Cuidado com o Sódio: o inimigo está no seu prato - IMEB

Cuidado com o Sódio: o inimigo está no seu prato

É quase impossível tirar o sódio da nossa alimentação, mas tem como controlar. Alguns alimentos que nós nem imaginamos que possam conter tanto sódio tem mais sal do que a batata chips.

O SÓDIO está presente em vários alimentos in natura (carne bovina e suína, leite e derivados, grãos, batata…), nos alimentos industrializados (ketchup, mostarda, molho shoyu, enlatados, conservas, frios, embutidos, temperos prontos, sopas de pacote, caldos de carne, refrigerantes…) e no SAL que usamos para temperar nossos alimentos.

Algumas pessoas recebem a recomendação de seu médico ou nutricionista de fazer uma dieta HIPOSSÓDICA, isso nada mais é do que ingerir o menos possível de SAL. Uma dica importante é evitar industrializados, fazer o molho de tomate em casa, usar outros tipos de temperos naturais que são muito saborosos como alho, cebola, coentro, manjericão, sálvia, salsa, evitar salsichas, linguiça, salame, queijos, presunto…

Com certeza você terá um grande ganho, cuidando de sua alimentação, podendo desenvolver receitas saborosas e saudáveis para toda família!

Cereais: contém uma quantidade muito maior do que imaginamos. A grande quantidade de sódio se deve a mistura de sabores e gosto doce. Os feitos a partir de milho tufado têm 212 mg de sódio por porção; os de flocos de farelo têm 220 mg; e os de aveia instantânea têm 246 mg.

Molho: É preciso tomar cuidado com alguns tipos de molho, pois alguns deles podem conter mais de 600 mg de sódio.

Pão: Geralmente os pães não são mais salgados que as batatas chips, mas como comemos mais pão do que essas batatas é preciso tomar cuidado para não exagerarmos, pois uma fatia pode conter de cerca de 100 mg a mais de 200 mg de sódio.

Salgadinhos: Apesar de existir algumas marcas de salgadinho que tem receitas com menos sódio, outras fazem os salgadinhos com mais sal do que as batatas chips.

Alimentos em conserva: Dependendo da marca, uma porção de xícara de legume em conserva têm de 240 mg a 800 mg de sódio – adicionado aos produtos para eles durarem mais.

Ketchup: Uma colher de sopa tem 167 mg de sódio. Uma quantia de mostarda pode conter 150 mg de sódio.

Sopa: Elas parecem ser super saudáveis, porém podem ser uma bomba de sódio. Uma porção de uma xícara pode variar entre 800 mg e 1.600 mg de sódio.

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Destaque Notícias

3 de janeiro de 2017

Conteúdos Relacionados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas