênitas do coração, arritmia cardíaca, infarto do miocárdio, entre outros.

Com o paciente deitado em uma maca, pequenos eletrodos colocados sobre a pele captam os sinais elétricos do coração e os condensam em gráficos, a serem avaliados pelo cardiologista. Este é um dos primeiros exames mais gerais a serem feitos, juntamente com o teste ergométrico. 

Quando realizar o exame: a partir dos 40 anos, ou aos 35 se possui algum fator de risco.

Periodicidade: anual.

Teste ergométrico

Semelhante ao eletrocardiograma, no teste ergométrico (também conhecido como “exame do coração na esteira”), o coração é avaliado enquanto o paciente caminha ou corre em uma esteira. Aqui, os batimentos também são inspecionados por meio de eletrodos que enviam os sinais a um computador para serem analisados.

Tanto o eletrocardiograma quanto o teste ergométrico são simples, rápidos, não invasivos e não possuem contraindicações. Além disso, podem ser realizados separadamente ou em conjunto, a depender de cada paciente e da orientação médica.

Quando realizar o exame: a partir dos 40 anos, ou aos 35 se possui algum fator de risco.

Periodicidade: anual.

Cintilografia de Perfusão Miocárdica

A Cintilografia de Perfusão Miocárdica (ou simplesmente cintilografia do miocárdio), é um exame de imagem da Medicina Nuclear que tem se mostrado bastante eficaz e prático para avaliar o funcionamento cardiovascular, principalmente em áreas específicas do coração em processo de obstrução.

A vantagem desse tipo de exame é que ele permite uma avaliação do coração mais prática, rápida e precisa, realizada em duas etapas: uma com o paciente em repouso, e outra após o paciente ter passado por um “stress” cardíaco (geralmente por um teste ergométrico).

No vídeo abaixo, o Dr. Renato, médico do IMEB, orienta como você pode se preparar para o exame, e explica em detalhes como os testes de repouso e de stress são realizados. Assista:

Quando realizar o exame: a partir dos 40 anos, ou aos 35 se possui algum fator de risco.

Periodicidade: anual.

Ecocardiograma

O ecocardiograma (também conhecido como ecocardiografia ou ultrassonografia do coração) é um exame de imagem muito eficaz para avaliar o músculo e as válvulas do coração, principalmente depois de algum episódio de infarto, além de ser útil para acompanhar pacientes cardiopatas ou que tenham passado por uma cirurgia no coração.

Os tipos mais comuns de ecocardiograma é o transtorácico e o ecocardiograma sob estresse. Os exames não são invasivos e não possuem contraindicações específicas. Neles, o cardiologista ou profissional capacitado movimenta um ultrassom no peito esquerdo a fim de captar as imagens para a análise.

Em casos mais específicos, é possível também realizar o exame de ecodopplercardiograma, um tipo de ecografia associado a uma técnica conhecida como Doppler. Esse exame serve para fazer uma avaliação mais precisa da musculatura e das válvulas cardíacas, e da direção e funcionamento da corrente sanguínea.

Quando realizar o exame: a partir dos 40 anos, ou aos 35 se possui algum fator de risco.

Periodicidade: anual.

Holter

O holter é um tipo complementar do eletrocardiograma que geralmente é solicitado em pacientes que apresentam sintomas frequentes de problemas cardíacos, como falta de ar, tontura e palpitações. Tais sintomas podem ou não indicar alguma doença cardiovascular.

O holter é um aparelho com eletrodos colocados sobre o tórax, para que este registre as alterações cardíacas do paciente por, no mínimo, 24 horas.

Deseja saber sobre algumas doenças específicas que acometem o coração? Acompanhe!

Infarto: sintomas, tratamentos e causas

Ataque cardíaco: o que é e quais são os sintomas

Sopro no coração: o que é e quais são as causas?

Arritmia cardíaca: o que é e quais são os sintomas

Existem, ainda, outros exames que podem ser solicitados pelo seu médico. Embora eles não sejam tão conhecidos quanto os que foram apresentados anteriormente, são exames de imagem bastante eficazes para realizar um diagnóstico preciso do coração.

No vídeo abaixo, o Dr. Renato apresenta 4 desses exames, todos realizados pelo IMEB: 

  • Escore de Cálcio Coronariano;
  • Cintilografia de Perfusão Miocárdica (já explicado neste artigo);
  • Angiotomografia das Coronárias;
  • Ressonância Magnética Cardíaca.

Assista ao vídeo:

Quando devo realizar os exames do coração?

De modo geral, homens e mulheres acima dos 40 anos devem realizar exames do coração todos os anos. Pessoas que possuem possuem fatores de risco (histórico de doenças cardíacas na família, diabéticos, obesos, sedentários e fumantes), podem começar a fazê-los mais cedo.

Lembre-se: a maioria dos exames do coração que você conferiu neste artigo são simples, indolores e, geralmente, levam poucos minutos para serem feitos. A quantidade de exames — e quais devem ser realizados —, vai depender da orientação do seu cardiologista, tudo bem?

Caso necessite realizar algum desses exames no IMEB, é só clicar aqui e agendar o seu exame.

Leia também:

Check-up dos homens: quais exames devem ser realizados?

Como lidar com o medo de doenças e exames?

imagem ilustrativa sobre agendamento de exame de imagem

Marque seu Exame no IMEB – Imagens Médicas de Brasília

Fale conosco

Deixe sua mensagem aqui.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

IMEB -- 2018 © Copyright
Responsável Técnico: Alaor Barra Sobrinho - CRM-DF 3029