9 sintomas que indicam um problema no coração | IMEB

9 sintomas que indicam um problema no coração

sintomas que indicam problema no coração, 9 sintomas que indicam um problema no coração

Falta de ar, cansaço e taquicardias são alguns indícios de um problema no coração. A maioria dos sintomas de problemas cardiovasculares surgem aos poucos e vão se intensificando até se manifestarem de maneira aparentemente repentina.

Cuidar da saúde do seu coração é um hábito diário que envolve alimentação saudável, exercícios físicos e redução de estresse. Mas, além disso, é fundamental conhecer os sintomas de um problema cardiovascular – identificar sintomas precocemente faz parte de uma boa cartilha de prevenção. 

Neste artigo, vamos mostrar 9 sintomas que indicam um problema no coração. Dessa forma vai ser mais fácil identificar quando algo estiver errado. Nesse caso, assim que identificar um dos sintomas citados, consulte um médico cardiologista para realizar exames de check-up o mais rápido possível. 

Ressalta-se que os exames de check-up cardiovascular são recomendados para homens com mais de 45 anos e mulheres na pós-menopausa ao menos uma vez por ano, mesmo que não apresentem sintomas problemáticos. 

1 – Dor no peito

Sentir dores no peito é um dos sintomas mais conhecidos de infarto. Normalmente a dor se caracteriza por não ser passageira, podendo durar mais de 20 minutos. Esse sintoma denota que os vasos sanguíneos na região do coração podem estar obstruídos (normalmente por placas de gordura: resultado de má alimentação e falta de exercícios).

Nos casos de dores no peito prolongadas, procure ajuda médica imediatamente, pois a possibilidade de um infarto pode ser iminente. 

Para conhecer mais sobre este e  outros sintomas de infarto, confira o vídeo abaixo com o dr. Renato Barra.

2 – Falta de fôlego

A falta de fôlego, geralmente associada à fadiga constante, é outro sintoma bastante comum de um sistema cardiovascular com problemas de funcionamento. Ficar sem fôlego e com dificuldade de respirar com atividades simples, como caminhar na rua, não deve ser considerado como algo normal. 

Sintomas de falta de fôlego no dia a dia são um sinal de insuficiência cardíaca. Nesses casos, procure um médico imediatamente. 

3 – Palpitações no coração

As palpitações no coração e taquicardias são um sinal de alerta. Caso ocorre com frequência e sem motivo aparente (estresse, sustos, raiva…), pode indicar um quadro de arritmia cardíaca ou doenças isquêmicas do coração. 

4 – Desmaio ou tontura

Os desmaios, vertigens e tonturas podem ser causados por outros motivos não relacionados ao coração. No entanto, é possível que ocorram por causa de problemas cardiovasculares como o estreitamento da válvula. Por isso, é necessário estar alerta e consultar um médico em casos de desmaios e tonturas sem explicação. 

5 – Dores nas pernas

Inchaços e dores nas pernas também podem ser um sintoma de insuficiência cardíaca. Quando os músculos do coração não conseguem bombear o sangue com pressão suficiente por todo o corpo, há uma retenção de líquido e, por consequência, dores, especialmente, nos membros inferiores. 

6 – Sensação de frio constante nas mãos e pés

É comum que nos casos de insuficiência cardíaca, as pessoas sintam constante sensação de frio nas mãos e pés. Isso porque o corpo acaba priorizando o direcionamento de sangue para o cérebro e outros órgãos vitais. 

7 – Enjoo e perda de apetite

Enjoo e perda de apetite são sintomas comuns que precedem um infarto, podendo acontecer também durante a reação. Os enjoos podem ser acompanhados de vômitos, perda de apetite e inchaço na região do abdômen. 

8 – Dores na região do estômago 

As dores na região do estômago e a sensação de queimação podem ser considerados desdobramentos das dores no peito associados à acidez estomacal e úlceras. Esse sintoma é mais comum nas mulheres e também são indícios que podem preceder o infarto. 

9 – Ganho de peso arbitrário

Como citado nos sintomas anteriores, a insuficiência cardíaca pode causar retenção de líquido no corpo devido à má distribuição de sangue pelo coração. Uma das consequências dessa retenção de líquidos é o ganho de peso não justificado.

 

Se você está com algum desses sintomas, recomendamos que procure um médico cardiologista prontamente para realizar exames de check-up cardiológicos. 

Se você já tem pedidos de exames em mãos, CLIQUE AQUI para agendar um horário no IMEB. 

 

Estes artigos podem te interessar:

Saiba como prevenir doenças cardíacas com pequenos atos

Exames do coração: quais são e para que servem cada um?

Infarto: sintomas, causas, o que fazer, tratamentos e mais

Arritmia cardíaca: o que é e quais são os sintomas

Fale conosco

Deixe sua mensagem aqui.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

IMEB -- 2018 © Copyright
Responsável Técnico: Alaor Barra Sobrinho - CRM-DF 3029