9 Sintomas de Problema no Coração | IMEB

Sintomas de problema no coração: 9 sinais de que há algo de errado

A maioria dos sintomas de problema no coração como falta de ar, cansaço e taquicardia surgem aos poucos e vão se intensificando até se manifestarem de maneira aparentemente repentina.

Cuidar da saúde do seu coração é um hábito diário que envolve alimentação saudável, exercícios físicos e redução de estresse. Mas, além disso, é fundamental conhecer os sintomas de um problema cardiovascular – identificar sintomas precocemente faz parte de uma boa cartilha de prevenção. 

Neste artigo, vamos mostrar 9 sintomas que indicam um problema no coração. Dessa forma vai ser mais fácil identificar quando algo estiver errado. Nesse caso, assim que identificar um dos sintomas citados, consulte um médico cardiologista para realizar exames de check-up o mais rápido possível. 

Ressalta-se que os exames de check-up cardiovascular são recomendados para homens com mais de 45 anos e mulheres na pós-menopausa ao menos uma vez por ano, mesmo que não apresentem sintomas problemáticos. 

Quais os sintomas de problema no coração?

Nem todos os problemas cardíacos vêm com sinais de alerta claros. Nem sempre há uma dor súbita seguida por um desmaio, como você vê nos filmes. Alguns sintomas de problemas no coração nem acontecem no peito e nem sempre é fácil saber o que exatamente está acontecendo.

Não espere para pedir ajuda se você tiver algum desses sinais a seguir. Alguns ataques cardíacos são repentinos e intensos. Mas a maioria começa devagar, com dor ou desconforto leves. Então sempre esteja atento e preste atenção no seu corpo.

Veja para quer serve, o preparo e os diagnósticos do exame de cintilografia do coração! 

1. Dor no peito

Sentir dores no peito é um dos sintomas mais conhecidos de infarto. Normalmente a dor se caracteriza por não ser passageira, podendo durar mais de 20 minutos. Esse sintoma denota que os vasos sanguíneos na região do coração podem estar obstruídos (normalmente por placas de gordura: resultado de má alimentação e falta de exercícios).

Nos casos de dores no peito prolongadas, procure ajuda médica imediatamente, pois a possibilidade de um infarto pode ser iminente. 

Para conhecer mais sobre este e outros sintomas de infarto, confira o vídeo abaixo com o dr. Renato Barra.

2. Falta de fôlego

A falta de fôlego, geralmente associada à fadiga constante, é outro sintoma bastante comum de um sistema cardiovascular com problemas de funcionamento. Ficar sem fôlego e com dificuldade de respirar com atividades simples, como caminhar na rua, não deve ser considerado como algo normal. 

Sintomas de falta de fôlego no dia a dia são um sinal de insuficiência cardíaca. Nesses casos, procure um médico imediatamente. 

3. Palpitações no coração

As palpitações no coração e taquicardias são um sinal de alerta. Caso ocorre com frequência e sem motivo aparente (estresse, sustos, raiva…), pode indicar um quadro de arritmia cardíaca ou doenças isquêmicas do coração. 

4. Desmaio ou tontura

Os desmaios, vertigens e tonturas podem ser causados por outros motivos não relacionados ao coração. No entanto, é possível que ocorram por causa de problemas cardiovasculares como o estreitamento da válvula. Por isso, é necessário estar alerta e consultar um médico em casos de desmaios e tonturas sem explicação. 

5. Dores nas pernas

Inchaços e dores nas pernas também podem ser um sintoma de problema no coração e insuficiência cardíaca. Quando os músculos do coração não conseguem bombear o sangue com pressão suficiente por todo o corpo, há uma retenção de líquido e, por consequência, dores, especialmente, nos membros inferiores. 

6. Sensação de frio constante nas mãos e pés

É comum que nos casos de insuficiência cardíaca, as pessoas sintam constante sensação de frio nas mãos e pés. Isso porque o corpo acaba priorizando o direcionamento de sangue para o cérebro e outros órgãos vitais. 

7. Enjoo e perda de apetite

Enjoo e perda de apetite são sintomas comuns que precedem um infarto, podendo acontecer também durante a reação. Os enjoos podem ser acompanhados de vômitos, perda de apetite e inchaço na região do abdômen. 

8. Dores na região do estômago 

As dores na região do estômago e a sensação de queimação podem ser considerados desdobramentos das dores no peito associados à acidez estomacal e úlceras. Esse sintoma é mais comum nas mulheres e também são indícios que podem preceder o infarto. 

9. Ganho de peso arbitrário

Como citado nos sintomas anteriores, a insuficiência cardíaca pode causar retenção de líquido no corpo devido à má distribuição de sangue pelo coração. Uma das consequências dessa retenção de líquidos é o ganho de peso não justificado.

Sintomas de problema no coração: Conclusão

As doenças cardíacas frequentemente se desenvolvem com o tempo. Você pode ter sinais ou sintomas precoces muito antes de ter problemas cardíacos graves. Ou você pode até mesmo não perceber que está desenvolvendo um problema cardíaco. Os sinais de alerta para problemas no coração, como vimos nesse artigo, nem sempre são óbvios. Além disso, nem todas as pessoas apresentam os mesmos sintomas.

Certos sintomas, como dor no peito, inchaço no tornozelo e falta de ar, podem ser sinais claros de que algo está errado. Aprender os sinais de alerta pode ajudá-lo a se prevenir de um ataque cardíaco ou derrame. Se você tiver qualquer sinal de doença cardíaca, ligue para o seu médico imediatamente. Não espere para ver se os sintomas desaparecem ou ache que não são importantes.

Se você está com algum desses sintomas, recomendamos que procure um médico cardiologista prontamente para realizar exames de check-up cardiológicos. 

Se você já tem pedidos de exames em mãos, CLIQUE AQUI para agendar um horário no IMEB. 

Estes artigos podem te interessar:

Saiba como prevenir doenças cardíacas com pequenos atos

Check-up cardiológico: 6 problemas sérios que ele pode descobrir (e até evitar)

Exames do coração: quais são e para que servem cada um?

Infarto: sintomas, causas, o que fazer, tratamentos e mais

Arritmia cardíaca: o que é e quais são os sintomas

Check-up cardiológico: quando fazer

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Saúde do Coração

5 de outubro de 2020

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recomendados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas