Angiotomografia de coronárias: como é feita e indicações - IMEB

Angiotomografia de coronárias: como é feita e indicações

A angiotomografia de coronárias é um exame de diagnóstico por imagem que tem a finalidade de visualizar as veias e artérias do coração, em busca de possíveis obstruções, como acúmulos de gordura ou de cálcio.

Assim como outros exames de tomografia, a angiotomografia das coronárias também é realizada em um tomógrafo. Sua grande vantagem está na excelente visualização do sistema circulatório cardíaco, dispensando a necessidade de outros procedimentos mais invasivos, como o cateterismo.

Apesar de seu foco principal ser a saúde cardiovascular, este exame também pode ser utilizado para ajudar no diagnóstico de doenças circulatórias em outras partes do corpo.

Neste artigo você vai conhecer um pouco mais esse exame tão importante para a saúde do seu coração.

O que é a angiotomografia das coronárias e para que serve

A angiotomografia das coronárias é uma tomografia do coração, sendo um dos métodos de exame mais confiáveis e seguros disponíveis atualmente, além de ser simples e indolor.

Sendo um exame minimamente invasivo e de diagnóstico rápido, a angiotomografia visa investigar e identificar alterações no funcionamento dos vasos sanguíneos, além de diagnosticar possíveis obstruções de veias e artérias coronárias.

Um dos diferenciais deste exame, em relação a outros exames cardiológicos, é sua capacidade de mostrar, através de ricas imagens tridimensionais, a situação interna dos vasos sanguíneos, sem ser invasivo como outros exames, como o cateterismo, em que é se introduz um catéter (tubo flexível) em uma artéria do braço ou da perna do paciente, até alcançar o coração.

angiotomografia de coronárias

Este exame costuma ser solicitado em casos como:

  • Acompanhamento de pacientes portadores de doenças cardíacas.
  • Queixa de dor aguda no peito.
  • Alterações observadas no teste de esforço.
  • Esclarecimento quando outros exames foram inconclusivos.
  • Avaliação de stents após angioplastia.
  • Investigação de doença de Kawasaki (inflamação das artérias, mais comum em crianças de origem asiática).

Veja também: Check-up cardiológico: 6 problemas sérios que ele pode detectar

Como é feito o exame de angiotomografia de coronárias?

Para realização desse exame, é preciso injetar um líquido de contraste no vaso que o médico deseja investigar. Para isso, na maior parte das vezes é utilizada a veia do braço para a realização do procedimento.

Esse contraste é necessário para permitir a perfeita visualização dos vasos sanguíneos, veias e artérias. Após sua introdução, pode-se sentir uma leve sensação de calor e gosto metálico na boca. São reações passageiras e perfeitamente normais.

exames para o coração
Vasos cardíacos destacados pelo contraste

Após a injeção do contraste, o paciente é posicionado no aparelho de tomografia que, através da emissão de ondas de raio X, vai visualizar os vasos marcados pelo contraste, para a avaliação do médico.

A quantidade de radiação emitida no exame é bastante controlada e reações alérgicas a esse tipo de procedimento são bastante raras.

O tempo do exame pode variar, mas em geral dura cerca de 10 minutos.

Neste vídeo, o Dr. Renato, médico do IMEB, explica em detalhes 4 exames importantes para a saúde do coração, entre eles a angiotomografia das coronárias.

Preparo para o exame de angiotomografia de coronárias

O preparo para a realização do exame é simples, mas algumas recomendações são necessárias:

  • Recomenda-se um jejum de 4 horas.
  • Medicamentos de uso diário e/ou contínuo podem ser mantidos normalmente, mas com pouca água.
  • Não se deve utilizar nenhuma medicação para tratamento de disfunção erétil 48 horas antes do exame.
  • Evitar o consumo de bebidas ricas em cafeína.

Em geral, essas são as recomendações mais comuns, mas o caso específico de cada paciente será avaliado pelo médico que o acompanha, que dará as devidas orientações antes do exame. 

Veja também: Com é feita a cintilografia miocárdica 

Onde fazer o exame de angiotomografia de coronárias?

Como vimos neste artigo, o exame de angiotomografia das coronárias é uma das melhores opções disponíveis hoje para avaliar, de forma precisa e não invasiva, a saúde dos vasos e da circulação cardiovascular.

Os cuidados com a saúde do coração devem fazer parte da rotina de todos, desde muito cedo, sendo mais importante ainda após os 40 anos, principalmente através das visitas regulares ao médico e da realização de exames regulares, como o check-up cardiológico.

Caso você tenha a solicitação do seu médico para realizar a angiotomografia coronariana, o IMEB dispõe dos melhores recursos para que você possa realizar o exame com todo o conforto e com a garantia do diagnóstico mais seguro.

O IMEB (Imagens Médicas de Brasília) é referência no Centro-Oeste em diagnóstico por imagem e medicina nuclear. Oferecemos aos nossos pacientes sempre os mais modernos recursos e um time de profissionais preparados para garantir os resultados mais precisos.

Caso você esteja em Brasília ou Entorno e tenha solicitação do seu médico, agende online seu exame e venha cuidar da sua saúde conosco! Atendemos por convênio e particular.

Marque seu Exame - IMEB
Marque seu Exame no IMEB – Imagens Médicas de Brasília

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Exames

8 de fevereiro de 2021

Conteúdos Relacionados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas