Os 13 Legumes e Verduras que ajudam a emagrecer | IMEB

Os 13 Legumes e Verduras que ajudam a emagrecer

Os Legumes e Verduras que ajudam a emagrecer são aqueles que aceleram o metabolismo naturalmente, ajudam a queimar calorias e aumentam a sensação de saciedade. Além disso, você já viu algum plano alimentar que não contenha legumes e verduras no cardápio de cada dia? Quando se quer emagrecer é preciso consumir alimentos fresquinhos e saudáveis, como os vegetais, que são pouco calóricos e boas fontes de fibras e nutrientes essenciais, que ajudam a regularizar o funcionamento do organismo desintoxicando e ainda dão uma forcinha na perda de peso.

Como consumir os legumes e verduras?

O ideal é consumi-los de forma diversificada, colorindo bem o prato, assim você terá os benefícios de diferentes vitaminas, minerais e fotoquímicos. Além disso, os vegetais de folhas verde-escuras, por exemplo, são particularmente rico em cálcio, um mineral que contribui para o emagrecimento e é fundamental para a saúde dos ossos e dentes. Anote os alimentos que são encontrados na feira, no mercado ou no hortifrúti mais próximo da sua casa e que contribuem para você afinas a cinturinha.

Cardápio de legumes e verduras para emagrecer

Pepino

O Pepino é ótimo pra quem quer emagrecer por causa das fibras, que saciam a fome e auxiliam no trânsito intestinal. Diurético, elimina o excesso de líquido do organismo, combatendo o inchaço por retenção hídrica, e quebra as células de gordura, facilitando a sua eliminação. Por conter uma substância chamada sílica, atua na síntese de colágeno e elastina, que favorecem a manutenção e vitalidade da pele e cabelos.

Rabanete

O Rabanete possui poucas calorias e, por concentrar muita água, ajuda na hidratação do organismo. Seu sabor picante indica uma propriedade capaz de aumentar a secreção de bílis, favorecendo o trabalho do fígado. O Rabanete também é boa fonte de Vitamina C, antioxidante que protege as células e reforça a imunidade.

Cenoura

A Cenoura é um dos principais legumes que ajudam a emagrecer. Pois, ele é rico em betacaroteno, substância que se transforma em Vitamina A no organismo e protege a saúde dos olhos. Ela também é fundamental para pele, mucosa e cabelos. O betacaroteno é o responsável pelo tom alaranjado da cenoura e tem considerável poder antioxidante, prevenindo alguns tipos de câncer, como de mama e o de pulmão.

Abóbora

A Abóbora é um alimento de baixa caloria e poderosa fonte de fibras, ela auxilia no emagrecimento e pode ser consumida assada, cozida ou até como ingrediente na preparação de pães. O betacaroteno, pigmento que lhe garante a cor alaranjada, age com antioxidante, recomendado para a prevenção de alguns tipos de câncer, como de próstata, mama e colón. Suas sementes servem como um ótimo aperitivo e possuem um aminoácido chamado triptofano, que age no sistema nervoso e garante a sensação de bem-estar.

Acelga

A Acelga é boa opção também, pois, as fibras da verdura formam uma espécie de gel no estomago, garantindo saciedade e espantando a fome fora de hora. Além disso, elas impedem o acúmulo de gordura na região abdominal e regulam o intestino, evitando inchaços.

Batata-doce

A Batata Doce é uma ótima fonte de carboidrato, mas diferente da batata-inglesa, o legume tem baixo índice glicêmico e possui uma absorção mais lenta pelo organismo, gerando energia de forma constante e, por sua vez, prevenindo o pico de insulina. Além disso, reduz o colesterol. Seu consumo é muito indicado para atletas e pessoas que se exercitam com regularidade.

Chuchu

O Chuchu é composto de muita água, que contribui para a hidratação, e fibras, que colaboram com o bom funcionamento do intestino. Fonte de cálcio, ajuda no emagrecimento, controla o colesterol e a pressão arterial, além de prevenir o câncer. Também possui potássio, que atua nos neurônios, no tônus dos vasos sanguíneos e na contração muscular.

Abobrinha

A Abobrinha é rica em magnésio e potássio, previne a hipertensão. O legume também tem ação anti-inflamatória, graças à presença das Vitamina A e Vitamina C. aliados ao Cobre, esses nutrientes ajudam a prevenir doenças como asma, osteoartrite e artrite reumatoide.

Repolho

O Repolho possui uma substância chamada sulforafano, que auxilia na desintoxicação do corpo. Quando consumido cru ou ligeiramente cozido, a hortaliça é fonte de sinigrina, um glicosinolato responsável pela prevenção do câncer de próstata, de cólon e de bexiga. O repolho também favorece o controle das taxas de colesterol, já que é fonte de fibras, substâncias que varrem as toxinas e gorduras do sangue. Rico em nutrientes como proteínas, fibras, ferro, potássio, cálcio e magnésio, desde que consumido cru, o repolho cicatriza úlceras no estomago e previne tumores.

Aipo ou Salsão

O Aipo ou salsão é um grande aliado para quem quer emagrecer, pois possui poucas calorias e muitas fibras. Ele regula a digestão, aumenta a sensação de saciedade, estimula a produção de saliva e suco gástrico, que juntos com as fibras combatem males digestivos.

Beterraba

Devido à grande quantidade de pectina, fibra que auxilia o intestino a funcionar, o legume é indicado para quem sofre de prisão e ventre, evitando a barriguinha “estufada”. A raiz contém nitrato, substância que diminui a pressão arterial, e betacaroteno, que protege a pele dos raios solares e atua como antioxidante.

Espinafre

A verdura é rica em Vitamina A e Vitamina B2, Cálcio, Fósforo, Potássio e Magnésio. Além disso, é fonte de Ferro, sempre indicado em casos de anemia e desnutrição. Suas folhas verde-escuras contêm uma substância chamada geranilgeraniol, que tem capacidade de inibir a ação de um gene responsável pela proliferação de tumores, portanto, seu uso diminui o risco de doenças como as do coração e câncer. Mas é preciso cuidado com o exagero! O Espinafre contém oxálico e ácido fítico, anti-nutrientes que impedem a absorção de minerais, mas isso se for consumido mais de duas vezes por semana.

Couve

A Couve é uma rica fonte de fibras, é excelente para eliminar toxinas do corpo. Fonte de glicosinolato, um fitoquímico que estimula a limpeza do organismo, elimina substâncias que podem causar doenças e toxinas que ficam nas células de gordura. Além disso, possui sulforafano uma substância que previne tumores.

Veja também: Vitamina K2: Benefícios e Alimentos

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Destaque Notícias

8 de março de 2016

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recomendados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas