Mamografia com contraste: conheça os diferenciais do exame

A mamografia com contraste é um método avançado no rastreamento do câncer de mama, indicado para casos específicos, ou para complementar diagnósticos inconclusivos da mamografia.

Seus principais diferenciais são: maior sensibilidade e especificidade no rastreamento, lesões mais facilmente discriminadas, resultados satisfatórios independentemente da densidade das mamas, exame mais barato que a ressonância magnética, e menor incidência de falsos positivos.

O IMEB é a única clínica que realiza o exame no Distrito Federal. Continue lendo o artigo para saber mais sobre as vantagens do exame, em quais casos ele é indicado, e como é feito o procedimento. Acompanhe!

Mamografia com contraste: quais são as vantagens do exame?

A Mamografia com contraste (também chamada de mamografia contrastada, mamografia espectral com contraste, ou ainda angiomamografia), é uma das formas avançadas para rastrear o câncer de mama, quando ele não pode ser diagnosticado pela mamografia, ou quando a paciente apresenta condições que impossibilitem que o tumor seja descoberto pelos exames convencionais.

Nesse sentido, conheça as principais vantagens da mamografia com contraste:

  • Maior sensibilidade e especificidade no rastreamento das mamas;
  • Resultados satisfatórios independentemente  não é afetada pela densidade das mamas;
  • Lesões mais facilmente discriminadas do que a mamografia convencional;
  • Maior facilidade no rastreamento das mamas em pacientes obesas (no qual o excesso de gordura não atrapalha na visualização das imagens);
  • Diminui a incidência de falsos positivos;
  • Exame mais barato que outros exames que poderiam ser feitos nas mesmas condições de indicação do exame (como a ressonância magnética).

Embora a mamografia com contraste permita um diagnóstico mais preciso de lesões e nódulos suspeitos nas mamas, ele não é indicado para a população em geral. Continue lendo o artigo para conhecer as suas principais indicações e contraindicações.

Indicações para o exame

  • Estadiamento do câncer de mama;
  • Rastreamento em pacientes de altíssimo risco;
  • Esclarecimento de achados de mamografia de difícil análise;
  • Rastreamento de pacientes com mamas densas;
  • Rastreamento de pacientes com histórico familiar e/ou pessoal de câncer de mama;
  • Planejamento terapêutico, auxiliando na detecção de lesões adicionais;
  • Controle no pós-tratamento, seja ele cirúrgico, quimio ou radioterápico;
  • Alternativa à Ressonância Magnética (principalmente para pacientes claustrofóbicos, portadores de marca-passo, dentre outros).

Contraindicações do exame

  • Pacientes que possuem insuficiência renal grave;
  • Pacientes com histórico prévio de reação ao contraste iodado;
  • Pacientes que possuem implante ou prótese de silicone.

Como é utilizado contraste iodado no exame, o médico irá verificar a relação entre benefício e risco de realizá-lo, com base nas condições prévias de cada paciente.

Para saber outras formas de realizar o exame das mamas, leia este artigo:

Conheça os 4 principais exames que detectam o câncer de mama

Como é realizada a Mamografia com contraste?

A mamografia com contraste é realizada da mesma maneira que a mamografia digital, com a diferença de que é administrado na paciente uma dose segura de contraste iodado antes da compressão das mamas.

O contraste permite ampliar a visualização dos vasos sanguíneos, muito útil para identificar o câncer a partir do aumento da irrigação sanguínea na região afetada — devido à multiplicação rápida das células cancerosas.

O uso de contraste é seguro?

Sim. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o contraste é seguro, e em muitos casos, pode ser fundamental em diagnóstico por exame de imagem.

No vídeo abaixo, o Dr. Renato, médico do IMEB, explica em detalhes qual é a importância do contraste na realização dos exames. Assista:

Quanto tempo dura o exame?

De modo geral, o exame total dura cerca de 10 minutos, e o tempo de compressão das mamas, cerca de 10 a 15 segundos por incidência.

Preparo para o exame

Recomenda-se que a paciente permaneça em jejum de 4 a 6 horas antes da realização do exame, e que evite passar creme ou qualquer produto nos seios no dia do exame.

Caso o seu médico tenha solicitado a mamografia com contraste, agende seu exame conosco. O IMEB é o único a realizar o exame no DF. Clique aqui e agende agora mesmo!

Consulte os convênios atendidos pelo IMEB aqui.

Vai fazer a Mamografia Digital, o principal exame para prevenir o câncer de mama? Então, leia este artigo: Mamografia dói? Saiba como deixar o exame mais confortável

ebook-cancer-de-mama-imeb

E-Book – Tudo Sobre o Câncer de Mama!

Fale conosco

Deixe sua mensagem aqui.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

IMEB -- 2018 © Copyright
Responsável Técnico: Alaor Barra Sobrinho - CRM-DF 3029