Ceia de Natal saudável é alternativa para quem precisa controlar a balança - IMEB

Ceia de Natal saudável é alternativa para quem precisa controlar a balança

Na véspera do Natal, tem muita gente que já está sonhando com a ceia. O segredo é chegar na mesa com uma fome normal.

Natal é época de reunir a família, trocar presentes e celebrar a noite com uma mesa farta, mas também é um período famoso pelos excessos. Diante de tantas opções de alimentos e bebidas, muitas vezes é difícil escolher opções saudáveis para se deliciar sem peso na consciência. Dá para comer de tudo na ceia de Natal de mais maneira mais saudável?

O segredo é chegar na mesa com uma fome normal: mesmo quando tem festa, respeite sua fome ao longo do dia antes do grande evento e alimente-se normalmente. Não entre no pensamento “já que vou exagerar, vou restringir antes”. Isso pode levar você a chegar na mesa com uma fome de leão e exagerar mais ainda.

Há muita gente planejando a ceia com medo de começar o ano novo com quilos a mais, mas tem sempre alguém para sugerir uma receita de Natal light.

A internet também está repleta de dicas para ter uma ceia de Natal saudável. Às vezes dando dicas de restrição, fazendo uma ceia light ou falando do perigo da ceia.

O importante é aproveitar as festas. Provavelmente há receitas de família deliciosas que trazem muitas memórias gostosas da infância e dos avós. É o momento de resgatar essas receitas e aproveitar as festas.

Segundo a nutricionista Thainá Queiroz, o primeiro passo é ter moderação. “Evite o consumo exagerado de álcool e de alimentos que não trazem nenhum benefício ao organismo e ainda prejudicam a saúde, como peito de peru, mortadela, presunto, salsicha, alimentos muito processados e gordurosos, além de refrigerantes e sucos de caixinha com açúcar, corantes e conservantes”, explica.

SAIBA COMO PREPARAR UMA CEIA DE NATAL FUNCIONAL

Fazer uma ceia de Natal funcional é mais fácil do que você imagina, basta substituir os ingredientes tradicionais por alimentos mais saudáveis e de alto valor nutricional. Além de inovar nas preparações, sua ceia ficará uma delícia e muito mais leve. Veja as dicas da nutricionista Thainá Queiroz para fazer substituições saudáveis no Natal:

Creme de leite, maionese e leite condensado: substitua pela biomassa de banana verde, que oferece consistência adequada e sabor neutro aos pratos. Além de agregar valor nutricional às receitas, a biomassa é rica em amido resistente, que pode equilibrar os níveis de açúcar e colesterol no sangue e ainda melhorar o funcionamento intestinal. Lembre-se: o doce ou o sal deverão ser ajustados, já que a biomassa possui sabor neutro. Ela é ideal para o preparo de cremes, mousses, brigadeiros, pavês e muitos outros pratos.

Açúcar refinado: substitua por açúcar demerara ou mascavo, melado de cana ou adoçantes naturais como o xilitol e a stevia.

Farinha de trigo: pode ser substituída por farinhas integrais como a de arroz integral, grão-de-bico e até um mix de farinhas sem glúten.

Temperos industrializados ricos em sódio e conservantes: troque essas opções por ervas e especiarias, como tomilho, alecrim, hortelã, endro, salsinha, cebolinha, noz-moscada, cúrcuma, páprica, gengibre, canela e cardamomo. Elas aumentam a quantidade de nutrientes dos pratos, realçam o sabor e ainda reduzem a necessidade de maior adição de sal.

Tender e demais embutidos: ao invés de apostar no tender como o prato principal da ceia, que é um embutido e, por isso, tem altas quantidades de gordura e sódio, prefira outras opções que também são típicas do Natal, como peru, pernil ou até mesmo substitua por um mix de cogumelos, moqueca de banana-da-terra, carnes magras, bacalhau e cortes de frango orgânico.

Refrigerantes e sucos de caixinha: troque por sucos naturais ou água aromatizada. Para aromatizar a água, basta acrescentar fatias de laranja, limão ou caju, pau de canela, hortelã, gengibre ou até gotinhas de própolis para os mais excêntricos.

DIGESTIVO

Em algumas casas é servido o vinho do porto como um digestivo, sendo esta uma ótima opção, desde que sua dose que deve ser de apenas 50 ml seja respeitada. Mas se você não pode ou não gosta de tomar álcool, pode trocar este vinho por um chá com propriedades digestivas como erva doce, por exemplo.

PARA DESINTOXICAR NO DIA SEGUINTE

Ao seguir estas dicas fica mais fácil não se sentir tão pesado e ficar com a barriga inchada no fim de ano, mas se mesmo assim, você escorregou aqui ou ali e acha que está precisando de uma ajudinha extra para desintoxicar, na manhã seguinte experimente tomar 1 copo de suco de abacaxi com hortelã, por exemplo.

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Destaque Notícias

23 de dezembro de 2016

Conteúdos Relacionados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas