Urina Amarela Escura: Possíveis Causas
A cor da urina normal (considerada saudável) é o amarelo claro (e não transparente, como muitos pensam). Então, se a sua urina está amarela e mais forte, transparente, ou vermelha, marrom, mais escura ou roxa, leia este artigo.
Nenhum desses cenários é considerado ideal e cada um desses tons pode indicar que a sua saúde não anda bem. Confira!
Atenção: para uma identificação mais precisa da cor da sua urina e para te ajudarmos melhor, é importante que avalie os tons com base em um vaso sanitário branco, de preferência.
VEJA TODOS OS EXAMES QUE TODA MULHER DEVE FAZER POR FAIXA ETÁRIA
[BAIXE O INFOGRÁFICO GRATUITO!]
Urina amarela forte ou muito amarela
Geralmente, quando a urina está muito amarela pode ser um indicativo de desidratação. Mas, em alguns casos, também pode ser um sintoma de quadros mais sérios, como infecção urinária, seja na bexiga (cistite) ou na uretra (uretrite), especialmente se estiver com um odor forte.
Você sabe o que significa Infecção Urinária Recorrente? O Dr. Renato, médico do IMEB, explica sobre o assunto no vídeo abaixo. Assista e informe-se!
Urina laranja/alaranjada
Urina em tons alaranjados pode ser um sinal de problemas no fígado ou na bile ou, também, de falta de hidratação.
Cor da Urina Escura
Tons como esses, semelhantes a cor de “chá mate” ou “refrigerante de cola”, por exemplo, costumam ser um sinal de presença de sangue na urina, o que pode ser um sintoma de infecção urinária, pedra nos rins e outras doenças renais, além de problemas no fígado, próstata, nefrites, tuberculose e até tumores, o que é preocupante.
Urina com espuma
Urina com espuma é completamente normal.
Isso ocorre na grande maioria das vezes pela velocidade e força que o xixi atinge a água do vaso sanitário, formando espuma. Assim como a água forma espuma quando sai da torneira rapidamente, a urina forma espuma quando atinge o vaso sanitário.
Às vezes, aparece espuma também quando a urina está concentrada, ou seja quando se está desidratado ou ingeriu pouco líquido durante o dia. Urina espumosa também pode indicar que você tem proteínas em excesso, como a albumina.
Urina roxa: bactérias
Em geral, a urina roxa costuma aparecer apenas em alguns casos raros de pacientes que utilizam sonda vesical, devido às bactérias que se encontram no tubo da sonda e que causam infecção urinária. Ou, ainda, em quadros de insuficiência renal.
Urina transparente
Uma urina muito clara, praticamente transparente, pode significar duas coisas: que você bebeu água em excesso (o que também pode ser prejudicial ao organismo, já que pode resultar na sobrecarga dos rins e em consequente perda de sais minerais, inchaço em alguma parte do corpo, sonolência e até mal-estar), ou ser um sinal de doença renal crônica, quando os rins não conseguem mais concentrar o xixi, um quadro mais sério.
Outras cores, como urina azul ou verde
Se a sua urina se encontra nesses tons pode ser um sinal de infecção bacteriana, hipercalcemia em crianças (doença hereditária rara), ou, ainda, apenas devido ao uso de contraste de mesma cor em algum exame de diagnóstico por imagem que deve ter realizado, como tomografia computadorizada.
Cor da urina diferente necessariamente significa que tenho algum problema de saúde?
Não, pois a cor da urina também pode ser afetada ocasionalmente por questões externas, como alimentos (geralmente corantes naturais, como beterraba, amora e mirtilo), ou medicamentos e remédios (que podem conter algum corante artificial que está alterando a cor da sua urina).
Leia também: TOP 6 melhores alimentos do mundo para a saúde
Então, se a cor da sua urina está diferente, apresentando algum dos tons que falamos aqui, não de desespere.
Olhe primeiro para o seu dia a dia e tente identificar alguma questão externa que pode ser a responsável pela variação de cor.
Urina com cheiro forte
A urina consiste principalmente em água. É a quantidade e a concentração de vários compostos residuais excretados pelos rins que causam o odor da urina.
A urina que contém muita água e poucos compostos residuais tem pouco ou nenhum cheiro. Se a urina ficar altamente concentrada – um alto nível de resíduos com pouca água – pode ficar com um forte odor de amônia.
Alguns alimentos e medicamentos, como certas vitaminas, podem causar um odor perceptível à urina, mesmo em baixas concentrações.
Às vezes, o odor incomum de urina indica uma condição médica ou doença, como:
- Cistite (inflamação da bexiga)
- Desidratação
- Cetoacidose diabética
- Fístula gastrointestinal na bexiga (conexão anormal entre os intestinos e a bexiga)
- Desordem metabólica (um problema com a maneira como seu corpo converte os alimentos que você ingere em energia)
- Diabetes tipo 2 (não controlada)
- Infecção do trato urinário
Veja também:
Quais os sintomas da diabetes alta ou baixa?
Na dúvida sobre coloração da urina é sempre melhor procurar um médico
Especialmente se a cor da sua urina estiver alterada/diferente por 3 dias ou mais.
E, ainda, se a urina estiver acompanhada de sintomas como: sangue visível, dor ao urinar, fezes claras ou pele/olhos amarelos, que costumam ser sinais de problemas mais graves.
Você pode ir em um clínico geral ou direto em um urologista, que é o especialista mais recomendado. O especialista irá fazer perguntas pontuais (como desde quando a cor da urina está diferente, se a mudança foi repentina, se a cor se mantém durante todo o dia, perguntas do seu histórico, entre outras) e solicitar um exame de urina simples para diagnosticar com mais precisão o problema e começar o tratamento adequado, se necessário.
Dependendo do histórico do paciente e/ou do resultado, também podem ser solicitados outros exames complementares de imagem, como ultrassonografia do abdômen e da pelve, urografia excretora, cintilografia renal, tomografia do abdômen, entre outros.
Esses exames estão disponíveis na Clínica Imeb, referência em diagnóstico por imagem e Medicina Nuclear no Distrito Federal. Saiba mais aqui.
Por mais que seja algo simples, prestar mais atenção na cor da urina pode ajudar a prevenir e diagnosticar precocemente problemas sérios, evitando problemas futuros e facilitando o tratamento.
Lembre-se que a informação é a melhor forma de prevenção, você já está no caminho certo!
Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Saúde e Bem-estar
25 de agosto de 2020