Qual a validade de um exame de imagem?

exame de imagem

De modo geral, um exame de imagem vale por até seis meses, a depender do estado de conservação do exame e da finalidade para a qual ele foi realizado. 

Por isso, atente-se às recomendações que vamos te dar neste artigo, para que você possa realizar o seu acompanhamento médico sem correr riscos de esquecer algum prazo. Acompanhe!

Qual a validade de um exame de imagem?

Exames de imagem, como Tomografia Computadorizada, Ultrassonografia (ou Ecografia), Ressonância Magnética, Densitometria Óssea e Mamografia, por exemplo, possuem validade de até 6 meses, desde que esteja em bom estado de conservação (precisa estar legível), e que se considere a finalidade para a qual o exame foi realizado.

Por exemplo: se você realizou algum exame como parte de um check-up médico (exame de rotina), aplica-se geralmente a regra dos 6 meses de validade. Mas se o exame foi parte de um acompanhamento do tratamento de alguma doença, essa validade tende a ser menor (de 15 a 30 dias).

Além disso, mesmo em exames de rotina, caso ele tenha apresentado alguma alteração, a sua validade também tende a ser menor. Verifique aqui quais são os principais exames de check-up que homens e mulheres devem realizar.

Isso acontece porque a alteração em um exame é um alerta para que você retorne ao seu médico o mais breve possível, para que ele avalie a necessidade de iniciar algum tratamento, seja ele reativo ou preventivo.

Clique aqui e saiba o que fazer para lidar com o medo de doenças e exames. 

Perdi meu protocolo para pegar os resultados do meu exame. E agora?

Depois de realizar um exame de imagem (ou mesmo algum exame laboratorial), geralmente você recebe um protocolo em mãos para poder retirá-lo quando estiver pronto.

Existem casos em que você pode pegar o resultado no próprio site da clínica, como acontece aqui no IMEB. 

Conheça aqui a nossa página de Resultados de Exames.

Caso você perca o protocolo, o recomendado é entrar em contato com a instituição para verificar a possibilidade de conseguir uma cópia, ou de pegar pessoalmente os seus exames com a apresentação de um documento com foto.

Caso você tenha esquecido seu login ou senha para pegar os resultados pela internet, verifique se o site disponibiliza uma recuperação de senha ou de cadastro, que geralmente é enviada diretamente para o seu e-mail.

Recomendações gerais sobre o seu exame de imagem

  • Verifique junto a clínica ou hospital onde você realizou o seu exame qual o prazo para entrega dos resultados. Aqui no IMEB, nós entregamos o seu exame em até 2 dias úteis.
  • Após pegar os seus exames, recomendamos que você retorne ao médico nos próximos 30 dias. Assim, você favorece um diagnóstico mais preciso da sua saúde sem perder tempo, ok?
  • A validade de um pedido de exame (guia) por parte do médico costuma ser de 30 a 60 dias. Entretanto, recomendamos que você marque o seu exame o mais breve possível, para que não corra o risco de passar desse prazo, e para prever possíveis contratempos com sua operadora de saúde.
  • Exames laboratoriais também costumam ser solicitados juntamente com algum exame de imagem. A validade do pedido, nesses casos, costuma ser menor: de 30 a 90 dias, dependendo do médico e da situação do paciente. Por isso, procure se organizar para realizar todos os exames e retornar ao médico antes do prazo acabar, tudo bem?

Saiba mais sobre o IMEB:

O que faz do IMEB referência em diagnóstico por imagem?

Realizou algum exame de imagem há algum tempo? Não deixe de lado os cuidados com a sua saúde e continue com o seu acompanhamento médico.

Caso precise realizar algum exame, é só agendar aqui com o IMEB.

Consulte os convênios atendidos pelo IMEB. Clique aqui.

Leia mais aqui no Blog do IMEB:

Informe-se: conheça 4 ebooks sobre câncer para você baixar gratuitamente

Marque seu Exame - IMEB

Marque seu Exame no IMEB – Imagens Médicas de Brasília

Fale conosco

Deixe sua mensagem aqui.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

IMEB -- 2018 © Copyright
Responsável Técnico: Alaor Barra Sobrinho - CRM-DF 3029