Infecção urinária: sintomas, causas e tratamento - IMEB

Infecção urinária: sintomas, causas e tratamento

Ardência ao urinar, dor ao fazer xixi, urina com sangue… Se você está com algum desses sintomas ultimamente, consulte-se com um médico, pois pode ser infecção urinária. Esse é um tipo de infecção que pode afetar qualquer parte do sistema urinário e é causada pela proliferação de bactérias na região.

Continue lendo este artigo para entender melhor sobre a infecção urinária, seus tipos, causas, sintomas, tratamento, diagnóstico e mais!

O que é Infecção Urinária?

A Infecção Urinária (nome popular para a chamada Infecção do Trato Urinário – ITU) é um problema causado por bactérias e que pode surgir em qualquer parte do sistema urinário, como rins, bexiga, uretra ou ureteres.

Inicialmente, a infecção surge quando microrganismos estranhos ao corpo entram na região pela uretra e se instalam na bexiga, multiplicando-se de tal forma que o trato urinário fica sobrecarregado e infecciona.

Em geral, o problema é mais comum em mulheres, devido a características anatômicas que as tornam mais vulneráveis à infecção.

O fato da uretra feminina ser mais curta, por exemplo, com cerca de 15 cm a menos que a dos homens, faz com que as bactérias consigam chegar mais rápido à bexiga. Além disso, a maior proximidade entre a vagina e o ânus facilita com que os microrganismos contaminem a região.

Além do gênero, existem outros fatores de risco para o desenvolvimento da infecção urinária, como menopausa (devido à baixa quantidade de estrogênio), câncer de próstata, sistema imunológico fragilizado, uso de cateter para urinar, entre outros.

Há também a Infecção Urinária de Repetição, que é quando o problema ocorre com mais frequência. Você sabe exatamente o que é? No vídeo abaixo, o Dr. Renato, médico do IMEB, explica melhor sobre o assunto. Assista:

Infecção Urinária pega? É contagiosa?

As probabilidades são baixas, já que a infecção se dá por bactérias que já estão no nosso corpo, e não por microrganismos de fora que são passados por contato, via respiratória ou sexual (nesse caso, é importante reforçar também que a infecção urinária não é uma IST – Infecção Sexualmente Transmissível).

Tipos de infecção de urina

O tipo da infecção varia, principalmente, de acordo com o local do problema. São 4 tipos principais:

  • Cistite: essa é a infecção urinária que atinge a bexiga, sendo o tipo mais frequente;
  • Uretrite: ocorre na uretra e também pode estar acompanhada de inflamação no local. Nesse caso, a infecção costuma ser causada por bactérias gastrointestinais;
  • Pielonefrite: é o tipo de infecção urinária que atinge os rins, representando o quadro mais grave da doença;
  • Infecção nos ureteres: acontece nos canais responsáveis por levar a urina dos rins até a bexiga.

Quais são os sintomas de uma infecção urinária grave? 

A infecção é considerada grave quando as bactérias migram no sistema urinário e chegam até os rins. Nesses casos, é comum que os sintomas piorem e apresentarem: 

  • Febre alta
  • Calafrios
  • Dor na lombar

Marque seu Exame - IMEB

O que causa infecção urinária (de urina)?

As causas são variadas, podendo envolver tanto hábitos e comportamentos quanto outras doenças que facilitam a proliferação de bactérias no sistema urinário. A infecção urinária também pode ter causas diferentes entre mulheres e homens.

Confira as principais abaixo:

  • Hábito de segurar o xixi;
  • Higiene íntima inadequada;
  • Obesidade;
  • Doenças que interferem diretamente na defesa e imunidade do organismo, como diabetes e Aids;
  • Uso de certos medicamentos, como aqueles utilizados no tratamento da lúpus;
  • Prisão de ventre;
  • Pedra nos rins;
  • Gravidez.

 

infecção de urina

Leia também: 6 exames que toda mulher deve fazer anualmente

Sintomas de infecção urinária

Os sintomas variam de acordo com o tipo de infecção e, nem sempre uma pessoa com infecção urinária apresenta sintomas, mas quando surgem, os mais comuns são:

  • Ardência ou dor ao urinar, geralmente intensa e especialmente ao final da urina;
  • Dor na bexiga;
  • Necessidade constante e urgente de urinar a todo momento, mesmo quando acabou de ir ao banheiro;
  • Cor da urina diferente (mais escura, xixi amarelo forte);
  • Urina com sangue ou avermelhada;
  • Urina com cheiro muito forte
  • Dor nas costas ou pélvica (principalmente abaixo do ventre);
  • Dor no reto;
  • Aumento da frequência de micções;
  • Febre.

Ardência ao urinar é o mesmo que infecção urinária? 

Ardência ao urinar não é o mesmo que infecção urinária, ardência ou dor na hora de urinar é um sintoma que pode indicar várias doenças como vulvovaginite, tuberculose do trato urinário e entre outras.

O que é bom para infecção urinária? Tem tratamento?

Muitos pacientes se questionam: o que é bom para infecção urinária? Aqui vão portanto algumas dicas: hidratar-se corretamente e beber muita água ao longo do dia (no mínimo 2 litros) é uma das principais recomendações, pois irá diluir mais a urina e facilitar na hora de fazer xixi.

Além disso, beber mais água também fará com que tenha que ir mais vezes ao banheiro, para que consiga expelir o máximo de bactérias possível para fora do organismo de forma mais rápida.

Alguns pacientes também relatam que certos tratamentos caseiros aliviam os sintomas, como consumo de cranberry, melancia e até alguns chás (manjericão, carqueja, aroeira).

Porém, é importante reforçar que esses tratamentos não possuem efeito garantido e é importante procurar um profissional para que ele possa indicar a opção mais adequada.

Conheça abaixo as opções de tratamento médico para infecção urinária.

infecção da urina - ardência ao urinar

Como tratar Infecção Urinária?

O tratamento vai depender, principalmente, do tipo, local e da gravidade da infecção. Em geral, é recomendado o uso de antibióticos via oral ou endovenosa para tratar o problema e analgésicos para aliviar a dor e ardência ao urinar.

Além disso, se o paciente tem infecção urinária frequentemente, o tratamento também pode variar. Em geral, os tratamentos para infecção urinária costumam ser bem-sucedidos e curar a doença, sem sequelas.

Remédio para infecção urinaria

Os antibióticos são o tratamento padrão para infecções do trato urinário porque matam as bactérias que estão causando o problema. A maioria das I.U se desenvolve quando as bactérias entram no trato urinário.

As espécies de bactérias com maior probabilidade de serem responsáveis ​​por infecção urinaria incluem: Espécies de Escherichia coli, que causam até 90% de todas as infecções na bexiga, Staphylococcus epidermidis e Staphylococcus aureus, e Klebsiella pneumoniae.

As infecções leves do trato urinário costumam passar em poucos dias. Para ajudar a aliviar a dor enquanto seus sintomas desaparecem, você pode:

  • tomar paracetamol
  • colocar uma bolsa de água quente na sua barriga, costas ou entre as coxas
  • Ficar em repouso e beber bastante líquido – isso ajuda seu corpo a eliminar as bactérias
  • Também pode ajudar evitar relações sexuais até se sentir melhor. Você não irá passar para seu parceiro, mas o sexo pode ser desconfortável.

Remédio Caseiro para infecção urinária:

  • suplemento chamado D-manose
  • suco de cranberry ou comprimidos

Pesquisas sugerem que a D-manose pode ajudar a prevenir infecções do trato urinário em mulheres que não estão grávidas. Não está claro se os produtos de cranberry de fato ajudam. Esteja ciente de que os produtos de D-manose e cranberry podem conter muito açúcar.

Quanto tempo leva para curar?

Uma infecção urinária pode levar de 3 dias a 1 semana, nos quadros mais leves, e até cerca de 21 dias, nos casos mais graves.

Como é o diagnóstico de infecção urinária?

Em geral, os médicos recomendados para fazer o diagnóstico da infecção urinária são os ginecologistas e urologistas.

No consultório, os especialistas irão avaliar os sintomas e histórico do paciente, além de solicitar exames específicos para diagnosticar a infecção e ter consciência da sua gravidade com maior precisão.

Podem ser solicitados tanto o exame comum de urina (urina tipo I e urocultura), como também exames de imagem da região (como ultrassonografia e/ou tomografia, com ou sem uso de contraste, a depender da orientação médica).

O que acontece se não tratar o problema?

Uma infecção de urina não tratada pode evoluir para quadros mais sérios, especialmente quando atinge os rins.

Isso pode resultar em infecções urinárias mais frequentes, infecção da corrente sanguínea e até em danos irreversíveis nos rins.

Por isso, se você está sentindo algum dos sintomas descritos, como dor e ardência ao urinar, dor pélvica, urina com sangue e vontade frequente de ir ao banheiro para fazer xixi, procure um médico especializado o mais rápido possível para que o problema não progrida.

Assim, você terá acesso ao diagnóstico correto da doença e poderá seguir com a forma de tratamento mais adequada para o seu caso.

doenças cardía


Leia também

Como identificar um AVC: 12 sintomas
Tomografia Computadorizada do Crânio (Encéfalo)
Oncologia: o que é, tumor, câncer e diagnóstico
Osteoporose tem cura? Sintomas e tratamento

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Saúde e Bem-estar

9 de julho de 2020

Conteúdos Relacionados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas