Cintilografia óssea no câncer de próstata: saiba por que pode ser solicitada!

Cintilografia óssea no câncer de próstata: saiba por que pode ser solicitada!

A cintilografia óssea é um exame de imagem da área da medicina nuclear, que costuma ser indicado quando o paciente apresenta infecções ou lesões nos ossos, que não podem ser avaliadas por outros tipos de exame.

Também é o principal exame utilizado para detectar metástases ósseas, que é quando um câncer de outra parte do corpo se espalha para os ossos. Inclusive, alguns estudos mostram que 99% dos tumores que acometem os ossos são resultado de metástases.

A cintilografia óssea no câncer de próstata é fundamental para o acompanhamento e estadiamento da doença e, neste artigo, você vai entender melhor por que esse exame pode ser solicitado!

Como funciona a cintilografia óssea

A cintilografia óssea é um exame de diagnóstico por imagem, da área da medicina nuclear, feito com o auxílio de uma substância conhecida como radiofármaco, que é administrada no paciente no momento do exame, aumentando a precisão e a clareza das imagens.

A cintilografia pode ser usada na investigação de qualquer condição que aumente o metabolismo ósseo, como:

  • Pesquisa de tumores ósseos e metástases.
  • Infecções nos ossos (osteomielites).
  • Inflamações ósseas e nas articulações.
  • Osteonecrose (morte de tecido ósseo).
  • Dores lombares.
  • Fraturas por estresse (comuns em atletas).
  • Avaliação de próteses ósseas.
  • Doenças osteometabólicas (Paget, displasias e raquitismo).

No caso específico da investigação de metástases ósseas, se levarmos em conta que tumores malignos de qualquer área do corpo podem desenvolver metástase, é possível imaginarmos que os ossos estão em constante risco, mesmo que as chances de neoplasias primariamente ósseas sejam baixas; ou seja, tumores surgidos primeiro nos ossos.

Tanto a cintilografia quanto o PET-CT são exames da área da medicina nuclear, mas você sabe as diferenças entre eles? Descubra acessando este artigo!

Cintilografia óssea: vantagens e como é feito o exame!

Uma das grandes vantagens da cintilografia óssea é que se trata de um exame de altíssima sensibilidade e precisão, possibilitando o diagnóstico precoce de diversas doenças ósseas, além de ser capaz de avaliar todos os ossos do corpo. 

O exame também permite detectar variações mínimas no metabolismo ósseo – algo como 5% de alteração – o que, em geral, precede as alterações radiológicas, colocando a cintilografia um passo à frente de outros exames para a investigação de problemas ósseos.

Não são só os ossos que podem ser avaliados por esse exame. Conheça a cintilografia miocárdica e por que fazê-la no IMEB!

Como o exame é feito?

Para a realização da cintilografia óssea, antes é necessária a administração – via intravenosa – do chamado radiofármaco, que irá auxiliar na visualização das áreas afetadas.

Após isso, é preciso aguardar para que a substância seja absorvida, o que leva de 2 a 4 horas e, nesse período, o paciente é orientado a aumentar o consumo de água, visando uma eliminação mais rápida da substância por meio da urina.

O radiofármaco é absorvido tanto pelo tecido ósseo saudável quanto pelas áreas alteradas, no entanto, as áreas alteradas apresentam um maior destaque nas imagens da cintilografia, pois é nessas áreas que acaba se concentrando maior quantidade do radiofármaco.

Para a captação das imagens, o paciente é posicionado deitado em uma câmara especial, chamada gama-câmera. O exame leva, em média, de 30 a 40 minutos, mas isso pode variar de acordo com a extensão da área avaliada.

Os exames de medicina nuclear – PET/CT e Cintilografia – pedem cuidados específicos para sua realização. Saiba quais são neste outro artigo do nosso Blog!

Cintilografia óssea no câncer de próstata

A cintilografia óssea é um dos exames mais importantes para pacientes com câncer de próstata. Isso porque ele é indicado tanto para o estadiamento — definição da localização e extensão do tumor – quanto para acompanhamento e seguimento do paciente com câncer de próstata.

O objetivo principal do exame é pesquisar e identificar possíveis metástases ósseas, ou seja, lesões nos ossos decorrentes do câncer de próstata.

Além dos riscos do próprio tumor ósseo, existem ainda outras consequências como a possibilidade de fraturas e compressão da medula – no caso de tumores na coluna – comprometendo a capacidade de movimentação do paciente.

A elevada precisão da cintilografia óssea permite que esse tipo de tumor seja detectado muito tempo antes do que seria possível em uma radiologia simples, por exemplo. Além disso, o exame permite diagnosticar lesões metastáticas em todo o esqueleto, assim como diversos outros tipos de doenças ósseas, como vimos anteriormente.

Dessa forma, a cintilografia óssea no câncer de próstata é fundamental, pois oferece diversas informações relevantes, precisas e detalhadas à equipe médica, possibilitando assim um início de tratamento mais rápido e eficaz.

Neste vídeo, em nosso canal no YouTube, o Dr. Renato Barra, traz mais detalhes sobre a relação entre a cintilografia óssea e o câncer de próstata. Clique para assistir:

Para exames de imagem, IMEB

Como vimos neste artigo, o exame de cintilografia óssea no câncer de próstata é muito importante para a detecção precoce de metástases ósseas, possibilitando um diagnóstico mais rápido e preciso, abrindo caminho para um tratamento mais eficaz, com maior chance de cura.

E como sabemos, nos casos de câncer, o diagnóstico precoce é fundamental!

Por isso, se o seu médico solicitou uma cintilografia óssea – ou outros exames de imagem – considere o IMEB como sua opção.

Somos referência no Distrito Federal, dispondo das mais modernas tecnologias diagnósticas e de uma equipe de profissionais preparados e experientes. 

Caso você esteja em Brasília ou Entorno e tenha pedido médico, agende agora mesmo seus exames e venha cuidar da sua saúde conosco!

QUERO AGENDAR MEUS EXAMES NO IMEB

Também atendemos diversos convênios. Consulte a lista abaixo para ver se o seu plano está incluído.

CONVÊNIOS ATENDIDOS

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Cintilografia

5 de novembro de 2021

Conteúdos Relacionados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas