Mamografia dói? Saiba como deixar o exame mais confortável

ge healthcare brasil paciente usando pristina

O exame da mamografia para identificação precoce de tumores do câncer de mama é um procedimento visto como doloroso e desconfortável por muitas pacientes.

Ele é realizado da seguinte forma: é necessário comprimir os seios enquanto a mulher fica encostada em um aparelho que a deixa em uma posição não muito agradável.

Pelo medo da dor, algumas mulheres adiam a realização do exame, comprometendo a sua saúde e inviabilizando o diagnóstico precoce para doenças tão sérias, como o câncer de mama.

Leia também:

Qual é a importância da mamografia para prevenir o câncer de mama? Acompanhe!

No entanto, a boa notícia é que é possível deixar o exame de mamografia mais confortável. E, neste artigo, você vai descobrir como. Acompanhe!

Mamografia: dói ou não dói?

Para as mulheres que nunca realizaram o exame da Mamografia, uma das dúvidas que mais lhe atormentam é justamente essa: será que o exame dói muito? Essa dúvida, aliás, é um dos principais motivos pelo qual muitas delas não quererem realizá-lo.

Veja: um levantamento feito em 2019 pela Funcional Health Tech — empresa especializada em inteligência de dados de saúde e que considerou um universo de dados de 1 milhão de mulheres —, cerca de 35,8% delas, a partir de seus 40 anos, não realizaram o exame de mamografia em 2017. Trata-se de uma porcentagem bastante significativa e que revela que milhares de mulheres no Brasil ainda não passaram por um acompanhamento mais preciso da saúde das suas mamas.

Então o que precisamos esclarecer é que, sim, o exame de mamografia dói, mas essa dor varia de paciente para paciente e pode ser bastante reduzida com o uso de uma nova tecnologia já disponível para o exame. Acompanhe o texto para conhecer o Senographe Pristina®, mamógrafo disponível no IMEB e que possibilita um exame de mamografia mais confortável.

Em todo caso, vale ressaltar: a técnica de realização do exame irá, naturalmente, causar certo desconforto, uma vez que as mamas são comprimidas para fazer a análise.

Dentre outros fatores que podem causar dor durante o procedimento, estão:

  • Idade da paciente: quanto mais nova a mulher, maior tende a ser o seu tecido glandular e mais intensa poderá ser a dor ao realizar o exame.
  • Ciclo menstrual e demais fatores hormonais: quando a paciente está mais próxima do seu ciclo menstrual ou em períodos de retenção de líquido, também pode haver mais desconforto na hora da compressão das mamas.

Leia também:

Como lidar com o medo de doenças e exames?

Portanto, para que o exame seja menos desconfortável, o ideal é realizá-lo somente após o período menstrual, no qual os seios não estarão tão densos. Mulheres abaixo dos 40 anos só devem realizar o exame da Mamografia se tiverem maior risco de contrair o câncer de mama (por histórico familiar da doença ou por algum outro fator).

Saiba mais:

Quem deve fazer o exame de mamografia?

O modo de realizar a Mamografia também pode torná-la menos dolorosa. Atualmente, o método mais eficaz de realizar o exame é por meio da chamada Mamografia Digital.

Continue lendo o artigo para saber mais sobre esse tipo de exame.

O que é a Mamografia Digital?

A Mamografia Digital é um exame bem semelhante ao da Mamografia convencional. O procedimento, inclusive, é o mesmo: a paciente tem cada um dos seios comprimidos de modo horizontal e vertical, possibilitando a captação de imagens para identificação de nódulos e de possíveis tumores.

A vantagem da Mamografia Digital, no entanto, é que ela permite que as imagens captadas tenham uma qualidade e precisão maiores em relação ao método convencional.

A Mamografia Digital permite identificar desde microcalcificações e nódulos pequenos, até o câncer em fase inicial, quando o tumor ainda está menor do que 2 cm. As imagens captadas são armazenadas direto em um computador, otimizando a análise pelo médico e o trabalho de toda a equipe envolvida.

Quando falamos em mais conforto para as pacientes no momento da compressão, a Mamografia Digital também permite um exame mais confortável. É nesse sentido que o mamógrafo Senographe Pristina® surge como uma alternativa para melhorar a experiência das mulheres no momento da Mamografia.

Leia também:

6 exames que toda mulher deve fazer anualmente

Mamografia Digital: Como o Senographe Pristina® ajuda a deixar o exame mais confortável?

Senographe Pristina® (Foto: GE Healthcare Brasil)

Lançado em 2017 pela empresa americana GE Healthcare, o mamógrafo Senographe Pristina® traz um método inovador no exame de mamografia: a possibilidade da própria paciente fazer a compressão das suas mamas. Por meio de um controle remoto sem fio, a paciente comanda o procedimento de compressão de acordo com a supervisão e instrução do médico.

A razão para adotar esse novo método no exame é que a paciente se sente mais confortável e no controle do procedimento. A constatação veio depois do primeiro teste do aparelho, realizado na França pelo Centre de Sénologie et d’Echografie.

O estudo, feito com 100 pacientes, observou que 88% delas se sentiram mais confortáveis e com autonomia durante o exame, fazendo com que se sentissem seguras para comprimir ainda mais os seios (25% a mais em relação a compressão feita quando o exame é conduzido por um profissional).

E vale ressaltar: uma boa compressão possibilita uma imagem de melhor qualidade e, assim, um melhor rastreio nas mamas.

Quais as vantagens do mamógrafo Pristina?

O Pristina® foi desenvolvido para reduzir a ansiedade da paciente logo ao entrar na sala para começar o procedimento. O mamógrafo possui formas arredondadas, elegantes e com uma iluminação suave. Foi projetado para trazer a sensação de tranquilidade, calma e conforto. O formato do detector é arredondado e mais fino, tornando-o confortável para todas as mulheres, independente do biotipo.

As pacientes também podem se apoiar no protetor de rosto, mesmo quando o Pristina® está em movimento para aquisição da chamada tomossíntese mamária, sem que isso interfira na qualidade do exame.

Já o descanso de braço foi substituído pelas alças de mão típicas e agora conta com um design feito de formas delicadas. Ao invés de tensionar os músculos para segurar a mão, as pacientes agora podem descansar confortavelmente o braço e relaxar os músculos, simplificando a compactação e a aquisição de imagens.

Quanto maior o conforto enquanto a paciente estiver naquela posição, menor será a incidência de erro na hora de captar as imagens. Isso porque pacientes ansiosas são mais propensas a movimentar e contrair os músculos, criando um desafio para o profissional posicioná-las adequadamente no mamógrafo.

Além do controle remoto e de um design renovado, o Pristina® também inova ao trazer a tecnologia 3D para uma aquisição de imagens mais precisa e eficiente.

O Pristina®, assim, é o resultado concreto da tomossíntese mamária: um avanço no exame de mamografia que aumenta em 12% as chances de identificação de cânceres em estágio inicial, bem como tumores em mamas mais densas e heterogêneas. É a tomossíntese que permite a visualização da mama de forma tridimensional (3D), fornecendo imagens de até 1mm de espessura em alta resolução.

Esse maior detalhamento, inclusive, permite uma melhor visualização das bordas das lesões mamárias, essencial para que o especialista identifique se o tumor é benigno ou maligno. Ou seja, a definição do tumor é mais precisa com o maior detalhamento que a tomossíntese traz, e ainda permite que o especialista solicite exames complementares mais precisos, como a mamotomia.

O mamógrafo Pristina®, ainda por meio do avanço trazido com a tomossíntese mamária, também evita que os tumores sejam confundidos com a sobreposição de estruturas glandulares, que podem provocar falsos positivos no diagnóstico. Na prática, isso reduz a necessidade de fazer exames adicionais.

Você ainda possui dúvidas se deve realizar um exame de mamografia ou não? Assista ao vídeo em que o Dr. Renato, médico do IMEB, explica quando deve ser realizada a primeira mamografia de cada mulher:

Para agendar a sua mamografia com IMEB, clique aqui. O Senographe Pristina® está disponível em uma das nossas unidades para te promover uma experiência mais confortável durante o exame. Realize o seu pré-agendamento que a nossa equipe entrará em contato para mais informações, ok?

ebook-cancer-de-mama-imeb

E-Book – Tudo Sobre o Câncer de Mama!

Fale conosco

Deixe sua mensagem aqui.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

IMEB -- 2018 © Copyright
Responsável Técnico: Alaor Barra Sobrinho - CRM-DF 3029