Dores nas articulações: causas e o que pode ser? - IMEB

Dores nas articulações: causas e o que pode ser?

Já sentiu dores nas articulações? As articulações, também chamadas de juntas, são regiões que unem dois ou mais ossos do corpo. São estruturas complexas que incluem, além das extremidades ósseas: cartilagem, membrana sinovial, ligamentos, tendões e bursas.

Elas compõem o sistema articular e têm a importante função de manter os ossos juntos para possibilitar que o esqueleto se movimente. Como as articulações estão em constante movimento, é muito comum que ocorram dores nessa região.

Continue lendo o artigo para saber mais sobre dores nas articulações e sobre como evitá-los da forma correta. Acompanhe!

dores nas articulações

Quais doenças causam dores nas articulações?

As dores nas articulações podem ser causadas por diversas lesões ou doenças. Independente da origem do problema, elas podem ser bastante incômodas e perdurar por dias se não for tratada.

Além disso, uma dor articular pode acabar gerando outros problemas, como febre não associada a gripe, perda de peso não intencional, e dores muito fortes nessas regiões.

Conheça algumas doenças associadas às dores articulares:

1. Artrite

A artrite é uma das inflamações mais comuns que causa a dor articular. Ela pode ser causada por vários motivos, entre elas, pela doença de gota (doença caracterizada pela elevação de ácido úrico no sangue, o que leva a uma inflamação nas articulações) e por infecções. A artrite mais comum é a artrite reumatoide, uma doença ligada ao sistema imune que faz com que o corpo produza anticorpos que atacam as articulações. Os sintomas mais comuns são rigidez, dores e inflamação nessas regiões.

2. Artrose

Outra doença recorrente é a artrose (também conhecida como osteoartrite), que se caracteriza por uma degeneração da cartilagem causada por sobrecarga desse tecido ao longo dos anos. Ela é mais comum em pessoas a partir dos 50 anos e costuma afetar mais as mãos, a coluna, os joelhos e o quadril.

3. Bursite

Outra causa para as dores nas articulações é a bursite. Trata-se de uma inflamação na Bursa — uma bolsa nos tendões que têm a função de amortecer os atritos. Geralmente, a bursite é causada pelo movimento excessivo das articulações, e o paciente que desenvolve bursite, também pode acabar desenvolvendo a tendinite, que é uma inflamação do tendão.

4. Gota

A gota é um tipo de artrite causada por acúmulo de cristais de ácido úrico nas articulações. Esse ácido é o produto final do metabolismo das purinas (componentes do DNA presente em alguns alimentos e bebidas alcoólicas), e que é eliminado naturalmente pelo sangue.

Entretanto, pessoas que têm hiperuricemia (que nada mais é do que um excesso de ácido úrico no sangue), podem cristalizar e acumular esse ácido nas articulações, caracterizando a gota. Os principais sintomas envolvem dor, inchaço, vermelhidão e aumento do volume (tumefação) das articulaçõe no corpo.

Leia também: Dores nos ossos: 6 sinais de alerta

Além dessas doenças, existem inúmeras outras causas que podem levar a uma dor articular, como: gripe, Hepatite A, B ou C, Doença de Lyme, sarampo, caxumba, rubéola e osteomielite.

dores nas articulações

Agora que você já conhece algumas causas de dores nas articulações, conheça algumas maneiras para evitar ou minimizar problemas nessas regiões. Confira!

Como evitar dores nas articulações?

A principal dica para evitar dores nas articulações é: exercite-se! Embora o uso excessivo e exagerado das articulações seja uma das causas para essas dores, praticar alguma atividade física, movimentar-se e manter os músculos trabalhando, é a forma mais simples de evitar que surjam dores na região.

Se for o caso, adapte os exercícios para serem mais leves, ou para que exijam mais força e resistência, como para quem é atleta, por exemplo. Ainda: o alongamento muscular também é uma alternativa muito útil e que pode ajudar no combate e prevenção de dores nas articulações.

Além da prática de atividade física, existem outras maneiras para evitar dor nas articulações. Conheça as principais:

1. Controle o seu peso

Controlar o peso, com exercícios físicos e dieta equilibrada, ajuda a diminuir a pressão nas articulações. Quando uma pessoa está muito acima do peso (pessoas obesas, principalmente), em muitos casos, ela passa a enfrentar dificuldades até para caminhar, agravando ainda mais as suas articulações.

2. Faça algumas mudanças na sua dieta

Ingerir mais alimentos ricos em cálcio e vitamina D — como leite, ovo, soja, feijão branco, gergelim, carne e frutos do mar —, ajudam a manter a densidade dos ossos e a garantir que eles estejam sempre saudáveis. Além disso, não se esqueça de ingerir bastante água ao longo do dia. Essa hidratação é fundamental para evitar dores nas articulações.

dores nas articulações

3. Movimente-se sempre que puder

Ainda que você faça exercícios regularmente, é muito importante que seu corpo não fique parado por muito tempo. Geralmente quem trabalha muito tempo sentado, tem maiores chances de sentir alguma dor nas articulações. Por isso, lembre-se sempre de tirar um intervalo para caminhar e exercitar as pernas.

Já quem trabalha por muito tempo em pé, ou mesmo quem usa salto alto diariamente, pode sentir que suas pernas e pés precisam de descanso. Isso acontece porque praticamente todo o peso do corpo se concentra na região dos pés e dos dedos, sobrecarregando algumas articulações.

4. Faça mais alongamentos

Se você já possui o hábito de se alongar antes e depois de realizar alguma atividade física, ótimo! Mas para quem trabalha por muito tempo na mesma posição, recomenda-se que reservem alguns minutos ao longo do dia para alongar o corpo com maior frequência.

Alongamentos simples, feitos mesmo sem se levantar da mesa, podem ser realizados para manter o corpo flexível e garantindo que o sangue circule completamente pelo corpo.

O que fazer para aliviar dores nas articulações?

Muitos tipos de remédios e medicamentos podem ser usados para aliviar a dor nas articulações. A maioria é relativamente segura, mas nenhum medicamento é totalmente isento de efeitos colaterais. Converse portanto com seu médico e evite se automedicar.

Medicamentos de venda livre para a dor, como paracetamol (Tylenol, outros), ibuprofeno (Advil, Motrin IB, outros) ou naproxeno sódico podem ajudar a aliviar a dor e problemas nas articulações.

Creme contendo capsaicina pode ser aplicado na pele sobre a articulação que está dolorida para aliviar a dor. Use sozinho ou juntamente com medicação oral.

Lembre-se de consultar seu médico se os medicamentos de venda livre não aliviarem sua dor.

Gostou do artigo?

Então leia também:

Como tratar a osteoporose?

6 sinais de alerta para problemas nos ossos

Marque-Exame-IMEB

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Saúde dos Ossos

1 de setembro de 2020

Conteúdos Relacionados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas