O que detecta o exame de PET-CT? -

O que detecta o exame de PET-CT?

O PET-CT é um dos exames de diagnóstico por imagem mais completos e modernos disponíveis atualmente. Sua capacidade de gerar imagens extremamente precisas, torna possível analisar tanto a anatomia quanto a atividade metabólica de diversos órgãos e estruturas do corpo.

Utilizando técnicas da medicina nuclear e da radiologia, o PET-CT consegue identificar doenças ainda em suas fases iniciais, de forma indolor, segura e pouco invasiva.

Neste artigo, você vai descobrir o que detecta o exame de PET-CT e receber todas as informações necessárias sobre esse exame fundamental.

Vamos à leitura!

O que pode ser detectado pelo PET/CT?

O PET-CT é capaz de detectar diversas doenças, mas sua principal utilização tem sido na área da oncologia, tanto na investigação quanto no acompanhamento de quadros de câncer.

Por meio deste exame, é possível diagnosticar a existência de tumores ainda em suas fases iniciais, antes que essas lesões se desenvolvam e se espalhem para outras áreas.

O PET-CT também é útil quando outros tipos de exames de imagem não conseguem identificar a existência de metástases e na diferenciação de nódulos entre benignos ou malignos.

Entre os mais variados tipos de câncer que o PET-CT pode detectar, estão:

É importante ressaltar que o exame PET-CT é indicado para pacientes com alta suspeita de câncer ou que já foram diagnosticados com a doença, podendo avaliar assim a extensão do tumor e monitorar o resultado do tratamento.

Além da oncologia, o PET-CT também pode ser indicado para diagnóstico de doenças neurológicas ou psiquiátricas, como epilepsia e demência, e cardiológicas, como doenças inflamatórias do coração ou viabilidade miocárdica.

Qual a importância do exame PET-CT?

Poucos exames atualmente são tão eficazes na obtenção de diagnósticos precisos quanto o PET-CT. Isso, porque ele é a combinação de duas modalidades de exame de imagem, utilizando recursos diagnósticos da medicina nuclear e da radiologia.

O PET (do inglês positron emission tomography) é a tomografia por emissão de pósitrons. Através das imagens geradas por esse procedimento, é possível identificar alterações metabólicas e funcionais em órgãos e tecidos do corpo. Já a tomografia computadorizada (CT do inglês computed tomography) é responsável pela obtenção de imagens anatômicas.

O grande diferencial dos exames de medicina nuclear – particularmente o PET-CT – está na utilização dos chamados radiofármacos, que são substâncias com a capacidade de se fixarem em células tumorais em atividade no organismo, auxiliando na identificação e registro das imagens pelo aparelho.

Diferentemente de outros exames de imagens, como a tomografia computadorizada e a ressonância magnética, que só conseguem identificar lesões tumorais quando estas afetam anatomicamente o organismo, com a PET-CT é possível diagnosticar essas doenças ainda em seu estágio inicial.

No vídeo abaixo, o Dr. Renato, médico do IMEB, traz um panorama geral sobre o exame PET-CT. Assista:

Como é feito o exame PET-CT?

Para fazer o exame PET-CT, o paciente recebe uma pequena quantidade do radiofármaco, por via intravenosa.

O material administrado vai circular pelo organismo e se concentrar em maior quantidade em locais onde o metabolismo é mais intenso e onde há maior consumo de glicose; geralmente indicativo de atividade tumoral.

Após algum tempo da aplicação do radiofármaco, é iniciado o procedimento. Os locais que aparecem de maneira mais luminosa no resultado geralmente são sinais de alerta para possíveis tumores.

Quanto mais intenso for o brilho das imagens, maior é a atividade metabólica do tumor, indicando assim o nível de atividade da doença.

Preparo para o exame

A principal recomendação médica antes de realizar o exame de PET-CT diz respeito aos cuidados com a alimentação. Deve-se realizar jejum de 4h a 6h antes do exame, além de reduzir drasticamente o consumo de alimentos ricos em carboidratos e açúcar, a partir do dia anterior à realização do exame, como:

  • Pães, biscoitos doces e salgados.
  • Macarrão.
  • Arroz, batatas, beterraba, mandioca e frutas.
  • Doces.
  • Água de coco.
  • Refrigerantes comuns.
  • Bebidas adoçadas com açúcar.

Já alimentos como carnes, ovos, leite, folhas, legumes e verduras são liberados para consumo.

Também é recomendado não comparecer ao local do exame portando objetos metálicos ou joias, como brincos, pulseiras, colares e gargantilhas. Piercing e cintos com fivelas muito grandes também podem atrapalhar o procedimento.

É aconselhado levar agasalho ou roupas que protejam do frio, visto que as salas precisam ser mantidas em baixas temperaturas.

Como dissemos anteriormente, o material injetado no paciente é semelhante à glicose. Portanto, pessoas com diabetes precisam receber orientação especial do médico responsável pela realização do exame antes de fazer o procedimento.

O que deve ser observado para considerar a confiança em resultados de diagnóstico. Saiba mais no artigo do nosso Blog:

O que considerar para obter confiança em um diagnóstico?

Onde realizar o exame PET-CT em Brasília?

Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas sobre o que detecta o exame de PET/CT.

Como vimos, este exame é hoje fundamental para identificar sinais de atividade tumoral em diversas regiões do corpo, ainda em suas fases iniciais e antes mesmo de a doença se manifestar fisicamente, em pacientes onde já existe uma forte suspeita. Também é muito importante para avaliar o resultado do tratamento naqueles pacientes que já possuem o quadro.

Além disso, o PET-CT também pode ser indicado para diagnóstico de doenças cardíacas e neurológicas.

O IMEB (Imagens Médicas de Brasília) é referência em exames de medicina nuclear – tanto a cintilografia quanto o PET-CT – e oferecemos aos nossos clientes as mais modernas tecnologias, para que seu exame seja feito com toda a segurança e conforto.

Somos a única clínica de diagnóstico por imagem e medicina nuclear do Distrito Federal com a acreditação máxima em excelência pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, visando satisfazer as necessidades dos clientes e oferecer segurança na realização de exames e procedimentos.

Caso você esteja em Brasília ou no Entorno e tenha exames de imagem solicitados, agende seu exame agora mesmo!

Quero agendar meus exames no IMEB!

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Exames

18 de junho de 2021

Conteúdos Relacionados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas