Alimentação e atividade física: o combo que preserva sua saúde

mulher sorrindo de braços abertos

O exercício físico associado a uma dieta saudável traz uma série de benefícios, tanto para o seu organismo quanto para a sua vida como um todo. Atividades físicas melhoram a circulação sanguínea, aumentam a disposição, diminuem o estresse do dia a dia, auxiliam na perda de peso, entre outros fatores.

Além disso, a combinação dos dois juntos contribui para o sucesso na manutenção da massa magra e na redução de gordura presente no corpo, pode prevenir contra diversos tipos de doenças e aumentar sua qualidade de vida.

Acompanhe a leitura e entenda melhor!

Alimentação e Atividade física: um forte componente na prevenção de doenças

Uma dieta rica em frutas variadas, verduras e legumes garante que componentes importantes estejam presentes, principalmente aqueles que são ótimos aliados na prevenção de doenças.

É o caso dos ácidos graxos ômega 3, por exemplo — presentes em alimentos como peixes gordurosos, óleos de peixe e semente de linhaça — que estão associados à prevenção e ao tratamento de doenças cardíacas, derrame, lúpus, diabetes, doenças intestinais inflamatórias, artrite, e cânceres de cólon, mama e próstata.

Já a proteína de soja — presente em alimentos à base de soja, como grãos de soja, tofu e bebidas de soja — tem se mostrado muito benéfica na redução dos níveis de colesterol no sangue. Um outro componente é a luteína — espécie de antioxidante presente em ovos, milho, espinafre, kiwi, laranja, brócolis e acelga —, que tem sido relacionada à redução da degeneração macular relacionada ao envelhecimento, principal causa da perda de visão em pessoas idosas.

Para uma boa ingestão de alimentos saudáveis que, combinados, são fortes combatentes de doenças, considere fazer uma avaliação com um nutricionista para que ele te passe uma dieta personalizada, de acordo com o seu organismo, seus gostos e estilo de vida, ok?

Quanto à prática de atividade física, é consenso que sua prática sistemática previne e reabilita pacientes de diferentes tipos de doenças, sejam essas cardiovasculares, endócrino-metabólicas, crônico-degenerativas, do sistema osteomuscular, e ainda doenças da esfera psíquica, como a depressão e a ansiedade.

Praticar exercícios também melhora a sensibilidade à insulina em indivíduos saudáveis, em obesos não-diabéticos e em diabéticos dos tipos I e II. Além disso, previne o aumento da pressão arterial associado à idade, melhora a saúde da pele, aumenta a qualidade de vida e impulsiona a longevidade.

De modo geral, pode-se dizer que os benefícios trazidos com a prática de atividades físicas, complementam a dieta e tornam a rotina mais saudável, na medida em que se nota um ganho na sensação de bem estar, disposição e energia.

É possível até fazer algumas mudanças na rotina para manter o corpo em movimento, como: fazer caminhadas a pé até o trabalho, trocar o elevador pelas escadas, trocar o carro ou transporte público pela bicicleta, passear com o cachorro diariamente, cuidar do jardim, entre outras atividades.

Assista ao vídeo:

5 Dicas para Prevenir Doenças do Coração

Especificamente sobre a prevenção do câncer, o combo alimentação e atividade física também é um forte componente para esse processo. Continue a leitura e saiba porquê.

Prevenção do câncer por meio de uma rotina de vida saudável

Segundo um estudo publicado pela JAMA Internal Medicine, o risco de desenvolver câncer é menor em pessoas que praticam regularmente alguma atividade física.

A partir de uma análise envolvendo 1,4 milhão de participantes durante onze anos de pesquisa, foi constatado que praticar exercícios físicos diminuem o risco de desenvolver 13 tipos de câncer, quais sejam: câncer de esófago (42% menor risco), fígado (27%), pulmonar (26%), rim (23%), estômago (22%), câncer de endométrio (21%), leucemia mieloide (20%), mieloma (17%), cólon (16%), cabeça e pescoço (15%), retal (13%), bexiga (13%), e de mama (10%).

Os pesquisadores responsáveis por esse estudo alertam, no entanto, que os resultados observados podem ser afetados por fatores como dieta e consumo de tabaco. Esse é mais um motivo que explica a importância de aliar hábitos saudáveis com a prática de exercícios.

Leia também:

Por que manter uma alimentação saudável ajuda a prevenir o câncer ?

No vídeo abaixo, o Dr. Renato, do IMEB, explica um pouco mais sobre a relação da prática da atividade física com o câncer. Confira:

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