Suíte terapêutica no tratamento do câncer de tireoide: como funciona? - IMEB

Suíte terapêutica no tratamento do câncer de tireoide: como funciona?

A suíte terapêutica tem sido cada vez mais utilizada por clínicas e laboratórios de saúde, com o objetivo de aumentar o bem-estar dos pacientes e a humanização do atendimento durante o tratamento de certas doenças.

Mas, acima de tudo, essa modalidade de terapia tem papel importante no tratamento de casos de câncer.

Isso ocorre porque, na suíte terapêutica, o paciente tem acesso a fazer seu tratamento fora do ambiente hospitalar, em um espaço preparado especialmente para acolhê-lo de forma mais humanizada, o que favorece sua recuperação.

Neste artigo, você vai entender melhor o que é a suíte terapêutica e seus diferenciais no tratamento do câncer de tireoide.

Acompanhe!

O que é a suíte terapêutica?

A suíte terapêutica é uma acomodação que integra a Unidade de Terapia Radioisotópica (UTR) e tem, como principal objetivo, o atendimento de qualidade e humanizado, com foco no bem-estar dos pacientes em tratamentos de câncer, já que em algumas etapas desse tipo de terapia, são necessárias internações temporárias.

Como vimos acima, trata-se de um espaço especial, fora do ambiente hospitalar, planejado para oferecer o máximo conforto e atenção ao paciente, tanto do ponto de vista tecnológico quanto humano, já que especialmente nos casos de câncer, muitas vezes estão em situação vulnerável e precisam ser acolhidos.

Nas terapias com radioisótopos – feitas nas suítes terapêuticas – são usados recursos da Medicina Nuclear, por meio dos radiofármacos, que são substâncias capazes de identificar células cancerígenas e destruí-las, de forma muito mais precisa, trazendo mais eficiência ao tratamento e menos efeitos colaterais aos pacientes.

👉 Entenda o que é terapia com radioisótopo neste outro artigo.

Esses radiofármacos são capazes de dirigir até o local do tumor, identificar especificamente as células defeituosas e agir sobre elas, na tentativa de destruí-las.

A principal vantagem da terapia radioisotópica (também conhecida como radioterapia molecular ou terapia molecular dirigida por radionuclídeo) é que, por conseguir identificar com mais precisão as células tumorais, preservam muito mais as células saudáveis ao redor, trazendo menos efeitos colaterais para os pacientes; algo infelizmente muito comum em tratamentos de câncer.

No caso do IMEB, além de tudo isso, as suítes terapêuticas contam com equipes especializadas para atuar nesse tipo de acompanhamento, e um médico nuclear exclusivo para comandar e supervisionar todo o procedimento.

👉 Confira esta reportagem do portal Terra.com sobre o serviço no IMEB

Suíte terapêutica no tratamento do câncer de tireoide

A modalidade terapêutica usada no tratamento do câncer de tireoide é conhecida como iodoterapia, pois consiste na administração, por via oral, do elemento iodo-131.

Esse tratamento com radiação e iodo funciona como complemento terapêutico pós-cirurgias de câncer da tireoide e sua função é eliminar partes de tecidos cancerígenos que não foram removidos somente com cirurgia.

Isso é possível porque os radiofármacos (como o elemento iodo-131) têm o poder de se deslocar até as células doentes, ajudando a direcionar e aumentar os efeitos da radiação.

Na maioria dos casos, o procedimento não causa dor no paciente nem exige que ele seja internado. Já a radiação presente no radiofármaco é rapidamente eliminada do organismo, pela urina, nos dias seguintes ao tratamento.

O recurso da suíte terapêutica entra nesse cenário, como mais um fator a favorecer a recuperação do paciente e o sucesso do tratamento, além de evitar seu contato com familiares e conhecidos enquanto os níveis de radiação em seu organismo estão mais altos.

Não há uma quantidade padrão de sessões, o que vai depender de cada caso e da avaliação da equipe médica.

Seguidos os corretos procedimentos, as chances de sucesso para esses tratamentos são muito boas.

O tratamento humanizado na suíte terapêutica

O tratamento humanizado na saúde não diz respeito apenas a tratar o paciente de maneira educada.

Na verdade, esse é um conceito baseado em relacionamentos interpessoais de qualidade, baseado numa profunda compreensão do seu problema de saúde, suas necessidades de tratamento e sua condição emocional naquela situação.

Entre os principais objetivos do tratamento humanizado da suíte terapêutica, podemos citar: 

  • A melhora da qualidade do serviço prestado, incluindo também condutas receptivas e afáveis que deixem o dia a dia de pacientes, médicos, enfermeiros e de todo o corpo de funcionários mais leve.
  • Criação de um ambiente estrutural adequado, onde o paciente possa dispor de locais confortáveis, que facilitem o encontro, conversas e acolhimento.
  • Aprimoramento dos procedimentos médicos com o objetivo de elaborar a escolha, orientação e eficiência das terapias oferecidas aos pacientes, a fim de aumentar as chances de cura e reduzir o tempo para que esse propósito seja alcançado.
  • Proteger familiares e conhecidos da exposição à radiação presente no paciente naquele momento.

Ao tratar uma doença, muitas vezes o paciente sente-se fragilizado por conta das incertezas e riscos que poderá enfrentar. Dessa forma, um espaço onde ele se sinta confortável e acolhido é fundamental para a melhor eficácia do tratamento.

Além disso, o entrosamento das equipes de saúde – especialmente formadas para esse fim – elevam as chances de sucesso quanto à indicação, aplicação e ajustes nas terapias, possibilitando assim a melhora clínica do paciente com mais rapidez.

Infraestrutura da suíte terapêutica

A suíte terapêutica, no tratamento da tireoide, deve ter uma infraestrutura adequada para receber o paciente, por isso é importante realizar a terapia com radioisótopo em um local que seja referência nesse tipo de procedimento.

No IMEB, por exemplo, a suíte terapêutica é instalada fora do ambiente hospitalar para garantir um tratamento humanizado aos pacientes e reduzir significativamente a propagação de infecções hospitalares, causadas por bactérias e vírus.

O IMEB conta com três suítes totalmente equipadas para oferecer atendimento humanizado, com máximo conforto e segurança ao paciente. Ar condicionado, TV a cabo e Wi-Fi são alguns dos recursos disponíveis. Todos os tratamentos requerem agendamento prévio.

Além da humanização no tratamento, as suítes do IMEB contam com uma equipe de enfermagem especializada e um médico nuclear exclusivo para comandar e supervisionar todo o procedimento.

Somos um centro de referência em diagnóstico e terapia com radioisótopos no Centro-Oeste. Por isso, se você está em Brasília ou Entorno, entre em contato conosco e faça seu pré-agendamento!

QUERO AGENDAR MEUS EXAMES NO IMEB

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: suíte terapêutica

19 de abril de 2022

Conteúdos Relacionados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas