Síndrome pós-Covid: principais sintomas e como tratar! | IMEB

Síndrome pós-Covid: principais sintomas e como tratar!

Síndrome pós-Covid

Estudos mostram que parte dos pacientes recuperados da infecção pelo novo coronavírus são acometidos pela chamada síndrome pós-Covid e desenvolvem sintomas de longo prazo.

Esses sintomas variam de dores de cabeça até formigamento de pernas e mãos, podendo chegar a sintomas mais graves, como o acometimento do coração, pulmão ou o sistema neurológico.

Pacientes que apresentaram quadros graves da Covid-19 e necessitaram de internação são mais suscetíveis à síndrome, mas muitos dos que tiveram casos moderados e leves da doenças também têm sofrido com sequelas que a infecção pode trazer.

Acompanhe o artigo e descubra o que é a síndrome pós-Covid e quais os sintomas que podem surgir após você se recuperar da infecção.

O que é a síndrome pós-Covid?

Síndrome pós-Covid é o termo usado para se referir aos sintomas que alguns pacientes desenvolvem ou continuam apresentando após se recuperarem da infecção pelo novo coronavírus.

Os médicos acreditam que a persistência dos sintomas seja causada por um fenômeno até então pouco conhecido, denominado de tempestade inflamatória. Essa condição se dá quando as citocinas – proteínas que regulam a resposta imunológica – aumentam em quantidade excessiva nas células infectadas pelo vírus.

É a produção exagerada de citocinas que faz com que o organismo dê início a um processo inflamatório com alto potencial de causar danos e lesões a órgãos e tecidos.

Apesar de ser mais frequente em pacientes que apresentaram quadros graves da doença, inclusive com necessidade de internação, a síndrome pós-Covid também é observada em pacientes que tiveram manifestações moderadas ou leves, em especial quem faz parte dos chamados grupos de risco (diabéticos, hipertensos, obesos, entre outros).

Você sabe o que é o check-up pós-Covid, que os médicos têm recomendado para pacientes recuperados da infecção pelo coronavírus? Clique no artigo e conheça:

Check-up pós-Covid: conheça as razões para fazer 

Sintomas da síndrome pós-Covid e como identificar?

Os sintomas observados na síndrome pós-Covid podem perdurar por meses após o paciente se curar da infecção. São relatadas diversas manifestações, sendo as mais frequentes:

  • Fadiga excessiva
  • Falta de ar em tarefas simples
  • Dores de cabeça
  • Insônia
  • Dores musculares
  • Queda de cabelo
  • Perda de olfato e paladar
  • Dor no peito
  • Tontura
  • Tromboses
  • Palpitações
  • Depressão e ansiedade
  • Déficit de memória e raciocínio

Como podemos observar, as áreas mais afetadas pela síndrome pós-Covid são os pulmões, o coração e o sistema neurológico. Essas também são as áreas onde a tempestade inflamatória, citada acima, age de forma mais intensa.

Nesse sentido, a principal recomendação é que pacientes recuperados da infecção, assim que estiverem em melhores condições, procurem um clínico geral para que seja feita uma avaliação do seu estado geral de saúde e, se for o caso, sejam encaminhados a algum especialista, como cardiologista, neurologista ou pneumologista.

Um dos principais exames para investigação de problemas no coração é a cintilografia miocárdica. Saiba mais, clicando no artigo:

Conheça as vantagens da cintilografia miocárdica

Como tratar a síndrome pós-Covid?

Não há um tratamento preventivo para a síndrome pós-Covid. O que deve ser feito, em primeiro lugar, é observar o surgimento ou a manutenção de sintomas e procurar fazer uma consulta com o médico para realizar uma avaliação.

Daí, caso sejam identificados sintomas sugestivos, o ideal é procurar o especialista específico para que seja feito o devido tratamento.

Confira alguns dos principais sintomas, o especialista indicado e possíveis exames que podem ser feitos para investigação diagnóstica:

Sintomas Especialidade médica Possíveis exames
Redução ou perda do olfato ou paladar Otorrinolaringologia Exame clínico
Dor no peito, arritmia ou alterações de pressão Cardiologia Eletrocardiograma, ecocardiograma ou teste ergométrico
Falta de ar, cansaço ou fadiga excessiva Pneumologia Tomografia de tórax ou espirometria
Dores de cabeça, sonolência excessiva, dificuldade de atenção e memória Neurologia Testes psicomotores, tomografia ou ressonância do encéfalo

 

Apesar do cuidado necessário por conta da pandemia, é importante não interromper seus acompanhamentos médicos. Saiba os motivos neste artigo do nosso Blog:

Não interrompa seus tratamentos durante pandemia!

Os cuidados com a mente no pós-Covid

Muitos dos sintomas da síndrome pós-Covid têm relação direta com o cérebro. Isso, porque esse órgão é um dos mais sensíveis ao intenso processo inflamatório que acomete o organismo durante a infecção pelo novo coronavírus.

São diversos os relatos de pacientes com desatenção, esquecimento, confusão mental e até trocas de palavras.

Além disso, sintomas psicológicos e emocionais também têm sido verificados, como casos de depressão, ansiedade, síndrome do pânico e até estresse pós-traumático, em pacientes que se recuperaram da Covid-19.

Por isso, nos casos que envolvem problemas emocionais, é fundamental fazer um acompanhamento com psicólogo e psiquiatra.

A saúde mental tem sido um dos aspectos mais afetados nas pessoas durante a pandemia do novo coronavírus. Confira neste artigo como se cuidar:

Como manter a saúde mental na quarentena do coronavírus?

Síndrome pós-Covid: conte com o IMEB para fazer seus exames!

Como vimos ao longo do artigo, a síndrome pós-Covid tem acometido muitas pessoas que, após enfrentar e vencer a infecção, ainda assim ficaram com sequelas e prejuízos à sua qualidade de vida.

Por isso, se for esse o seu caso (ou de alguém próximo), é importante buscar uma avaliação médica assim que possível, para verificar seu estado geral de saúde, mesmo que não tenha sintomas aparentes. 

E para realizar seus exames, você pode sempre contar com o IMEB. Dispomos de uma gama completa de exames de imagem para cuidar da sua saúde no pós-Covid e em todos os momentos da sua vida.

Se você está em Brasília ou Entorno e tem exames de imagem solicitados, entre em contato conosco e faça seu pré-agendamento!

Quero agendar meus exames no IMEB

Fale conosco

Deixe sua mensagem aqui.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

IMEB -- 2018 © Copyright
Responsável Técnico: Alaor Barra Sobrinho - CRM-DF 3029