Apesar de ser considerado um vilão pela maioria das pessoas, o colesterol é muito importante para nosso organismo, já que participa do processo de produção de hormônios e outras substâncias importantes, além de ser componente estrutural das membranas celulares.
No entanto, quando há um desequilíbrio nos níveis de colesterol “bom” e “ruim”, pode ser o gatilho para doenças cardiovasculares que, atualmente, são as patologias que mais matam no Brasil e no mundo.
Assim, aproveitando o Dia Nacional do Combate ao Colesterol, celebrado neste mês, apresentamos a você os principais exames para diagnóstico e tratamento dos problemas cardiovasculares.
Acompanhe!
Dia Nacional do Combate ao Colesterol
No dia 08 de agosto foi celebrado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. Este é um problema que gera preocupação em autoridades de saúde do mundo inteiro, afinal, as doenças cardiovasculares – como infarto e AVC (acidente vascular cerebral) – relacionadas ao colesterol alto estão entre as principais causas de morte atualmente.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), só nos Estados Unidos mais de um milhão de pessoas morrem por ano em decorrência do infarto agudo do miocárdio. O Brasil não fica muito atrás. Ainda de acordo com a SBC, estima-se que morram de 300 a 400 mil brasileiros por ano de doenças cardiovasculares, fazendo com que essa seja a primeira causa de morte no país.
Além disso, cerca de 40% dos adultos no Brasil têm diagnóstico de colesterol alto, o que representa aproximadamente 64 milhões de pessoas.
Má alimentação como principal fator de risco
Entre os principais fatores de risco para a elevação do colesterol, encontram-se o histórico familiar, sedentarismo e, principalmente, alimentação inadequada.
Pensando nisso, o Ministério da Saúde elaborou um material de orientações para que a população obtenha uma alimentação mais saudável e balanceada, chamada “cardioprotetora”, visando controlar os níveis de colesterol no organismo.
Nesse guia, os alimentos são classificados pelas cores verde, amarelo, azul e vermelho:
1. Alimentos da cor verde
Devem estar presentes em maior proporção na dieta diária, com alimentos ricos em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes (verduras, legumes, frutas, leguminosas, leite e iogurte desnatado).
2. Alimentos da cor amarela
Devem ser consumidos com moderação, já que são ricos em calorias, minerais, vitaminas, sal e gorduras (pães, cereais, macarrão, tubérculos, farinhas, castanhas, doces de fruta, óleos e mel).
3. Alimentos da cor azul
Devem ser consumidos em menor proporção, pois contêm maior quantidade de gordura saturada, sal e colesterol,ou seja, podem fazer mal para o coração (carnes, queijos, creme de leite, ovos, manteiga, doces caseiros).
4. Alimentos da cor vermelha
Não são recomendados, pois trata-se alimentos ultraprocessados, com baixa qualidade nutricional, alta densidade energética – proveniente de carboidratos refinados, gordura saturada e gordura trans – e elevada quantidade de sal, como salsichas, embutidos em geral, biscoitos recheados, entre outros.
Principais exames para a saúde cardiovascular!
Eletrocardiograma
O eletrocardiograma é um exame que avalia o ritmo dos batimentos cardíacos em repouso. Através de eletrodos fixados na pele, o exame consegue identificar deficiências cardíacas, como aumento de cavidades cardíacas, patologias coronarianas, doenças congênitas do coração, arritmia cardíaca, infarto do miocárdio, entre outros.
Leia também:
Sintomas de problemas no coração: 9 sinais de que há algo errado
MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial)
O M.A.P.A, sigla para Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial, é um exame utilizado para medir a pressão arterial por 24 horas, com intervalo de 20 minutos a cada medição.
Seu objetivo é analisar o comportamento da pressão durante a vigília e o sono, e o exame geralmente é solicitado quando há suspeita de hipertensão arterial do avental branco (pressão arterial está elevada apenas no consultório).
Saiba mais:
Exames do coração: quais são e para que servem cada um?
Holter
O holter é uma espécie de eletrocardiograma, só que de longa duração, já que o exame dura 24 horas. Seu objetivo é avaliar o ritmo cardíaco de pacientes que apresentam sintomas frequentes de problemas cardíacos, como falta de ar, tontura e palpitações. O exame é feito por meio de um dispositivo portátil colocado sobre o tórax do paciente.
Ecocardiograma
O ecocardiograma é um exame que utiliza ondas sonoras para produzir imagens do coração. Seu objetivo é avaliar algumas características do órgão, como tamanho, espessura do músculo, forma das válvulas e sua capacidade de funcionamento.
Além de ser muito importante na investigação de doenças cardíacas, o exame é indicado também para pacientes que tiveram algum episódio de infarto, sendo útil também para acompanhar pacientes cardiopatas ou que tenham passado por cirurgia no coração.
Teste Ergométrico
O teste ergométrico é utilizado para avaliar o funcionamento do coração quando submetido ao esforço físico gradual e frequente. Para isso, o exame avalia a frequência cardíaca, o ritmo cardíaco, a pressão arterial, entre outros aspectos, para identificar alterações, como isquemias e arritmias.
Angiotomografia Coronariana
A angiotomografia coronariana utiliza a tomografia computadorizada para avaliar a anatomia dos vasos sanguíneos que suprem o músculo do coração, ou seja, as artérias coronarianas. Neste exame são apresentadas imagens de alta resolução com o objetivo de diagnosticar obstruções em pacientes com suspeita de calcificação nas coronárias.
Saiba mais:
Tomografia é mais eficaz que cateterismo para diagnosticar doença do coração
Ressonância Magnética do Coração
A ressonância magnética do coração é um exame que faz uso de campos magnéticos para mostrar imagens claras, precisas e de alta resolução da região cardíaca. Por meio deste exame, é possível avaliar a capacidade do coração em bombear sangue, além de localizar pequenas anormalidades na estrutura do órgão que outros exames não conseguem mostrar.
Cintilografia do Miocárdio
A cintilografia do miocárdio é utilizada para captar imagens das paredes do coração. Dessa forma, o exame investiga como está o fluxo sanguíneo nas artérias e a irrigação do músculo do coração, contribuindo para a identificação de doenças cardiovasculares e de fatores de risco que possam levar a problemas como o infarto.
Saiba mais:
Cintilografia do coração: para que serve, preparo e diagnósticos
Exames Laboratoriais
Alguns exames de sangue também podem ser realizados para avaliar a saúde cardiovascular, como a Troponina, CPK ou CK-MB, que são marcadores musculares que podem ser utilizados para ajudar no diagnóstico de infarto. Além disso, exames como colesterol total e frações, glicemia, hemograma e triglicerídeos podem ser solicitados no check-up cardiovascular.
Para a sua saúde do seu coração, IMEB!
Neste artigo, você viu a importância do cuidado com os níveis de colesterol, que envolvem preocupações diárias com a alimentação, atividade física e hábitos de vida, além de estar intimamente ligado à saúde cardíaca.
Também pôde conhecer os principais exames para diagnóstico e tratamento dos problemas cardiovasculares que, em sua maioria, são exames de imagem.
O IMEB é referência no Centro-Oeste em exames de diagnóstico por imagem. Entre eles, estão os que tratam da saúde do coração, como:
- Angiotomografia coronariana.
- Ressonância magnética cardíaca.
- Cintilografia do miocárdio.
Nossa preocupação é sempre oferecer as tecnologias mais avançadas e um time de profissionais experientes e qualificados, para que seu exame seja realizado com todo o conforto e segurança.
Caso você esteja em Brasília ou Entorno e tenha solicitações de exames, faça seu agendamento online agora mesmo e venha cuidar da sua saúde conosco!