Dia do Médico: por que o IMEB é um grande parceiro | IMEB

Dia do Médico: por que o IMEB é um grande parceiro

No Dia do Médico, celebramos não apenas a dedicação e o comprometimento desses profissionais indispensáveis a todos, mas também a importância de parcerias sólidas que auxiliam no cuidado e no bem-estar dos pacientes. 

Nesse sentido, o IMEB – Imagens Médicas de Brasília tem trabalhado há 35 anos para se firmar, cada vez mais, como uma clínica de diagnóstico por imagem na qual médicos, das mais variadas especialidades, podem confiar. 

Afinal, um diagnóstico preciso – e sempre confiável – é o alicerce de um tratamento eficaz, e o IMEB sabe disso. Continue a leitura para saber mais dessa parceria! 

Dia do Médico: a importância dessa data!

Casal de médicos sorrindo.

No dia 18 de outubro é celebrado o Dia do Médico, data escolhida em alusão ao Dia de São Lucas, padroeiro dos médicos e cirurgiões. A homenagem ressalta a importância desse profissional no cuidado da saúde das pessoas. 

Ao mesmo tempo em que as tecnologias avançam – o que é hoje um importante aliado ao exercício da medicina – também avançam os desafios a esses profissionais, como:

  • ​​Carga de trabalho intensa: médicos frequentemente enfrentam uma carga de trabalho excessiva, com longas horas de trabalho e plantões noturnos, o que pode levar ao esgotamento.
  • Mudanças tecnológicas: a rápida evolução da tecnologia médica exige que os médicos estejam constantemente atualizados para utilizar novas ferramentas e técnicas, o que requer ainda mais investimento de tempo, recursos financeiros e sacrifícios pessoais.
  • Papéis diversificados: profissionais de saúde atualmente desempenham papéis que vão além do atendimento direto ao paciente, como gerenciamento de registros médicos, aspectos administrativos e conformidade regulatória.
  • Custos de assistência médica: os altos custos da assistência médica e a pressão para conter despesas podem afetar a capacidade dos médicos de fornecer cuidados de alta qualidade. Além disso, os baixos retornos financeiros de convênios médicos trazem ainda mais desafios para esses profissionais.
  • Responsabilidade legal e médica: profissionais da medicina enfrentam a possibilidade de litígios e são frequentemente responsabilizados por erros médicos – muitas vezes injustificados – o que pode gerar um ambiente de trabalho de alto estresse.
  • Regulamentações e burocracia: as regulamentações e a burocracia associadas ao sistema de saúde podem consumir tempo e recursos valiosos, muitas vezes à custa do atendimento ao paciente.
  • Problemas de saúde mental: médicos(as) enfrentam altas taxas de estresse e problemas de saúde mental devido à natureza desafiadora e emocionalmente exigente do trabalho.
  • Escassez de profissionais: em grande parte do país, existe uma escassez de médicos(as), o que aumenta a carga de trabalho daqueles que estão disponíveis.

Os médicos desempenham um papel fundamental na sociedade, e o Dia do Médico é uma ocasião para destacar sua dedicação e contribuição para o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas. 

Por que o IMEB é um grande parceiro dos médicos?

Dois médicos se cumprimentando.

A melhor forma como o IMEB pode valorizar e prestigiar o trabalho médico é dar a esses profissionais as melhores condições possíveis de diagnóstico e tratamento de seus pacientes. Confira algumas formas como fazemos isso:

1. Laudos precisos e confiáveis

O IMEB conta com um corpo de profissionais experientes e mantém um alto padrão de qualidade no atendimento. Essa expertise e compromisso se apresentam na excelência na emissão de laudos, que proporcionam aos médicos uma base sólida e segura para suas condutas e propostas de tratamentos

Ao contar com o suporte do IMEB, os médicos podem confiar em diagnósticos e avaliações que são fundamentais para a saúde e bem-estar dos pacientes, aumentando assim a eficácia e segurança no diagnóstico. 

2. Tecnologia de ponta

Equipamentos modernos de saúde são vitais para um bom diagnóstico. Nesse sentido, no Dia do Médico e em todos os outros, esse profissional pode contar com aparelhos de ponta em diagnóstico por imagem e medicina nuclear, a exemplo da tomossíntese mamária e da elastografia hepática; exames ainda pouco disponíveis, mas que o IMEB oferece já há alguns, trazendo melhores possibilidades investigativas para os profissionais.

3. Residência médica em medicina nuclear 

O IMEB conta com o Programa de Residência Médica em Medicina Nuclear, uma iniciativa que representa uma oportunidade única para médicos interessados em aprofundar seus conhecimentos em uma das áreas mais desafiadoras e inovadoras da medicina.

O programa tem como objetivo central a formação de médicos especialistas em Medicina Nuclear, proporcionando-lhes um amplo conhecimento tanto prático quanto teórico em procedimentos diagnósticos e terapêuticos que envolvem o uso de radioisótopos.

O diferencial do programa de residência do IMEB não está apenas na sua abordagem prática, mas também no estímulo à produção científica. Os residentes têm a oportunidade de trabalhar lado a lado com profissionais especializados na área.

4. Facilidade de acesso

Com a aceitação de mais de 70 convênios e a presença de 8 unidades espalhadas pelo Distrito Federal, o IMEB garante fácil acesso para os pacientes. Isso não apenas simplifica o processo de encaminhamento e agendamento de exames, mas também amplia a acessibilidade dos serviços médicos.

Essa ampla rede de unidades estrategicamente distribuídas e esse enorme leque de convênios aceitos fortalece a parceria entre o IMEB e os profissionais da medicina, facilitando o atendimento de qualidade aos pacientes.

5. Indicadores de qualidade

Outra forma como o IMEB busca reforçar a confiança dos profissionais da área médica em seu trabalho é o esforço da clínica por estar sempre em sintonia com as melhores práticas do setor, o que é reconhecido por certificações de qualidade. 

Em abril de 2019, a clínica recebeu a recomendação oficial de manutenção das certificações ISO 9001:2015 e acreditação com excelência – Nível 3, pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). 

IMEB acreditação ONA

Esse reconhecimento foi obtido após uma avaliação minuciosa realizada pela equipe de avaliadores do DNV GL do Brasil, e é um testemunho da dedicação contínua do IMEB à qualidade. 

6. Referência exames medicina nuclear

O IMEB é reconhecido como uma referência em medicina nuclear. Com uma experiência de 35 anos no mercado, a clínica consolidou sua posição como protagonista, sobretudo pelo compromisso contínuo com a excelência em diagnóstico médico.

A clínica investe em equipamentos de alta tecnologia, garantindo a obtenção de diagnósticos precisos e confiáveis para o tratamento dos pacientes. Um exemplo disso é a aquisição do primeiro equipamento de Imagem Molecular de Mama lançado, para a realização de exames de Cintilografia Mamária de Alta Resolução, permitindo a detecção precoce do câncer de mama.

—————————————–

Por esses e outros fatores que, no Dia do Médico e nos outros dias do ano, o IMEB é a garantia de um diagnóstico preciso e atendimento cuidadoso. 

Saiba mais sobre o IMEB acessando nosso site.

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Notícias

17 de outubro de 2023

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recomendados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas