Como o Coronavírus pode levar à morte? Entenda! | IMEB

Como o Coronavírus pode levar à morte? Entenda!

Como um vírus que provoca sintomas leves em algumas pessoas pode evoluir para quadros mais graves e até levar à morte? Por que pessoas estão morrendo por causa do Coronavírus? Essas são algumas das principais dúvidas da população em meio à pandemia do Covid-19.

Continue lendo este artigo para entender melhor como o Coronavírus pode levar à morte.

Além disso, o Dr. Renato Barra, médico do IMEB (Imagens Médicas de Brasília), também preparou um vídeo especial sobre o assunto para esclarecer a sua dúvida.

Confira!

Como o Coronavírus age no organismo em casos de morte?

A morte por Coronavírus acontece apenas nos quadros mais graves da doença. Nesses casos, a doença gera sintomas respiratórios sérios que prejudicam os brônquios e os pulmões. Com isso, o paciente desenvolve um quadro de pneumonia que pode evoluir e leva à morte.

Com base nos óbitos já confirmados do novo Coronavírus pelo mundo, o que acontece é que a pneumonia piora progressivamente até causar insuficiência respiratória, sendo necessária a internação do paciente na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Já na UTI, com dependência de oxigênio, pode acontecer a piora do quadro, em que o infectado com Covid-19 desenvolve Síndrome Respiratória Aguda Grave e insuficiência renal, o que pode ser fatal para o organismo.

Além disso, como o Dr. Renato reforça no vídeo acima, o novo Coronavírus costuma ser mais agressivo e letal em pessoas que fazem parte do grupo de risco, como idosos e aqueles que possuem doenças prévias (doenças cardiovasculares, diabetes, doença pulmonar obstrutiva crônica).

Pessoas do sexo masculino também passaram a ser enquadradas no grupo de risco do Covid-19, após estudos recentes terem apontado que a maioria dos infectados e mortos por Coronavírus são homens.

Por isso, é importante ficar atento à evolução dos sintomas e procurar um médico para um melhor diagnóstico, quando indicado.

Leia também:

Principais Sintomas do Coronavírus e quando ir ao hospital

A taxa de mortalidade do Coronavírus é alta?

A taxa de mortalidade do Coronavírus é considerada baixa e gira em torno de 3% dos casos, na maioria dos países pelo mundo.

Como o Dr. Renato explica no vídeo deste artigo, essa taxa está abaixo do valor de outras infecções respiratórias conhecidas na história, como o da Síndrome Respiratória Aguda Grave – SARS (9,5%) e da Síndrome Respiratória do Oriente Médio – MERS, que chegou a uma taxa de mortalidade de 35%.

Preciso ter medo ou pânico do novo Coronavírus?

Não é necessário pânico ou preocupações exageradas em meio à pandemia do novo Coronavírus. O recomendado é seguir as recomendações e medidas de prevenção indicadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS).

Dessa forma, é possível evitar o contágio do Covid-19, diminuir a transmissão e, consequentemente, os casos de óbito, com tranquilidade e responsabilidade.

O Ministério da Saúde disponibiliza um canal oficial para esclarecimento de informações sobre o Coronavírus. Ligue 136 para esclarecer qualquer dúvida.

Para preservar a sua saúde e sua imunidade, independente do Coronavírus, invista em hábitos saudáveis e mantenha suas consultas, exames e carteira de vacinação sempre em dia.

Leia também:

7 Mitos sobre o Coronavírus esclarecidos por um especialista

Não interrompa seus tratamentos durante a pandemia

Mortes por Coronavírus no Brasil

Até a data de atualização deste artigo (29/06/2020), estão confirmados 1.344.143 casos e 57.622 mortes por Coronavírus no Brasil, o que representa uma taxa de letalidade de 4,3%.

Os estados com maior número de mortes confirmadas são São Paulo (14.338 óbitos) e Rio de Janeiro (9.819 óbitos), seguidos por Ceará (5.990 óbitos).

Já no Distrito Federal, foram confirmadas 548 mortes por Coronavírus até o momento, dentre os 44.905 casos reportados (isso representa uma letalidade de 1,2%).

Para conferir dados atualizados sobre o número de mortes por Coronavírus no Brasil, acesse a plataforma oficial disponibilizada para consulta pelo Ministério da Saúde: https://covid.saude.gov.br/.

Leia também: Coronavírus: especialista esclarece tudo o que se sabe até agora.

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Coronavírus

31 de março de 2020

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recomendados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas