O sódio é um mineral importante que ajuda no equilíbrio do corpo e é usado em receitas para realçar o sabor dos alimentos. Ele é considerado um vilão na saúde porque, quando consumido em excesso, pode causar doenças cardiovasculares, pressão alta, derrames, além de dificultar o funcionamento dos rins.
Segundo uma pesquisa divulgada pela Organização Mundial da Saúde, a OMS, o brasileiro ingere em média doze gramas de sódio por dia, enquanto o recomendado pelo médicos é de até duas. Com foco em incentivar a diminuição desse alimento, a nutricionista Gabriela Ghedini listou quatro benefícios que podem ser conquistados com essa redução.
Confira a seguir
Diminuição do edema (inchaço) do corpo:
Quando consumido em excesso, o sódio causa perda hídrica das células. Ao reduzir o seu consumo, os líquidos fluem melhor pelo corpo evitando o acúmulo de substâncias que levam ao inchaço corporal.
Controle da pressão arterial:
O sal aumenta a pressão arterial e o volume de sangue devido ao excesso de líquidos, aumentando a pressão das paredes das artérias. A diminuição do consumo previne não apenas a hipertensão arterial, mas também problemas cardiovasculares e dores de cabeça frequentes.
Melhora a saúde dos rins:
O consumo excessivo de sódio sobrecarrega os rins, com isso o órgão passa a ter dificuldade para filtrar o sangue e eliminar as substâncias tóxicas pela urina. A diminuição é fundamental para evitar insuficiência renal e pedras nos rins.
Prevenção contra osteoporose:
Consumido em excesso, o sódio impede a absorção do cálcio no organismo, o que pode gerar problemas na estrutura óssea.
Leia também: Má alimentação: consequências, riscos e doenças que pode causar.
FONTE:https://www.segs.com.br/saude/104105-nutricionista-gabriela-ghedini-apresenta-os-beneficios-em-reduzir-o-sal-na-alimentacao.html