Check-up pós-Covid: conheça as razões para fazer! - IMEB

Check-up pós-Covid: conheça as razões para fazer!

Um check-up completo pós-covid-19 é o que tem sido sugerido por médicos de diferentes especialidades para pacientes que foram infectados pelo novo coronavírus. Isso, porque mesmo após o vírus deixar o organismo, a doença pode trazer sequelas que afetam órgãos como o coração, pulmão e cérebro.

Reconhecida por especialistas como uma doença sistêmica, ou seja, capaz de afetar todo o corpo, a Covid-19 desencadeia uma série de processos inflamatórios que precisam ser avaliados e acompanhados para a checagem de possíveis sequelas e necessidade de tratamento.

Uma visita ao médico após superar a infecção é fundamental, principalmente em casos onde os sintomas são persistentes.

Mas quais médicos procurar? Que tipo de exames podem ser pedidos? O check-up é necessário também em casos leves ou somente nos graves e moderados? 

Neste artigo, vamos responder essas e outras dúvidas! 

Check-up pós-Covid: necessário mesmo em quadros leves?

As sequelas deixadas pelo coronavírus, em pacientes que se recuperaram da Covid-19, são bastante variadas e afetam diversas áreas do corpo.

Algumas das implicações mais comuns da doença são:

  • Fadiga persistente.
  • Dor de cabeça.
  • Dores no peito. 
  • Arritmia cardíaca.
  • Déficit de memória.
  • Perdas de olfato e paladar.

Esses são sintomas que podem ocorrer até mesmo em pacientes que tiveram um quadro considerado leve da doença. Por isso que, nesses casos, também é importante passar por uma avaliação médica.

Um clínico geral, por exemplo, poderá pedir um check-up pós-Covid completo e, após a avaliação, encaminhar o paciente a outro especialista, conforme a necessidade e os sintomas apresentados.

A necessidade de se proteger do coronavírus tem feito pessoas adiarem consultas e exames. Neste artigo, falamos do risco de deixar seu check-up para depois:

Check-up na quarentena: 5 riscos do adiamento de exames 

Atenção redobrada em casos graves e moderados

Em pessoas que apresentaram quadros moderados ou graves da infecção – com necessidade de internação ou até de intubação – esse cuidado precisa ser maior, e o check-up pós-Covid torna-se ainda mais importante.

De uma forma geral, esses pacientes costumam retornar do hospital com algum tipo de comprometimento respiratório, cardíaco ou renal. Em outras situações, também pode haver a descompensação de doenças pré-existentes, como diabetes ou hipertensão.

É importante ressaltar, mais uma vez, que qualquer paciente recuperado da Covid-19 pode apresentar sequelas. Isso quer dizer que, independentemente da gravidade do quadro apresentado, é fundamental procurar um médico para avaliar o estado atual da sua saúde após a infecção.

Check-up pós-Covid: a importância para o cérebro e o coração!

As inflamações provocadas pelo novo coronavírus no corpo humano têm grande potencial de afetar diretamente o coração. Sintomas como arritmia cardíaca, fadiga excessiva e insuficiência cardiorrespiratória podem surgir após a infecção, mesmo em pacientes que não tinham histórico desses problemas.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), todas as pessoas que tiveram a doença – inclusive os assintomáticos – têm indicação de passar por uma avaliação médica cardiológica.

Segundo a SBC, a atenção deve ser especial em casos como:

  • Pacientes que apresentaram quadros leves da doença, mas ainda assim sentem falta de ar, fadiga, cansaço, palpitação ou dor torácica.
  • Em casos moderados ou graves da doença, mesmo que não apresentem sintomas.

O alerta vale também para quem pratica atividades físicas. É importante realizar o check-up pós-Covid e obter a liberação do médico cardiologista antes de retomar os exercícios.

O novo coronavírus ainda gera dúvida em muitas pessoas. Neste artigo, um especialista do IMEB esclarece 7 grandes mitos sobre a doença:

7 mitos sobre o coronavírus esclarecidos por um especialista!

Impactos neurológicos e emocionais

Os efeitos neurológicos, causados pelo novo coronavírus, ainda estão sendo estudados, mas alguns pacientes já relatam o surgimento de certos sintomas após a recuperação, como déficit de memória, cefaléia, enxaqueca, sonolência excessiva e neuropatia periférica, que é a sensação de formigamento e calor nas pernas e braços.

Nesses casos, a investigação das sequelas, conduzida pelo neurologista, pode incluir o check-up pós-Covid, com seu foco voltado para exames neurológicos.

Além disso, também é necessário se atentar a casos onde a pessoa apresenta sinais de ansiedade, depressão e síndrome do pânico após superar a doença. E não somente em pacientes com quadros moderados e graves, onde houve a exigência de internação, mas também naqueles que desenvolveram quadros leves da infecção. 

A própria vivência de uma pandemia, com o medo que isso gera, podem ser fatores que desencadeiam problemas emocionais. Por isso, um acompanhamento psicológico ou psiquiátrico também pode ser necessário.

 

Check-up-pós-Covid
Compilação e ilustração: CNN Brasil

Quais exames podem ser necessários?

A indicação de exames clínicos pelo médico vai depender da avaliação de cada caso em particular e das sequelas apresentadas pelo paciente.

Entre os principais exames que podem ser solicitados para um check-up pós-Covid, podemos citar:

Exames pulmonares

  • Tomografia de tórax
  • Prova de função pulmonar (ou espirometria)

Exames cardiológicos

  • Eletrocardiograma
  • Ecocardiograma
  • Teste ergométrico

Exames neurológicos

  • Ressonância magnética do encéfalo
  • Tomografia computadorizada encefálica
  • Testes motores e cognitivos

Em casos específicos, envolvendo praticantes de atividades físicas, o padrão seguido por academias – mesmo antes da Covid-19 – é a solicitação de exames cardiológicos, como o eletrocardiograma e o teste ergométrico, bem como a liberação médica do praticante.

O check-up cardiológico é um dos mais importantes, independentemente da Covid-19. Neste conteúdo do nosso Blog, você confere as razões para isso:

Check-up cardiológico: 6 problemas sérios que ele pode descobrir (e até evitar)

Faça seus exames no IMEB!

Esperamos que este artigo tenha sido útil para te mostrar a importância do check-up pós-Covid, visando evitar que possíveis sequelas da doença tragam prejuízo à sua qualidade de vida, ou mesmo riscos – talvez permanentes – à sua saúde.

Passar por uma avaliação médica, após se recuperar da infecção, permite traçar um panorama do seu estado atual e de quais cuidados serão necessários.

Associado a isso, a realização dos exames indicados é uma etapa igualmente importante, não podendo ser negligenciada ou adiada.

Caso você tenha solicitação de exames de imagem, o IMEB oferece a mais completa gama de opções de exames e tecnologias para avaliar todos os aspectos da sua saúde no pós-Covid.

Se você está em Brasília ou Entorno e tem exames de imagem solicitados, venha fazer seus exames do check-up pós-Covid conosco!

Quero agendar meus exames no IMEB!

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Coronavírus

14 de maio de 2021

Conteúdos Relacionados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas