Quem deve fazer o exame de mamografia?

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais atinge mulheres no mundo. Somente no Brasil são estimados quase 60 mil novos casos da doença a cada ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Campanhas mundiais, como o Outubro Rosa, surgiram com o objetivo de estimular o combate ao câncer de mama e a sua prevenção, buscando engajar mulheres, entidades e empresas junto à causa.

Uma das formas de prevenção, que você com certeza já deve ter ouvido falar, é o exame de toque, ou autoexame. Mas a mamografia ainda é o principal exame para um diagnóstico precoce.

Quer saber quando ela é indicada? Tem dúvidas sobre quem deve fazer a mamografia? E mais: homens devem fazer o exame de mamografia? Confira neste artigo.

Qual a importância de fazer a mamografia?

Como já sabe, o principal objetivo do exame de mamografia é diagnosticar precocemente o câncer de mama. Detectar a doença logo no início potencializa as chances de cura com o tratamento, além de tornar possível a conservação da mama e da qualidade de vida da paciente.

Além disso, a mamografia também é capaz de tornar visível alguns nódulos que podem não ser identificados com o simples exame de toque. É a partir da mamografia e da localização exata dos nódulos que o médico poderá indicar o tratamento mais adequado.

Outro fato que a torna tão importante é que alguns sintomas do câncer de mama, como a alteração do tamanho ou formato, podem ser percebidos no exame de toque, mas não indicar, necessariamente, a presença do câncer. Ou seja, apenas pela mamografia é possível obter um diagnóstico preciso e descartar a possibilidade de outros fatores, como idade e alterações hormonais, como causadores de possíveis alterações na mama.

Quem deve fazer a mamografia?

Muitas pessoas pensam que o câncer de mama e a realização da mamografia são preocupações exclusivas de mulheres e, ainda, daquelas com uma idade mais avançada. Porém, isso não é verdade.

Confira abaixo os principais públicos para os quais o exame de mamografia é recomendado:

Mulheres

Para as mulheres, devem realizar a mamografia aquelas que:

  • Possuem acima de 40 anos, sendo recomendado fazer o exame anualmente;
  • Possuem acima de 70 anos, sendo que a frequência de realização do exame deve ser consultada com o médico, podendo ser mais de uma vez ao ano;
  • Possuem mais risco de desenvolver o câncer por histórico familiar ou outro fator. Para elas, o indicado é que, a partir dos 35 anos, realizem o exame anualmente;
  • Possuem próteses de silicone, sendo recomendado fazer a mamografia anualmente.

No caso delas, o ideal é evitar o uso de talcos, desodorantes e demais loções antes de fazer a mamografia. Esses produtos químicos podem gerar resultados falsos, alertando um câncer inexistente. Também recomenda-se realizá-la após o período de menstruação.

Homens

Por mais que o câncer de mama tenha maior incidência nas mulheres, homens também podem desenvolver a doença. Alguns sintomas podem alertar a necessidade da realização da mamografia por eles. Conheça-os:

  • Aumento do volume da mama sem motivo aparente;
  • Aumento de sensibilidade no mamilo;
  • Eliminação de substância líquida pelo mamilo;
  • Presença de algum caroço ao passar a mão;
  • Histórico familiar de câncer de mama em alguém do sexo masculino.

Além disso, o câncer que tem maior incidência nos homens e que demanda maior preocupação é o câncer de próstata. Saiba mais neste artigo.

Mamografia sem dor

Um fator que assusta e preocupa muitas mulheres sobre a mamografia é a dor que o exame pode causar durante a sua realização.

Em 2016, mais de 8 mil mulheres deixaram de fazer a mamografia e esse pode ser um ponto que colaborou para esse dado.

Também tem esse receio com o exame? Fique tranquila, pois um novo sistema foi criado para evitar ao máximo a dor da mamografia.

Com um comando de ajuste de compressão, o Senographe Pristina® possibilita que pacientes realizem a mamografia mais relaxadas e confortáveis. Assim, cada mulher poderá controlar a compressão até o seu limite de desconforto. Além disso, o sistema também gera imagens em melhor qualidade para um diagnóstico ainda mais preciso.

Este exame é feito com tecnologia 3D, com controle da compressão mamária (“Pristina”), e já está disponível no IMEB. Clique aqui para conhecer.

Quer saber mais sobre o câncer de mama, seus sintomas, tratamentos e como prevenir? Neste Ebook você pode conferir Tudo sobre Câncer de Mama. Baixe agora!

Fale conosco

Deixe sua mensagem aqui.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

IMEB -- 2018 © Copyright