Principais vantagens de adotar um estilo de vida saudável

mulher sorrindo de braços abertos

De modo geral, todo mundo já tem uma certa consciência do quão importante é adotar um estilo de vida saudável. Entretanto, nem todo mundo sabe ao certo quais os reais benefícios disso para a vida.

Neste artigo, elencamos as principais vantagens que você pode ter ao alterar alguns hábitos diários na sua vida. Explicamos com detalhes, por exemplo, porque você deve consumir mais alimentos com ômega 3, e manter uma prática regular de atividade física ao longo da semana. Acompanhe!

Melhora a saúde e a qualidade de vida como um todo

Um estilo de vida saudável requer, principalmente, que sejam seguidos dois hábitos fundamentais: uma dieta equilibrada e a prática regular de atividades física.

Praticar algum exercício físico regularmente (como caminhar, correr, ir à academia, fazer natação, dentre outros), melhora a circulação sanguínea do corpo, além de auxiliar na perda de peso, aumentar a sua disposição para realizar as tarefas do dia a dia e diminuir o estresse.

Além disso, a combinação dieta e atividade fisica contribui para o sucesso na manutenção da massa magra e na redução de gordura presente no corpo.

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Previne doenças sérias, como as cardíacas, o derrame e a diabetes

Quando você adota uma dieta rica em frutas variadas, verduras e legumes, você garante que componentes importantes estejam presentes no seu organismo, principalmente aqueles que são ótimos aliados na prevenção de doenças.

É o caso dos ácidos graxos ômega 3, por exemplo, presentes em alimentos como peixes gordurosos, óleos de peixe e semente de linhaça. Os ácidos graxos ômega 3 estão associados à prevenção e ao tratamento de doenças cardíacas (como o ataque cardíaco), derrame, lúpus, diabetes, doenças intestinais inflamatórias, artrite, e cânceres de cólon, mama e próstata.

Já a proteína de soja — presente em alimentos à base de soja, como grãos de soja, tofu e bebidas de soja —, tem se mostrado muito benéfica na redução dos níveis de colesterol no sangue. Um outro componente é a luteína — espécie de antioxidante presente em ovos, milho, espinafre, kiwi, laranja, brócolis e acelga —, que tem sido relacionada à redução da degeneração macular relacionada ao envelhecimento, principal causa da perda de visão em pessoas idosas.

Considerando a variedade de alimentos presentes na natureza e que têm potencial para prevenir e até tratar diversos problemas e doenças, adotar um estilo de vida saudável significa, portanto, variar o seu cardápio sempre que possível e diminuir os alimentos gordurosos que você consome no dia a dia.

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Ajuda na reabilitação de pacientes

Especificamente a prática sistemática de atividades físicas (como uma caminhada de 30 minutos todos os dias no parque, por exemplo), pode prevenir e ajudar na reabilitação de pacientes de diferentes tipos de doenças, sejam essas cardiovasculares, endócrino-metabólicas, crônico-degenerativas, do sistema osteomuscular; ou doenças da esfera psíquica, como a depressão e a ansiedade.

Praticar exercícios também melhora a sensibilidade à insulina em indivíduos saudáveis, em obesos não-diabéticos e em diabéticos dos tipos I e II. Além disso, previne o aumento da pressão arterial associado à idade, melhora a saúde da pele, aumenta a qualidade de vida e impulsiona a longevidade.

De modo geral, pode-se dizer que os benefícios trazidos com a prática de atividades físicas, complementam a dieta e tornam a rotina mais saudável, na medida em que se nota um ganho na sensação de bem estar, disposição e energia.

Assista ao vídeo:

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Previne o câncer e ajuda os pacientes em tratamento

Segundo um estudo publicado pela JAMA Internal Medicine, o risco de desenvolver câncer é menor em pessoas que praticam regularmente alguma atividade física.

A partir de uma análise envolvendo 1,4 milhão de participantes durante onze anos de pesquisa, foi constatado que praticar exercícios físicos diminuem o risco de desenvolver 13 tipos de câncer, quais sejam: câncer de esófago (42% menor risco), fígado (27%), pulmonar (26%), rim (23%), estômago (22%), câncer de endométrio (21%), leucemia mieloide (20%), mieloma (17%), cólon (16%), cabeça e pescoço (15%), retal (13%), bexiga (13%), e de mama (10%).

Além disso, um estilo de vida saudável ajuda aqueles pacientes que estão passando por tratamento. Uma dieta rica em nutrientes, por exemplo, fortalece o corpo para que ele supere com mais rapidez os efeitos colaterais, principalmente quando se faz necessário uma alta dosagem de medicamentos fortes para tratar o câncer.

No vídeo abaixo, o Dr. Renato, do IMEB, explica um pouco mais sobre a relação da prática da atividade física com o câncer. Confira:

O que é necessário para obter um estilo de vida saudável?

Você não precisa de mudanças radicais na sua rotina para ter um estilo de vida mais saudável. De modo geral, basta que você inclua alguma atividade física, e procure praticá-la de 3 a 5 vezes por semana.

Uma dica: escolha algo prazeroso, de acordo com os seus gostos: seja um esporte, uma luta marcial, uma dança, andar de bicicleta, caminhar, dentre outras possibilidades. Se possível, conte com a ajuda de um profissional de educação física para que ele prepare um treino adequado às suas necessidades e ao seu condicionamento físico.

Quanto à dieta, a não ser em casos de restrições médicas, você também não precisa deixar de comer completamente aqueles alimentos mais gordurosos. De modo geral, procure consumi-los com consciência e equilíbrio, sempre priorizando uma rotina de alimentação rica em frutas, verduras e legumes.

Ah, mais uma coisa: vida saudável também significa verificar constantemente a sua saúde. Por mais que adotemos uma rotina saudável de atividades e dietas ricas em nutrientes, é muito importante se consultar com um médico de forma regular, para que você garanta que tudo esteja correndo bem com o seu corpo, e que, caso não esteja, o problema seja identificado e tratado de forma precoce.

Por isso, inclua na sua vida a prática de realizar um check up anual da sua saúde como um todo. Caso tenha dúvidas de como o check up é realizado, basta clicar no link a seguir para acessar nosso outro artigo sobre o assunto!

Já programou seu check-up anual?

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