Vitamina B6: para que serve e os benefícios - IMEB

Vitamina B6: para que serve e os benefícios

A vitamina B6, ajuda a tratar o estresse, depressão, colesterol elevado, bem como diminuir os sintomas da TPM e reduzir o risco de cárie dentária, é um dos nutrientes mais importantes no corpo humano. 

Ela é, basicamente, uma vitamina solúvel em água, que desempenha um papel importante nas reações químicas que ocorrem no corpo.

Para entender mais sobre o assunto e saber os benefícios e para que serve, prossiga com a leitura do conteúdo!

Para que serve

A Vitamina B6 ou piridoxinaauxilia a formação de heme em glóbulos vermelhos, que levam oxigênio ao redor do corpo e ajudam a metabolizar os alimentos em energia. 

A principal finalidade metabólica da vitamina B6 é como coenzima. O suplemento ajuda na ausência da vitamina no corpo, aumenta os níveis de energia corporal, melhora a produção de massa muscular e também ajuda no aumento da produção das células sanguíneas. Além disso, ajuda no estresse, depressão, colesterol elevado, bem como diminui os sintomas da TPM e reduz o risco de cárie dentária.

Mulher tomando vitamina b6

Benefícios da Vitamina B6

 

  • Para Anemia: Ajuda na produção de hemoglobina, que é responsável por carregar ferro pelo corpo. Com a falta dessa vitamina, a pessoa possuiria glóbulos vermelhos pouco desenvolvidos, com pouca hemoglobina e teria carência principalmente de ferro, causando anemia. Uma dieta rica na vitamina é um dos fatores necessários para reverter casos de anemia extrema.
  • Para a Pele: Metaboliza as proteínas consumidas, fazendo com que a pele se torne elástica. A falta da vitamina causa dermatite e outros problemas de pele.
  • Para TPM: Estudos realizados mostraram que a Deficiência de Vitamina B6 pode estar relacionada com os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM), a suplementação desta vitamina ajuda a diminui os sintomas causados pela TPM, devido ao envolvimento da vitamina B6 na eliminação do excesso de estrogênio.
  • Fortalece o Sistema Imunológico: Ajuda na síntese de linfócitos (um tipo de leucócitos) e anticorpos que são responsáveis ​​pela mecanismo de defesa do corpo. Em termos mais simples, esta vitamina solúvel em água promove o sistema imunitário do corpo. Assim, aqueles que sofrem de deficiência de Vitamina B6 manifesta um sistema imunológico enfraquecido.
  • Pedras nos Rins: Em combinação com o Magnésio é benéfica para reduzir as possibilidades de formação de pedra de rim. Juntas, elas reduzem a concentração de oxalato urinário na urina que é responsável pela formação de pedras nos rins. Além disso, piridoxina ajuda na manutenção do electrólito (sódio e potássio) equilíbrio do corpo.
  • Combate a Depressão: A Vitamina B6 auxilia na melhora dos sintomas da depressão. Isto porque ela é importante para a produção de serotonina, um neurotransmissor importante nos processos bioquímicos do sono e do humor.
  • Para Coração: Estudos realizados mostraram que uma ingestão deficiência de Vitamina B6 aumenta os riscos de doenças cardíacas. Afinal, esta vitamina diminui os níveis de homocisteína no sangue, que está relacionado com doenças cardíacas.
  • Para Perda de Cabelo: Os benefícios da vitamina B6 para o cabelo incluem a prevenção da perda de cabelo e promovem o crescimento do cabelo. Para além destas, que ajuda a se livrar de dermatite seborreica ou caspa. Muitas pessoas recebem resultados rápidos após a utilização da Vitamina B6 para o tratamento de desordens da pele, como eczema, psoríase e acne etc.

Outros Benefícios da Vitamina B6 Para Saúde:

  • A Vitamina B6 é fundamental no combate às inflamações crônicas e doenças da retina.
  • A Vitamina B6 ajuda na diminuição das perdas cognitivas causadas pela Síndrome de Down, com melhora no tempo de reação e na memória.
  • Um dos benefícios da Vitamina B6 para a saúde e na redução da retenção de água ou edema o que resulta em inchaço das partes do corpo.
  • A Vitamina B6 ajuda na diminuição do colesterol;
  • A Vitamina B6 ajuda na prevenção de reumatismo;

 

doenças cardía

 

 

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Destaque Notícias

12 de abril de 2016

Conteúdos Relacionados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas