Como lidar com o medo de doenças e exames?

mulher loira preocupada

Você costuma ficar muito nervoso quando descobre que precisa fazer algum exame? Você tende a evitar consultas médicas pelo medo de se descobrir com alguma doença grave?

Se você respondeu SIM para essas perguntas, acompanhe este artigo.

Preparamos algumas dicas para você aprender a lidar com seu medo de doenças e de exames. Confira!

Converse abertamente com o seu médico

Um dos motivos que faz com que muitas pessoas sintam medo de realizar algum exame, é não saber para que ele serve e porque o médico solicitou que ele fosse feito. Nessas horas, o ideal é que o paciente converse abertamente com o seu médico, para que tudo esteja claro e transparente entre os dois.

Peça ao médico que explique como funciona o exame, se você sentirá algum desconforto durante o procedimento, e até se existe uma alternativa no lugar dele. Se possível, peça para que ele te mostre a sala e o aparelho que será usado durante a realização do exame, e pergunte se alguém poderá ficar com você dentro da sala.

No IMEB, o atendimento é sempre humanizado. Nosso esforço está em fazer com que nossos pacientes se sintam sempre confortáveis e seguros. Procuramos estar próximos de cada um que nos visita e nos certificar de que eles terão um atendimento especializado e transparente.

Saiba que existem novas tecnologias a seu favor

Muitos pacientes adiam ou mesmo desistem de fazer algum exame, porque têm medo de se submeter a aparelhos engenhosos demais. O exame de Ressonância Magnética (RM), por exemplo, no qual o paciente entra dentro de um tubo e precisa permanecer imóvel durante a captação de imagens, pode ser um verdadeiro pesadelo para quem tem claustrofobia (medo de lugares fechados).

Entretanto, o avanço dessas tecnologias ocorre justamente para que os exames causem cada vez menos desconforto ao paciente, além de ficarem cada vez mais práticos, rápidos e precisos.

Hoje, por exemplo, a Ressonância Magnética de Extremidades permite que o exame seja realizado em uma cadeira, ao contrário do túnel da RM comum. O procedimento se torna mais confortável e com menos barulho, sem comprometer a qualidade nos resultados do exame.

Pacientes que realizam ou que irão realizar a Mamografia, também podem se beneficiar do avanço da tecnologia no campo da Medicina. Na Clínica IMEB, contamos com o aparelho inovador da GE Senographe Pristina®, um mamógrafo que permite à paciente controlar a compressão das próprias mamas, reduzindo em grande parte o seu desconforto durante o exame.

Saiba mais:

Mamografia dói? Conheça a tecnologia que possibilita uma experiência inovadora

Prevenir é sempre melhor do que remediar

O medo que você sente de encontrar alguma doença ou de entrar em uma clínica ou em um hospital para fazer um exame, pode estar relacionado a uma associação negativa que você criou na sua mente para o ambiente hospitalar.

Mas vale ressaltar que a equipe que irá te atender, incluindo médicos, enfermeiros e atendentes, são profissionais capacitados e acostumados com todos os procedimentos, visando a experiência mais tranquila possível para você. No IMEB, por exemplo, o atendimento humanizado está na raiz de toda a nossa política, pois compreendemos os sentimentos de nossos pacientes, e queremos que ele se sinta seguro e confiante conosco.

Então, procure enxergar os exames e o ambiente hospitalar de uma maneira mais positiva, como uma forma de confirmar que a sua saúde está ótima. E, caso não esteja e seja identificado algum problema, encare a situação como uma oportunidade para tratar o problema de forma precoce.

Lembre-se que um exame preventivo é muito mais eficaz do que um exame emergencial. Caso algum problema de saúde seja identificado, as chances de cura são muito maiores e os efeitos colaterais, dependendo da doença, podem ser mínimos ou mesmo inexistentes diante de um diagnóstico precoce.

Leia também: O que faz do IMEB referência em diagnóstico por imagem?

Marque-Exame-IMEB

Fale conosco

Deixe sua mensagem aqui.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

IMEB -- 2018 © Copyright
Responsável Técnico: Alaor Barra Sobrinho - CRM-DF 3029