Exames de imagem para casos de câncer: conheça os principais!
Devido à complexidade que envolve a investigação, o tratamento e o acompanhamento de casos de câncer, os exames de imagem são hoje ferramentas fundamentais para garantir a saúde (e até a vida) das pessoas que enfrentam esse desafio.
Felizmente, dispomos de opções extremamente modernas, que fazem toda diferença para o sucesso dos tratamentos.
Se você (ou alguém próximo) está enfrentando essa batalha, confira logo abaixo os principais exames de imagem para casos de câncer e por que são tão importantes!
.
A importância dos exames de imagem nos casos de câncer
São inúmeros os benefícios trazidos pelos exames de imagem para quem está enfrentando um tratamento de câncer. Confira alguns dos principais:
.
Diagnóstico precoce
Os exames de imagem são essenciais no diagnóstico precoce de casos de câncer. Por meio deles, é possível detectar o câncer em estágios iniciais – alguns exames (como o PET/CT) revelam alterações antes mesmo de surgirem sinais físicos da doença, ou seja, apenas alterações metabólicas.
Isso garante uma chance infinitamente maior de que o tratamento seja bem-sucedido. Além disso, também ajudam a perceber precocemente qualquer sinal de retorno da doença, para os pacientes que já foram tratados.
.
Resultado preciso
Com o avanço das tecnologias usadas nos equipamentos, é cada vez maior a precisão das imagens geradas pelos diferentes exames.
Ao contrário de quando os raios X eram os únicos recursos disponíveis, hoje dispomos de tecnologias que geram imagens inclusive tridimensionais, permitindo aos médicos-assistentes avaliar em detalhes possíveis neoplasias.
.
Procedimentos invasivos
Com base nas informações fornecidas pelo exame de imagem, os médicos podem avaliar se o nódulo apresenta características sugestivas de malignidade, como crescimento rápido, irregularidade das margens e presença de calcificações.
Essa avaliação inicial muitas vezes permite evitar que o paciente seja submetido desnecessariamente a procedimentos mais invasivos, como biópsias ou mesmo uma cirurgia aberta, a fim de investigar a suspeita.
.
Plano terapêutico
Exames como a tomografia computadorizada, por exemplo, fornecem imagens detalhadas de um tumor, permitindo a localização precisa e a avaliação de sua extensão. Esse tipo de informação é fundamental para o planejamento do tratamento, possibilitando a escolha da técnica mais adequada (cirurgia, radioterapia, quimioterapia).
Um plano terapêutico mais preciso e direcionado aumenta as chances de sucesso no tratamento e diminui os efeitos colaterais.
.
Tratamento e pós-tratamento
Os exames de imagem permitem, ainda, acompanhar a evolução do tumor durante o tratamento e no pós-tratamento. Por meio da comparação de imagens ao longo do tempo, é possível avaliar a resposta do tumor ao tratamento, verificar se ele está diminuindo ou aumentando, e identificar possíveis recidivas da doença.
Essa informação auxilia no ajuste do tratamento, se necessário, e garante que o(a) paciente esteja recebendo o cuidado mais adequado.
.
Quais os principais exames de imagem para casos de câncer?
Diante de tantos benefícios, você pode estar se perguntando quais seriam as opções de exames de imagem que podem ser escolhidas nos casos de câncer. Conheça abaixo as principais.
.
Ressonância magnética
A ressonância magnética (ou simplesmente RM) é um exame de imagem que utiliza ondas de rádio em um campo magnético intenso para criar imagens detalhadas de uma área específica do corpo.
Em comparação com outras opções de exames de imagem, a ressonância magnética:
✅ Oferece um contraste superior entre tecidos moles, o que pode tornar mais fácil a distinção entre o tumor e tecidos saudáveis, especialmente em áreas complexas, como o cérebro, a medula espinhal e os tecidos musculares.
✅ Não utiliza radiação ionizante, o que a torna uma opção mais segura, especialmente para pacientes que precisam de monitoramento frequente ao longo do tempo, como crianças e mulheres grávidas.
✅ É particularmente eficaz na visualização de tecidos moles, como músculos, articulações, órgãos internos e estruturas nervosas, tornando-a uma escolha preferencial para avaliar tumores que se desenvolvem nessas áreas.
✅ Permite a aquisição de imagens em múltiplos planos, incluindo sagital, coronal e axial, o que pode fornecer informações mais abrangentes sobre a extensão do tumor.
.
Tomografia Computadorizada
A tomografia computadorizada (TC) é um exame de diagnóstico por imagem no qual o paciente é colocado em um equipamento conhecido como tomógrafo, que dispõe de uma mesa com uma espécie de “túnel”, por onde são emitidos feixes de raio-x.
Entre as vantagens desse exame para quadros de câncer, podemos citar:
✅ É um exame mais rápido que a ressonância magnética (RM), o que pode ser importante em situações de emergência ou quando é necessário obter resultados rapidamente.
✅ É especialmente eficaz na visualização de estruturas ósseas, sendo útil para detectar metástases ósseas e avaliar a extensão do câncer em ossos.
✅ Está amplamente disponível em hospitais e clínicas, o que pode facilitar o acesso a esse tipo de exame, em comparação com outros exames de imagem.
✅ A presença de implantes metálicos, como próteses ou pinos cirúrgicos, pode interferir na qualidade das imagens de RM, enquanto a TC não é tão afetada por esses artefatos metálicos.
.
.
PET/CT
O PET/CT é uma ferramenta avançada de diagnóstico por imagem, que combina o PET (tomografia por emissão de pósitrons) com o tomógrafo convencional (tomografia computadorizada). Essa combinação permite a sobreposição de imagens, resultando em um exame não invasivo, que fornece dados detalhados sobre o tumor.
Entre os principais diferenciais desse exame, está sua capacidade de poder identificar alterações em áreas onde sequer surgiu alguma alteração fisiológica, ou seja, é capaz de mostrar atividades suspeitas que estejam ocorrendo em determinada parte do corpo, permitindo aos médicos uma ação extremamente precoce, aumentando as chances de sucesso do tratamento.
E o uso de radiomarcadores permite a identificação mais precisa de alterações em áreas-alvo de interesse.
.
Mamografia
A mamografia é um exame essencial para o rastreamento do câncer de mama, principalmente para detectar tumores em estágio inicial, muitas vezes não palpáveis. O procedimento utiliza raios X para analisar as glândulas mamárias e as regiões axilares.
É recomendada a partir dos 40 anos. No entanto, quem tem histórico de casos na família pode ter indicação de começar a fazê-la antes.
.
Se você recebeu o diagnóstico de câncer, saiba que as opções de diagnóstico estão cada vez mais avançadas e, consequentemente, trazendo maiores chances de cura. Para te ajudar a enfrentar esse momento, o IMEB preparou um ebook com informações úteis sobre a doença.
Baixe gratuitamente o material “Tenho câncer, e agora?”.
.
Qual o melhor exame para detectar câncer?
Não há um único exame “melhor” para detectar câncer, porque a escolha depende de diversos fatores. Cada tipo de tumor possui características específicas, exigindo exames específicos para sua detecção.
Além disso, o estágio da doença também influencia na escolha do exame, podendo variar conforme a necessidade de confirmar o diagnóstico ou avaliar a extensão da doença.
Portanto, é preciso consultar um médico para determinar quais os melhores exames de imagem para casos de câncer. O médico considerará os fatores de risco, o histórico médico e os sintomas do paciente, indicando assim o exame mais adequado para uma avaliação precisa e um plano de tratamento.
———————————
O IMEB é referência em exames de imagem e dispõe de uma estrutura moderna e bem equipada, além de profissionais experientes e atenciosos, para te proporcionar diagnósticos seguros e precisos.
Se você está no Distrito Federal ou Entorno e tem exames de imagem solicitados, clique no link abaixo para agendar seus exames e vir se cuidar conosco!
Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Exames de imagem
18 de abril de 2024