Idade para Mamografia: quando realizar o exame e quem deve fazer?

Idade para Mamografia: quem deve realizar o exame?

idade para mamografia, Idade para Mamografia: quem deve realizar o exame?

Atenção: não são somente mulheres a partir de 40 anos que devem realizar a mamografia. Homens também podem ter que fazer o exame em algumas situações. Continue lendo o artigo para entender melhor sobre a idade para mamografia, quando e quem deve realizá-la!

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais atinge mulheres no mundo. Somente no Brasil são estimados quase 60 mil novos casos da doença a cada ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Campanhas mundiais, como o Outubro Rosa, surgiram com o objetivo de estimular o combate ao câncer de mama e a sua prevenção, buscando engajar mulheres, entidades e empresas junto à causa.

Uma das formas de prevenção, que você com certeza já deve ter ouvido falar, é o exame de toque, ou autoexame. Mas a mamografia ainda é o principal exame para um diagnóstico precoce.

Quer saber quando ela é indicada? Tem dúvidas sobre quem deve fazer a mamografia? Confira abaixo.

Idade para Mamografia: entenda as indicações do exame, quando e quem deve relizá-lo

Muitas pessoas pensam que o câncer de mama e a realização da mamografia são preocupações exclusivas de mulheres e, ainda, daquelas com uma idade mais avançada. Porém, isso não é verdade. Confira abaixo os principais públicos para os quais o exame de mamografia é recomendado:

Indicações da Mamografia em Mulheres

Para as mulheres, devem realizar a mamografia aquelas que:

  • Possuem acima de 40 anos, sendo recomendado fazer o exame anualmente;
  • Possuem acima de 70 anos, sendo que a frequência de realização do exame deve ser consultada com o médico, podendo ser mais de uma vez ao ano;
  • Possuem mais risco de desenvolver o câncer por histórico familiar ou outro fator. Para elas, o indicado é que, a partir dos 35 anos, realizem o exame anualmente;
  • Possuem próteses de silicone, sendo recomendado fazer a mamografia anualmente.

No caso delas, o ideal é evitar o uso de talcos, desodorantes e demais loções antes de fazer a mamografia. Esses produtos químicos podem gerar resultados falsos, alertando um câncer inexistente. Também recomenda-se realizá-la após o período de menstruação.

Leia também:

Conheça 8 mitos e verdades sobre a mamografia

Câncer de Mama: como identificar? Os 5 sinais mais frequentes

Indicações da Mamografia em Homens

Por mais que o câncer de mama tenha maior incidência nas mulheres, homens também podem desenvolver a doença. Alguns sintomas podem alertar a necessidade da realização da mamografia por eles. Conheça-os:

  • Aumento do volume da mama sem motivo aparente;
  • Aumento de sensibilidade no mamilo;
  • Eliminação de substância líquida pelo mamilo;
  • Presença de algum caroço ao passar a mão;
  • Histórico familiar de câncer de mama em alguém do sexo masculino.

Caso tenha dúvidas sobre o câncer de mama em homens, o Dr. Renato Barra, médico do IMEB (Imagens Médicas de Brasília), preparou um vídeo especial para você explicando sobre o assunto para você. Assista:

Além disso, o câncer que tem maior incidência nos homens e que demanda maior preocupação é o câncer de próstata. Saiba mais neste artigo.

Quer saber mais sobre o câncer de mama, seus sintomas, tratamentos e como prevenir? Neste Ebook você pode conferir Tudo sobre Câncer de Mama. Baixe agora!

idade para mamografia, Idade para Mamografia: quem deve realizar o exame?

E-Book – Tudo Sobre o Câncer de Mama!

Quem não pode fazer Mamografia?

Em geral, qualquer pessoa pode realizar o exame de mamografia. Porém, existem algumas raras contraindicações, como:

  • Pacientes gestantes: a mamografia é um exame de radiografia, portanto, utiliza uma pequena quantidade de radiação para obtenção das imagens. E, por mais que essa quantidade seja pequena e segura, a radiação pode interferir no desenvolvimento do bebê.
  • Mulheres com menos de 25 anos: pois a radiação utilizada no exame pode prejudicar o desenvolvimento do parênquima mamário.
  • Mulheres com insuficiência renal grave, que possuem implante ou prótese de silicone, no caso da mamografia com contraste.

Leia também:

Amamentação e exame de contraste: tire suas dúvidas!

Por que é tão importante realizar a Mamografia no momento certo?

Como já sabe, o principal objetivo do exame de mamografia é diagnosticar precocemente o câncer de mama. Detectar a doença logo no início potencializa as chances de cura com o tratamento, além de tornar possível a conservação da mama e da qualidade de vida da paciente.

Além disso, a mamografia também é capaz de tornar visível alguns nódulos que podem não ser identificados com o simples exame de toque. É a partir da mamografia e da localização exata dos nódulos que o médico poderá indicar o tratamento mais adequado.

Outro fato que a torna tão importante é que alguns sintomas do câncer de mama, como a alteração do tamanho ou formato, podem ser percebidos no exame de toque, mas não indicar, necessariamente, a presença do câncer.

Ou seja, apenas pela mamografia é possível obter um diagnóstico preciso e descartar a possibilidade de outros fatores, como idade e alterações hormonais, como causadores de possíveis alterações na mama.

Confira abaixo o depoimento da Raquel, da ONG Vencedoras Unidas, sobre a importância do diagnóstico precoce do Câncer de Mama. Assista:

Saiba mais em:

Prevenção do Câncer de Mama: por que a mamografia é fundamental?

Mamografia sem dor

Um fator que assusta e preocupa muitas mulheres sobre a mamografia é a dor que o exame pode causar durante a sua realização.

Em 2016, mais de 8 mil mulheres deixaram de fazer a mamografia e esse pode ser um ponto que colaborou para esse dado.

Também tem esse receio com o exame? Fique tranquila, pois um novo sistema foi criado para evitar ao máximo a dor da mamografia.

Com um comando de ajuste de compressão, o Senographe Pristina® possibilita que pacientes realizem a mamografia mais relaxadas e confortáveis. Assim, cada mulher poderá controlar a compressão até o seu limite de desconforto. Além disso, o sistema também gera imagens em melhor qualidade para um diagnóstico ainda mais preciso. Saiba mais neste artigo: Mamografia dói? Saiba como tornar o exame mais confortável.

Senographe Pristina® é resultado do avanço trazido pela chamada Mamografia Digital, e que corresponde a uma maneira mais moderna de rastrear as mamas, em relação à Mamografia Convencional. Entenda melhor a diferença entre dois aqui: Mamografia Digital x Mamografia Convencional: entenda a diferença

Este exame é feito com tecnologia 3D, com controle da compressão mamária (“Pristina”), e já está disponível no IMEB. Clique aqui para conhecer.

Em casos específicos, sob orientação médica, a mamografia também pode ser realizada com o uso de contraste. Saiba mais aqui: Mamografia com contraste: conheça os diferenciais do exame.

Dúvidas frequentes

– Existe idade limite para fazer mamografia?

Não existe idade limite para realizar o exame de mamografia. Para mulheres com idade igual ou acima de 60 anos, por exemplo, também é indicado realizar o exame.

– Faz mal fazer mamografia?

Mito. A radiação utilizada na mamografia é aplicada em pequenas quantidades, extremamente seguras para o organismo. Além disso, a frequência de realização do exame também garante maior segurança e diminui os riscos para a paciente.

É importante ressaltar que informações como “mamografia aumenta risco de desenvolvimento de câncer” são falsas. Não há estudos científicos que comprovem a relação direta entre a realização do exame e o surgimento de câncer.

– Quem deve fazer mamografia de rastreamento?

A mamografia de rastreamento é indicada para mulheres entre 50 e 69 anos sem sinais ou sintomas de câncer de mama, para ser realizada a cada dois anos.

– Por que não pode fazer mamografia menstruada?

É recomendado realizar o exame após o período menstrual, pois durante a menstruação as mamas ficam mais densas, o que pode causar maior desconforto na realização do exame e prejudicar os resultados do procedimento, com laudos falso-negativos.

– Quantos dias depois da menstruação pode fazer mamografia?

O ideal é aguardar de 3 a 4 dias, ou uma semana, após o fim da menstruação para realizar a mamografia. Após esse período, a mama está menos inchada e dolorida, o que facilita a realização do exame.

Leia também:

Como lidar com o medo de doenças e exames?

Onde fazer Mamografia em Brasília (DF)?

Se você mora em Brasília (DF) e tem um pedido de realização de mamografia ou venha a receber um, realize o seu exame em uma das unidades do IMEB (Imagens Médicas de Brasília) espalhadas pelas regiões do Distrito Federal.

O IMEB é referência em Medicina Nuclear e diagnóstico por imagem no DF e em todo o Centro-Oeste.

Nós possuímos unidades na Asa Sul, Asa Norte, Taguatinga e Gama. Para conferir a unidade do IMEB mais próxima de você, clique aqui.

Caso deseje já realizar o pré-agendamento da sua mamografia, preencha este formulário simples. Nossa equipe irá entrar em contato para agendar o seu exame no melhor dia para você, além de esclarecer quaisquer dúvidas que possua.

Leia também: O que faz do IMEB referência em diagnóstico por imagem?

idade para mamografia, Idade para Mamografia: quem deve realizar o exame?

Marque seu Exame no IMEB – Imagens Médicas de Brasília

Fale conosco

Deixe sua mensagem aqui.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

IMEB -- 2018 © Copyright
Responsável Técnico: Alaor Barra Sobrinho - CRM-DF 3029