ENVELHECIMENTO: causas, mudanças no corpo, renovação celular, fatores externos - IMEB

ENVELHECIMENTO: causas, mudanças no corpo, renovação celular, fatores externos

Entende-se como envelhecimento uma série de alterações que vão ocorrendo no organismo ao longo do tempo vivido.

Este processo provoca mudanças nas funções e estrutura do corpo e o torna mais suscetível a uma série de fatores prejudiciais, estes podem ser tanto internos (falha imunológica, renovação celular comprometida, etc) como externos (estresse ambiental). As causas intrínsecas do envelhecimento podem ser entendidas a partir da compreensão da renovação celular. 

Nosso corpo é composto por aproximadamente 75 trilhões de células, e estas, excetuando-se as musculoesqueléticas e os neurônios, multiplicam-se constantemente. À medida que as células se dividem (processo conhecido como mitose), seus telômeros (sequências de DNA) vão sendo encurtados. Após muitos ciclos de divisão, eles desaparecem até que, finalmente, as células perdem sua capacidade de renovação. A partir do momento que as células não se dividem mais, elas envelhecem, perdem por completo suas funções e morrem.

Há ainda outras teorias sobre as causas internas de envelhecimento, entre elas estão: a ação da glicose dentro do organismo, a ação dos radicais livres, falhas imunológicas, etc.

Influência dos fatores externos no envelhecimento humano 

Com relação aos fatores externos, os mais conhecidos por agredirem o organismo e acelerarem o processo de envelhecimento são: poluição ambiental, fumo, álcool, exposição exagerado às radiações solares, etc. Independente da causa sabe-se que o envelhecimento não está vinculado unicamente a quantidade de anos que o indivíduo viveu, mas também a perda de suas funções orgânicas. Não menos importante do que tudo isso, é entendermos que a maior parte destas alterações está estreitamente relacionada ao modo de como este tempo foi vivido.

Você sabia?

A Geriatria, também conhecida como Medicina Geriátrica, é o ramo da medicina que estuda métodos de prevenção e tratamentos de pessoas em idade avançada.

Para você, o que é envelhecer?

É ter cabelos brancos e rugas? É “ganhar” sabedoria? Perder a vontade de viver? Aproximar-se da morte? É tornar-se mais teimoso? Construir um patrimônio? Perder em capacidade física? É ver a vida de uma maneira mais madura? É se aceitar?

Envelhecer é um processo.

Isso quer dizer que não podemos escolher começar a envelhecer a partir de uma determinada idade. O envelhecimento começa desde o momento em que nascemos. Aquela pele de bebê novinha em folha que tínhamos aos 5 anos de idade, não é a mesma pele que temos aos 20 anos. E ao mesmo tempo, a independência e a autonomia também vão mudando à medida que crescemos e envelhecemos!

FONTE: http://www.todabiologia.com/saude/envelhecimento.htm

                http://academiadopsicologo.com.br/portal/

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Destaque Notícias

9 de junho de 2017

Conteúdos Relacionados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas