Recesso de fim de ano: dicas para se organizar no trabalho - IMEB

Recesso de fim de ano: dicas para se organizar no trabalho

Com a chegada do mês de dezembro e a proximidade do Natal e Ano Novo, muitas empresas concedem férias coletivas aos seus funcionários, que compreendem, em geral, aquelas duas semanas de descanso entre essas datas festivas.

Ao mesmo tempo que isso é bom, para poder sair tranquilo e aproveitar seu tempo sem preocupações, é preciso antes concluir tarefas e demandas que ainda precisam ser feitas, afinal o que antes poderia ser resolvido dentro de um mês, agora precisa ser feito na metade do tempo.

Por isso, neste artigo trouxemos algumas dicas para se organizar no trabalho e aproveitar com calma o recesso de fim de ano.

Como se organizar no trabalho para aproveitar o recesso sem preocupações

Veja algumas dicas que podem ajudar a se organizar no trabalho e aproveitar o recesso de fim de ano sem preocupações.

1. Priorizar as tarefas certas

Não tem jeito. No mês de dezembro as tarefas que precisam ser concluídas serão maiores do que o tempo hábil para fazê-las.

Por isso, priorizar as tarefas certas significa fazer planejamento para que os trabalhos que demandam maior grau de urgência ou não podem ser adiados sejam realizados.

Faça uma avaliação cuidadosa do que pode ser deixado para o início do próximo ano e negocie essas entregas com superiores, colegas ou clientes.

Tentar fazer tudo na metade do tempo só causará mais estresse e ansiedade, e na maioria das vezes, perda de qualidade do serviço.

👉 Como saber se você não está passando por um estresse excessivo e que seu corpo precisa de uma pausa? Aprenda a avaliar isso neste artigo!

2. Otimize o tempo de reuniões

Não há dúvida de que, no ambiente de trabalho, principalmente que envolvam equipes, as reuniões são extremamente necessárias. Seja para que todos saibam o andamento das atividades, se existem problemas em algum procedimento da empresa ou mesmo para o alinhamento de ideias.

Porém, em um mês mais apertado como costuma ser dezembro, vale a pena negociar com com a equipe uma possível redução da frequência e do tempo desses encontros.

Afinal, por mais rápida que ela seja, costuma roubar um tempo precioso que poderia ser utilizado para adiantar várias tarefas.

Ah, e se for possível substituir a reunião por um e-mail, não hesite em adotar esse método.

3. Aprenda a delegar tarefas

Muitas pessoas têm dificuldade em permitir que outro se envolva no seu trabalho. É aquele pensamento de “só sai bem-feito se eu fizer”. O que não é nada saudável ou produtivo.

Com menos dias úteis disponíveis neste mês, é importante aprender a delegar tarefas, principalmente quando, mesmo com planejamento, não for possível executar todas as demandas dentro do prazo estabelecido.

No mesmo sentido, saber a hora de dizer “não” é fundamental para que você passe o recesso de fim de ano sem preocupações extras.

👉 Excesso de estresse pode levar à depressão. Se esse já é o seu caso, neste artigo você vai saber mais sobre a doença e como funciona o tratamento.

4. Ninguém é multitarefa!

Essa dica pode até parecer ambígua quando falamos sobre realizar o mesmo volume de tarefas na metade do tempo, mas executar várias atividades simultaneamente mais atrapalha do que ajuda sua meta de se organizar no trabalho para aproveitar melhor o fim de ano.

Até porque, ao tentar fazer tudo ao mesmo tempo, é muito provável que você não realize as tarefas com qualidade ou nem mesmo consiga terminá-las do jeito que gostaria.

Dessa forma, gastará um tempo precioso e ficará frustrado e estressado. Por isso, faça uma coisa de cada vez.

👉 Uma outra consequência do desgaste excessivo no trabalho é a Síndrome de Burnout. Neste outro artigo você vai conhecer as causas, tratamentos e como é feito o diagnóstico.

5. Evite que o lado pessoal interfira no trabalho (e vice-versa)

Não temos como separar totalmente nossa vida pessoal do nosso trabalho, mas podemos tentar nos organizar para estarmos focados em cada um desses dois momentos com mais intensidade, aproveitando melhor cada um.

Se misturamos as coisas o tempo todo, acaba que não prejudicamos a performance no trabalho, pelas questões pessoais, e atrapalhamos os momentos de lazer, com obrigações do trabalho.

Para agilizar suas entregas profissionais neste fim de ano e aproveitar melhor seu recesso, tente manter foco total nas horas em que estiver trabalhando, sabendo que isso vai resultar em mais tranquilidade quando você finalmente estiver de férias.

IMEB: sua saúde é prioridade para nós!

Como vimos no artigo, com a adoção de algumas medidas simples é possível se organizar e terminar o ano sem tarefas pendentes. Afinal, para aproveitar melhor as folgas e recessos de fim de ano é importante estar livre de preocupações, especialmente com o trabalho.

Aqui no IMEB, nossa preocupação é promover saúde, bem-estar e qualidade de vida. E fazemos isso por meio da prestação do melhor serviço, assim como oferecendo conteúdos informativos úteis e sempre gratuitos. 

No link abaixo, você pode conferir outros materiais gratuitos sobre saúde e bem-estar. Clique no botão para acessar!

CONTEÚDOS GRATUITOS DO IMEB

Somos especialistas em exames de diagnóstico por imagem e oferecemos aos nossos pacientes as mais modernas tecnologias disponíveis, além de um time de profissionais experientes e atenciosos, para que você tenha sempre o diagnóstico mais seguro e confiável.

Caso você esteja em Brasília ou no Entorno e tenha exames de imagem solicitados, agende seu exame agora mesmo!

QUERO AGENDAR MEUS EXAMES NO IMEB 

Também atendemos por diversos convênios. Consulte a lista abaixo para ver se o seu plano está incluído.

LISTA DE CONVÊNIOS  

Aproveite e nos siga também no Instagram e no YouTube, onde trazemos sempre novas dicas de saúde e bem-estar.

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Saúde e Bem-estar

15 de dezembro de 2021

Conteúdos Relacionados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas