O câncer ocorre quando há um crescimento e mutação desordenada das células. Este atinge milhares de brasileiros a cada ano.
Apesar de estar muito ligado à hereditariedade e ao envelhecimento, muitos tipos também estão relacionados a uma vida nada saudável: falta de exercícios, dieta desregulada, álcool e cigarros.
O câncer não é exatamente uma única doença, mas um conjunto com mais de 100 doenças que podem afetar qualquer parte do corpo e diversos órgãos. Segundo levantamento recente feito pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), ao todo surgem mais de 600 mil novo casos de câncer por ano no Brasil, sendo o Câncer de pele, com cerca de 200 mil diagnósticos, o mais comum.
Saiba tudo sobre a doença aqui: Câncer: um guia completo sobre a doença
Quais são os tipos de câncer mais comuns?
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), os tipos de câncer de maior incidência entre os brasileiros são de pele, próstata, colorretal, pulmão, mama, estômago e fígado.
Conheça cada um:
Câncer de pele – tipo não melanoma
É a proliferação descontrolada de células cutâneas anormais. Esse é o câncer mais frequente do Brasil, mas também o de menor mortalidade. Quase 30% dos casos de tumores malignos são desse tipo. São cerca de 165 mil novos casos por ano no país. Ele é mais comum em pessoas com pele clara, sensíveis à ação dos raios solares, e também na faixa etária acima dos 40 anos. Por isso, é menos comum em crianças e negros, a não ser que haja outra doença de pele associada. Para evitá-lo, é preciso usar o filtro solar e ficar atento a lesões na pele com aspecto de nódulo, tumor ou parecidas com uma mancha.
Câncer de Intestino: Sintomas, Diagnóstico e Tratamentos
Câncer de Próstata
No Brasil, esse tipo de câncer é o segundo mais comum entre os homens. Só perde para o de pele. São cerca de 68 mil novos casos por ano. Os mais frequentes acontecem em quem tem mais de 65 anos. Por isso, é recomendado fazer o exame preventivo a partir dos 50 anos, para que se possa detectar a doença precocemente. Esse câncer consiste no crescimento da próstata, que fica próxima à uretra e é responsável pela produção de parte do sêmen. Ele pode ser diagnosticado pela alteração do PSA, uma proteína produzida pelo órgão. Nem sempre o tumor é de alto risco, existem os de média e baixa complexidade.
Confira mais informações sobre o câncer de próstata aqui.
Câncer de Cólon e reto (colorretal)
A doença começa na camada superficial do revestimento do intestino e com o tempo vai afetando camadas mais profundas. Atinge pessoas de qualquer sexo ou idade, mas é mais comum a partir dos 50 anos. A maioria inicia com uma lesão benigna. Há cerca de 36 mil novos casos por ano no Brasil. Os sintomas incluem prisão de ventre, diarreia, náusea e dor no abdômen. Esse tipo de câncer é tratável e, na maioria dos casos, curável, se diagnosticado precocemente.
Confira mais informações sobre o câncer colorretal aqui.
Câncer de Pulmão
Apesar de ter menor número de casos que os anteriores (31 mil por ano), ele é o mais comum entre todos os tumores malignos. É altamente letal (24 mil mortes em 2013) porque não apresenta sintomas nas fases iniciais. O diagnóstico é mais difícil e descoberto quando já está em estágio avançado. Ele está principalmente ligado ao tabagismo. Os sintomas incluem dor no tórax, tosse, falta de ar, inflamação nos brônquios e escarro com sangue.
Confira mais informações sobre o câncer de pulmão aqui.
Câncer de Mama
O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres e o segundo mais frequente do mundo. Por esse motivo, as campanhas focam na importância dos exames preventivos, como o autoexame e a mamografia. A taxa de mortalidade da doença ainda é alta justamente porque ela é comumente diagnosticada já em estágios avançados. Além da mamografia, é essencial que a mulher faça a prevenção completa anualmente, conversando com seu médico de confiança e buscando centros de exame qualificados, como o Imeb.
Confira mais informações sobre o câncer de mama aqui.
Qual tipo de câncer é o mais perigoso?
Com 1,5 milhão de novos casos por ano no mundo, o câncer de pulmão é o tipo de câncer mais frequente e que também mais mata no mundo. Ele é bastante perigoso porque geralmente surge acompanhado de outras doenças associadas. 90% dos casos são causados pelo tabagismo, vício que atinge aproximadamente 33% da população mundial adulta.
O câncer de traqueia, brônquio e pulmão não é só o mais letal de todos como é também a quinta principal causa de morte no mundo, segundo lista da OPAS, com Cardiopatia isquêmica em primeiro lugar e Acidente vascular cerebral (AVC) em segundo.
Que tipo de câncer é o carcinoma?
Chamamos de carcinoma o tipo de câncer que tem origem no tecido epitelial, ou seja, no tecido formado por células epiteliais e distribuído amplamente no nosso corpo com função de revestir e cobrir nossa pele e órgãos.
Os vários tipos de carcinomas são tumores com características bastante diferentes entre si e os locais de ocorrência mais comuns são: pele, boca, mama, estômago, pulmão, próstata e útero.
Leia também:
Câncer de Mama: como identificar? Os 5 sinais mais frequentes
O câncer é uma doença silenciosa que tem sintomas diferentes para cada órgão afetado. Se diagnosticada cedo, as chances de cura são maiores. Por isso, marque uma consulta com seu médico ao sinal de qualquer problema. O Imeb está com você para garantir os exames adequados e ajudar no diagnóstico correto.