A cintilografia cerebral, também conhecida por spect cerebral e cintilografia de perfusão cerebral, é um exame que permite avaliar a função cerebral por meio do fluxo sanguíneo no cérebro. Ele é feito utilizando uma injeção na veia com uma substância radioativa, um radiofármaco que forma imagens coloridas do cérebro (que pode ser o trodat, tálio ou diamox/dipiramidol).
A cintilografia cerebral convencional é diferente da cintilografia de perfusão cerebral, porque ela não permite analisar o fluxo de sangue no cérebro.
Entenda mais no vídeo abaixo, com o Dr. Renato, médico do Imeb, e continue lendo ao artigo.
Para que serve a cintilografia cerebral?
A cintilografia cerebral serve para:
- Pesquisar demências principalmente o Alzheimer;
- Identificar os focos da epilepsia;
- Confirmar a morte cerebral;
- Confirmar danos cerebrais provocados pelo uso de drogas ilícitas como a cocaína, o crack e a heroína;
- Avaliar tumores cerebrais;
- Identificar doenças neuropsiquiátricas como a esquizofrenia, a depressão e transtornos obsessivos compulsivos;
- Investigar a doença de huntington;
- Fazer o diagnóstico precoce, o controle e a evolução de doenças cerebrais vasculares como o AVC e outros tipos de derrames.
O paciente deve avisar o médico se estiver tomando medicamentos para a ansiedade, depressão ou outros problemas neurológicos.
Para realizar o exame de cintilografia cerebral, o paciente não necessita de ter nenhum cuidado especial ou preparo antes do exame.
▶️ Onde fazer o exame cintilografia renal estática com dmsa em Brasília-DF?
As imagens mostram duas cintilografias cerebrais. Na cintilografia cerebral do lado esquerdo o cérebro está saudável, pois predomina a cor vermelha. Na cintilografia cerebral do lado direito a cor vermelha já não se sobressai, predominando o amarelo e o verde que indicam que o paciente está com depressão.
Saiba mais sobre as indicações, o preparo, como é feito o exame, preço/valor e onde fazer em: Cintilografia Cerebral com TRODAT: informe-se sobre o exame.
Leia também:
Exame Perfusão Cerebral: o que é, para que serve e como é feito.
Vitamina K2: Benefícios e Alimentos