Alimentação no fim de ano: dicas para manter o equilíbrio! - IMEB

Alimentação no fim de ano: dicas para manter o equilíbrio!

Manter o equilíbrio na alimentação de fim de ano não é uma tarefa fácil. São muitos convites para confraternizações — com amigos, familiares e pessoal do trabalho —, além da ceia e almoço de Natal e Réveillon.

E vamos falar a verdade? A comida é sempre muito boa, e a tendência ao exagero é grande. O que aumenta as possibilidades de se colocar a perder todo o investimento do ano em exercícios físicos e esforço na busca por uma alimentação mais saudável.

Por isso, neste artigo vamos trazer dicas de como é possível aproveitar as festas e comemorações de fim de ano mantendo o equilíbrio na alimentação, a fim de não prejudicar a saúde nem a forma física.

Acompanhe!

Alimentação no fim de ano: equilíbrio é tudo!

A palavra-chave para aproveitar as festas e comemorações de fim de ano é equilíbrio. Isso porque são diversas opções dos mais variados tipos de comidas, como carnes, peixes, sobremesas e bebidas preparadas com todo amor e carinho por amigos e familiares, sendo realmente difícil resistir.

Não há problema em desfrutar dos alimentos disponíveis na mesa de Natal e Ano-Novo. São momentos únicos, que devem ser celebrados. Mas é preciso ter atenção especial com a quantidade.

Isso significa trocar a mentalidade do “comer até estar completamente cheio” por consumir até o ponto de se sentir saciado. Sem exageros. Principalmente nessa época em que os alimentos, em geral, são mais gordurosos, açucarados ou com excesso de condimento.

Manter uma alimentação saudável ajuda a prevenir diversos tipos de doenças, inclusive o câncer. Saiba por que neste artigo!

Como manter o equilíbrio nas refeições de fim de ano

1. Faça boas escolhas e substituições de alimentos

É possível aproveitar as ceias de Natal e Réveillon, comendo alimentos típicos da época, sem prejudicar a saúde. Para isso, você pode substituir alimentos, como as frutas cristalizadas – cheias de açúcar e sem nutrientes – por frutas secas, que são ricas em fibras e ajudam a promover a saciedade. 

Ou ainda trocar as carnes pesadas e gordurosas por versões mais magras. Típicos exemplos natalinos são o peru e o chester, assim como peixes e frangos, que são leves, menos calóricos e com boas quantidades de proteínas, contribuindo assim para a manutenção da massa magra. Ah, e não esqueça de remover a pele das aves, que além de ser calórica não é saudável para o organismo.

Confira 7 dicas para mudar sua alimentação sem atrapalhar sua rotina e sua vida!

2. Cuidado com as sobremesas

As sobremesas são tremendas armadilhas nas festas de fim de ano. Apesar de as guloseimas serem bastante gostosas e agradáveis, a combinação de excesso de calorias, alto índice de gordura e pouco ou nenhum nutriente pode pôr a perder o tempo investido durante o ano em exercícios físicos e alimentação saudável.

Opções com leite condensado e creme de leite são ainda piores, por isso, dê preferência para as sobremesas feitas com frutas.

Descubra como a alimentação pode acelerar ou retardar o processo de envelhecimento da pele!

3. Não exagere em bebidas alcoólicas e gaseificadas

Muitas pessoas não sabem, mas as bebidas alcoólicas são altamente calóricas. Além disso, têm poder intoxicante para o organismo e, em excesso, fazem mal à saúde.

A regra é consumir bebidas alcoólicas com moderação e intercalar os drinks com água, para que o corpo não fique desidratado.

🚨 E, o mais importante. Se beber, mesmo que seja o mínimo, não dirija!

Já as bebidas gaseificadas, como o refrigerante, não têm nenhum valor nutricional e aumentam muito os níveis de açúcar no sangue. Também contribuem para o ganho de peso e a sensação de “estufamento”.

4. Priorize frutas e saladas verdes

É comum nas festas de fim de ano a utilização de frutas como artefatos decorativos de mesa. Mas, à parte disso, as frutas típicas dessa época do ano, como uvas, romã, figos, damasco, pêssego e ameixas, também devem ser consumidas. Essa é uma excelente forma de evitar doces e sobremesas.

As saladas verdes também são ótimas na busca pelo equilíbrio, já que ajudam a manter a saciedade e o bem-estar.

Reduzir o consumo de sal na alimentação traz diversos benefícios à saúde. Saiba quais são neste outro artigo!

5. Siga com seu plano alimentar

O fim de ano é repleto de comemorações. Além das ceias de Natal e Ano Novo, há confraternizações com amigos, colegas de trabalho e outros eventos sociais. Por isso, é importante seguir seu plano alimentar nos dias em que não há nada marcado na agenda.

Manter o equilíbrio na alimentação do dia a dia fará com que você não sofra ao consumir os alimentos gordurosos das festas. Nesse sentido, seguir os horários corretos das refeições nos dias “livres” evitará que seu metabolismo sofra alterações significativas.

Má alimentação: consequências, sintomas e doenças

IMEB: sua saúde é prioridade para nós!

Como vimos no artigo, com algumas dicas simples e fáceis de serem colocadas em prática é possível manter o equilíbrio na alimentação de fim de ano. Afinal, ninguém quer ver o esforço de um ano inteiro se perder em poucos dias, por conta das confraternizações e festas desse período.

O IMEB (Imagens Médicas de Brasília) procura contribuir através da promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida, seja por meio dos serviços prestados, seja criando conteúdos informativos e ricos.

Caso você tenha se beneficiado desta leitura, compartilhe com outras pessoas e vamos levar adiante essa corrente positiva de boa informação e cuidado!

No link abaixo você pode baixar gratuitamente diversos outros conteúdos sobre saúde e qualidade de vida. Clique no botão para acessar!

MATERIAIS GRATUITOS DO IMEB

Somos especialistas em exames de diagnóstico por imagem e contamos com profissionais altamente qualificados para oferecer a você o melhor atendimento. Venha cuidar da sua saúde conosco!

Caso você esteja em Brasília ou no Entorno e tenha exames de imagem solicitados, agende seu exame e venha cuidar da sua saúde conosco!

QUERO AGENDAR MEUS EXAMES NO IMEB

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Saúde e Bem-estar

22 de dezembro de 2021

Conteúdos Relacionados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas