Depressão pós-férias: como voltar à rotina! - IMEB

Depressão pós-férias: como voltar à rotina!

Para muitas pessoas, o fim do período de férias traz consigo um sentimento de tristeza, e a maioria das pessoas fica com um gostinho de “quero mais”, o que torna a volta à rotina um processo mais difícil.

Mas para uma parcela importante da população, esse sentimento é ainda mais intenso. A dificuldade para retornar à vida normal levada antes das férias gera sintomas físicos, emocionais e comportamentais, o que pode afetar a produtividade e até a saúde.

Essa condição tem nome: depressão pós-férias!

Neste artigo, você vai entender melhor o que é isso e descobrir maneiras de voltar à rotina de forma menos estressante.

Acompanhe!

O que é depressão pós-férias?

A depressão pós-férias é um conjunto de sinais e sintomas que costumam afetar diversas pessoas no retorno ao trabalho. 

Essa condição não está relacionada a alguma doença ou problema psicológico, mas tem origem na relação da pessoa com seu trabalho, como insatisfações na rotina, como a falta de possibilidade de crescimento ou de aperfeiçoamento profissional, ou ainda por ter de atuar em áreas com as quais não se identifica.

Da mesma forma, conflitos interpessoais também podem ser a causa da depressão pós-férias, como relacionamento difícil com chefes e colegas de trabalho.

Diferentemente de um momento melancólico, que é comum sentir após voltar das férias, a sensação de depressão pós-férias costuma perdurar por semanas após a volta, sendo acompanhada por uma série de sintomas que interferem na produtividade do profissional.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo ISMA-BR (International Stress Management Association no Brasil), a depressão pós-férias afeta 23% dos profissionais no país.

Os sintomas costumam ser físicos, emocionais e comportamentais, sendo os principais:

  • Físicos: dores musculares e de cabeça, cansaço, insônia e problemas gastrintestinais, como diarréia e gastrite.
  • Emocionais: angústia, ansiedade, culpa e raiva.
  • Comportamentais: uso de medicamentos/drogas, consumo bebidas alcoólicas, consumo de comidas mais calóricas e aumento do tabagismo.

Enquanto os sintomas físicos e emocionais afetam a rotina da pessoa acometida pela depressão pós-férias, os sintomas comportamentais costumam ser um pretexto para combater o estresse e o sofrimento.

No entanto, existem algumas estratégias que podem ser utilizadas para diminuir o impacto do retorno ao trabalho e, consequentemente, evitar que a pessoa sinta-se assim, como veremos mais adiante.

A forma tradicional da depressão é um quadro mais grave e duradouro, exigindo ajuda médica. Saiba mais sobre ela e como tratá-la, neste artigo!

Como voltar à rotina após as férias?

Vamos ver algumas dicas simples que podem ajudar para que a volta à rotina seja um processo menos estressante.

1. Volte ao ritmo normal antes que as férias acabem

À medida que as férias vão chegando ao fim, tente voltar ao ritmo anterior ao período de descanso. Dessa forma, o impacto da transição entre as férias e a volta ao trabalho tende a ser menor.

Isso significa regular os horários de dormir e acordar, assim como o momento das refeições. Essa é uma maneira eficaz de fazer com que o corpo e mente possam se reacostumar com o dia a dia do trabalho.

No mesmo sentido, é importante evitar que a volta da viagem de férias seja marcada para uma data muito próxima do retorno à empresa. Assim, você diminui o choque da mudança entre o período de férias e a volta à rotina.

2. Organize suas tarefas antes de sair de férias

De nada adianta sair para as férias e passar todo o tempo preocupado com tarefas que ficaram pendentes ou desorganizadas.

Por isso, o melhor a fazer é se organizar no trabalho para que nada de importante fique para trás antes das férias.

Da mesma forma, planejar os projetos e ações sobre as quais você irá trabalhar no retorno à empresa é fundamental para voltar com todo o gás.

Síndrome de Burnout: causas, diagnóstico e como tratar. Saiba tudo neste outro artigo!

3. Tenha calma e não antecipe problemas

Na ansiedade para resolver certas demandas, muitas pessoas acabam realizando tarefas de trabalho durante as férias, o que aumenta muito o estresse. Lembre-se que as férias são o momento ideal para relaxar.

Da mesma forma, tentar resolver todas as tarefas ao mesmo tempo na volta à rotina fatalmente causará o mesmo efeito. Por isso, tenha calma durante e após as férias.

O equilíbrio é sempre o melhor caminho.

Será que seu corpo está pedindo uma pausa? Confira neste artigo 8 sinais de que você pode estar em estresse excessivo!

4. Planeje suas próximas férias

Ainda que as férias tenham acabado de terminar, uma boa dica para voltar à rotina e superar o estresse da volta ao trabalho é planejar as próximas férias.

Isso mesmo!

Esse planejamento te ajuda a pensar no futuro e tirar o foco do passado, ou seja, da saudade pelas férias que passaram.

5. Procure ajuda de um profissional especializado

É importante ressaltar que a depressão sentida no retorno ao trabalho não deve ser encarada como.

Como vimos anteriormente, quase um quarto da população brasileira sofre dessa condição.

Por isso, em casos de estresse excessivo, tanto físico quanto emocional, ou mesmo  mal-estar contínuo, pode ser necessário buscar ajuda especializada com psicólogo(a).

IMEB: sua saúde é nossa prioridade

Como vimos no artigo, a depressão pós-férias é real e atinge uma parcela significativa da população. Mas com algumas medidas preventivas, como as que apresentamos acima, é possível minimizar os efeitos dessa condição e tornar a volta à rotina de trabalho menos estressante e dolorosa.

Aqui no IMEB, nossa preocupação é com o bem-estar e saúde das pessoas. E fazemos isso por meio da prestação do melhor serviço, assim como oferecendo conteúdos informativos úteis e sempre gratuitos.

No link abaixo, você pode conferir outros materiais gratuitos sobre saúde e bem-estar produzidos pelo IMEB. Clique no botão para acessar!

CONTEÚDOS GRATUITOS!

Somos especialistas em exames de diagnóstico por imagem e oferecemos aos nossos pacientes as mais modernas tecnologias, além de um time de profissionais experientes e atenciosos, para que você tenha sempre o diagnóstico mais seguro e confiável.

Caso você esteja em Brasília ou no Entorno e tenha exames de imagem solicitados, agende seu exame agora mesmo!

QUERO AGENDAR MEUS EXAMES NO IMEB 

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Saúde Mental

14 de janeiro de 2022

Conteúdos Relacionados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas