Atenção! Nosso número (61) 3326-0033 está temporariamente indisponível. Estamos atendendo pelo número (61) 3771-3800

mulher com roupa de esportes alongando
Por: Dr. Renato Barra

Dores nas articulações: 10 causas e como evitar

As dores nas articulações podem ser causadas por diversas lesões ou doenças. Independente da origem do problema, elas podem ser bastante incômodas e perdurar por dias. Para tratar as dores nas juntas são usados alguns tipos de mendicamentos e compressas quentes no local.

Além disso, uma dor articular pode acabar gerando outros problemas, como febre não associada a gripe, perda de peso não intencional, e dores muito fortes nessas regiões.

Conheça algumas doenças associadas às dores nas articulações:

1. Artrite

A artrite é uma das inflamações mais comuns que causa a dor articular. Ela pode ser causada por vários motivos, entre elas, pela doença de gota (doença caracterizada pela elevação de ácido úrico no sangue, o que leva a uma inflamação nas articulações) e por infecções.

A artrite mais comum é a artrite reumatoide, uma doença ligada ao sistema imune que faz com que o corpo produza anticorpos que atacam as articulações. Os sintomas mais comuns são rigidez, dores e inflamação nessas regiões.

2. Artrose

Outra doença recorrente é a artrose (também conhecida como osteoartrite), que se caracteriza por uma degeneração da cartilagem causada por sobrecarga desse tecido ao longo dos anos. Ela é mais comum em pessoas a partir dos 50 anos e costuma afetar mais as mãos, a coluna, os joelhos e o quadril.

3. Bursite

Outra causa para as dores nas articulações é a bursite. Trata-se de uma inflamação na Bursa — uma bolsa nos tendões que têm a função de amortecer os atritos. Geralmente, a bursite é causada pelo movimento excessivo das articulações, e o paciente que desenvolve bursite, também pode acabar desenvolvendo a tendinite, que é uma inflamação do tendão.

4. Gota

A gota é um tipo de artrite causada por acúmulo de cristais de ácido úrico nas articulações. Esse ácido é o produto final do metabolismo das purinas (componentes do DNA presente em alguns alimentos e bebidas alcoólicas), e que é eliminado naturalmente pelo sangue.

Entretanto, pessoas que têm hiperuricemia (que nada mais é do que um excesso de ácido úrico no sangue), podem cristalizar e acumular esse ácido nas articulações, caracterizando a gota. Os principais sintomas envolvem dor, inchaço, vermelhidão e aumento do volume (tumefação) das articulaçõe no corpo.

Além dessas doenças, existem inúmeras outras causas que podem levar a uma dor articular, como: gripe, Hepatite A, B ou C, Doença de Lyme, sarampo, caxumba, rubéola e osteomielite.

Agora que você já conhece algumas causas de dores nas articulações, conheça algumas maneiras para evitar ou minimizar problemas nessas regiões. Confira!

Como evitar dores nas articulações?

A principal dica para evitar dores nas articulações é: exercite-se! Embora o uso excessivo e exagerado das articulações seja uma das causas para essas dores, praticar alguma atividade física, movimentar-se e manter os músculos trabalhando, é a forma mais simples de evitar que surjam dores na região.

Se for o caso, adapte os exercícios para serem mais leves, ou para que exijam mais força e resistência, como para quem é atleta, por exemplo. Ainda: o alongamento muscular também é uma alternativa muito útil e que pode ajudar no combate e prevenção de dores nas articulações.

Além da prática de atividade física, existem outras maneiras para evitar dor nas articulações. Conheça as principais:

1. Controle o seu peso

Controlar o peso, com exercícios físicos e dieta equilibrada, ajuda a diminuir a pressão nas articulações. Quando uma pessoa está muito acima do peso (pessoas obesas, principalmente), em muitos casos, ela passa a enfrentar dificuldades até para caminhar, agravando ainda mais as suas articulações.

2. Faça algumas mudanças na sua dieta

Ingerir mais alimentos ricos em cálcio e vitamina D — como leite, ovo, soja, feijão branco, gergelim, carne e frutos do mar —, ajudam a manter a densidade dos ossos e a garantir que eles estejam sempre saudáveis. Além disso, não se esqueça de ingerir bastante água ao longo do dia. Essa hidratação é fundamental para evitar dores nas articulações.

dores nas articulações

3. Movimente-se sempre que puder

Ainda que você faça exercícios regularmente, é muito importante que seu corpo não fique parado por muito tempo. Geralmente quem trabalha muito tempo sentado, tem maiores chances de sentir alguma dor nas articulações. Por isso, lembre-se sempre de tirar um intervalo para caminhar e exercitar as pernas.

Já quem trabalha por muito tempo em pé, ou mesmo quem usa salto alto diariamente, pode sentir que suas pernas e pés precisam de descanso. Isso acontece porque praticamente todo o peso do corpo se concentra na região dos pés e dos dedos, sobrecarregando algumas articulações.

4. Faça mais alongamentos

Se você já possui o hábito de se alongar antes e depois de realizar alguma atividade física, ótimo! Mas para quem trabalha por muito tempo na mesma posição, recomenda-se que reservem alguns minutos ao longo do dia para alongar o corpo com maior frequência.

Alongamentos simples, feitos mesmo sem se levantar da mesa, podem ser realizados para manter o corpo flexível e garantindo que o sangue circule completamente pelo corpo.

O que fazer para aliviar dores nas articulações?

Muitos tipos de remédios e medicamentos podem ser usados para aliviar a dor nas articulações. A maioria é relativamente segura, mas nenhum medicamento é totalmente isento de efeitos colaterais. Converse portanto com seu médico e evite se automedicar.

Medicamentos de venda livre para a dor, como paracetamol (Tylenol, outros), ibuprofeno (Advil, Motrin IB, outros) ou naproxeno sódico podem ajudar a aliviar a dor e problemas nas articulações.

Creme contendo capsaicina pode ser aplicado na pele sobre a articulação que está dolorida para aliviar a dor. Use sozinho ou juntamente com medicação oral.

Lembre-se de consultar seu médico se os medicamentos de venda livre não aliviarem sua dor.

Gostou do artigo?

Ebook

Conheça a unidade Buriti

Edifício Buriti

SCLN 116 Bloco H loja 33, Edifício Buriti – Térreo Brasília- DF – CEP: 70710-100

Artigos Recomendados

Ronco excessivo pode ser sinal de apneia do sono? Quando investigar

Como a inteligência artificial está revolucionando os exames de imagem?

Palpitações no coração: ansiedade ou sinal de problema cardíaco?

Palpitações no coração: ansiedade ou sinal de problema cardíaco?