Dia Mundial da Saúde: 4 passos para uma vida saudável

casal fazendo piquenique ao ar livre

No mundo corrido em que vivemos hoje, pode ser difícil cuidar da saúde às vezes, não é mesmo? Mas saiba que é muito importante parar de vez em quando para verificar como anda a sua saúde e adotar hábitos saudáveis diários para manter o seu corpo sempre funcionando bem.

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, separamos 4 passos para que você tenha uma melhor qualidade de vida e seja mais feliz. Acompanhe!

1. Tenha uma alimentação saudável

O primeiro passo para ter uma vida saudável, e que deve te acompanhar durante toda a sua vida, é manter uma boa alimentação. Além dela te proporcionar mais energia e manter o organismo funcionando bem, uma dieta equilibrada também pode prevenir muitas doenças, desde as mais comuns até as mais graves, como o câncer.

Recomenda-se que os alimentos altamente calóricos e saturados sejam reduzidos, dando prioridade para comidas in natura, ou minimamente processados. Procure ter um cardápio variado e colorido sempre que possível, com ingestão de muitas frutas, verduras e legumes ao longo da semana.

E lembre-se: beber muita água também faz parte de uma boa alimentação! Ainda, mastigue devagar os alimentos e procure não assistir TV ou mexer no celular enquanto come. O motivo? Seu cérebro processa melhor a digestão e traz uma maior sensação de saciedade, evitando que você sinta fome logo depois.

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2. Pratique atividades físicas regularmente

A prática regular de atividades físicas também deve fazer parte da sua rotina durante toda a sua vida. Além de ser uma ótima estratégia para combater o sedentarismo, a atividade física traz uma série de benefícios para o praticante, como: melhora na circulação sanguínea, fortalecimento do sistema imunológico, aumento do metabolismo, perda de peso, e ainda a prevenção e o combate de diversas doenças, como as cardíacas.

Escolha uma atividade que você goste e que combina mais com seu estilo. Fazer uma caminhada, correr no parque, praticar natação, boxe, musculação, pular corda, são algumas das várias opções de atividades que têm um alto impacto positivo na saúde do seu corpo e até da mente.

Estudos comprovam também que a prática de exercícios físicos, principalmente após longas horas de estudo ou de trabalho, melhoram a retenção do aprendizado, reduzem o estresse, e ainda ajuda a pessoa a ter novas ideias, estimulando a sua criatividade.

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Alimentação e atividade física: o combo que preserva sua saúde

3. Cuide da sua saúde mental

Praticar exercícios físicos regularmente também pode ajudar a prevenir e tratar doenças psíquicas, como a depressão e a ansiedade. É uma forma eficaz de se manter ocupado, útil e ativo, uma vez que essas doenças podem reduzir a atuação dos neurotransmissores do cérebro, resultando em quadros de tristeza profunda, perda de apetite, alterações no ciclo de sono, baixa autoestima e até em pensamentos suicidas.

As doenças mentais são vistas hoje como o mal do século, já atingindo 10% da população em todo o mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a depressão será a doença mais incapacitante do planeta até 2020. Já no Brasil, cerca de 6% da população sofre com esse problema, o que corresponde a um total de 11,5 milhões de pessoas.

Um fator comum que está associado às doenças psíquicas é o estresse causado pela rotina agitada dos dias de hoje. Por isso, é muito importante que seja dada uma atenção especial à saúde mental.

Procure ajuda de um psicólogo caso sinta algum sintoma que indique um possível quadro depressivo, para que a causa seja identificada e tratada da forma correta. E evite também que essas doenças apareçam: faça mais atividade prazerosas, alimente-se, durma por pelo menos 7 horas diariamente, e evite se estressar por coisas desnecessárias.

4. Realize exames preventivos periodicamente

Para ter uma vida saudável a longo prazo, é muito importante realizar exames preventivos periodicamente. É por meio deles que você pode verificar se todo o seu corpo está em bom estado e funcionando bem.

Os exames mais comuns e que, em geral, todos podem fazer a partir dos 20 anos, são:

  • Exames de Colesterol, Hemograma e Glicemia;
  • Teste ergométrico para o coração;
  • Exame de Ácido Úrico para medição do metabolismo;
  • Exames de fezes e urina

Importante: mulheres precisam tomar um cuidado especial, pois precisam realizar alguns exames específicos. Exames como Papanicolau, Ultrassonografia pélvica e Ultrassom das Mamas são alguns dos exames que, de modo geral, toda mulher deve fazer anualmente.

Quer saber mais? Então leia o artigo: 6 exames que toda mulher deve fazer anualmente

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