Tratamento com Xofigo® para câncer de próstata: tire suas dúvidas! | IMEB

Tratamento com Xofigo® para câncer de próstata: tire suas dúvidas!

No Brasil, o câncer de próstata é uma realidade impactante, com estimativa de 704 mil casos por ano até 2025, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA)

Diante desse cenário, a busca por tratamentos eficazes e que promovam a qualidade de vida torna-se vital.

Embora as opções de tratamento sejam diversas, a cirurgia, por vezes, pode não oferecer resultados satisfatórios para melhorar a condição do paciente. Nesse contexto, uma novidade que vem se mostrando bastante promissora é o uso do medicamento Xofigo®.

Já aprovado pela Anvisa, esse medicamento, classificado como radiofármaco, apresenta-se como uma esperança para quem enfrenta o desafio do câncer de próstata em estágios avançados. Saiba mais a seguir!

Para que serve o medicamento Xofigo®?

Classificado como um radiofármaco (fármaco que contém elemento radioativo), o Xofigo® pode ser usado em quem enfrenta o câncer de próstata em estágios avançados, como opção à cirurgia. Ele contém rádio-223, substância que mimetiza o cálcio.

Quando administrado, o radiofármaco se fixa às metástases ósseas. A radiação emitida pelo rádio-223 penetra nas células tumorais, desencadeando a quebra do DNA dessas células. Esse processo resulta na morte celular.

O tratamento com Xofigo® é recomendado para indivíduos que apresentam metástases ósseas sintomáticas, mas sem metástases viscerais. Dessa maneira, essa abordagem terapêutica representa uma alternativa para casos em que métodos de bloqueio hormonal não foram eficazes para o câncer de próstata

Xofigo® para câncer de próstata: tire suas dúvidas!

A seguir, conheça um pouco mais sobre o uso do Xofigo® para tratamento de câncer de próstata.

>>>> Veja também: Cintilografia Renal: Para Que Serve e Como Funciona o Exame?

1. Como o Xofigo® age no tratamento do câncer de próstata?

O Xofigo® possui o isótopo radioativo rádio-223, substância que simula o cálcio presente nos ossos. Após a injeção, o rádio-223 se desloca para as áreas afetadas pelo câncer nos ossos, liberando radiação de curto alcance (partículas alfa) que elimina as células tumorais ao redor.

2. Quem pode usar esse medicamento?

Segundo a bula do medicamento, o radiofármaco é indicado para o tratamento de adultos com carcinoma da próstata, com metástases ósseas sintomáticas e sem metástases viscerais conhecidas.

3. Quais resultados os pacientes podem esperar?

Espera-se que esse tratamento alivie os sintomas da doença e melhore a qualidade de vida dos pacientes, sendo aplicado somente quando a doença atinge os ossos e provoca sintomas, como dor.

4. Como o Xofigo® é administrado?

O medicamento se apresenta em solução injetável, administrado em áreas controladas e específicas. Esse produto é manuseado e aplicado somente por equipe treinada e qualificada para utilizá-lo com segurança, como médicos especialistas em medicina nuclear

A dose que o paciente receberá dependerá do seu peso corporal. O médico que supervisiona o procedimento calculará a quantidade de Xofigo® (cloreto de rádio-223) a ser utilizada no em cada caso específico. Geralmente, o tratamento dura 4 semanas

5. Possui efeitos colaterais? 

Alguns dos efeitos colaterais em pacientes que receberam Xofigo® foram:

  • Trombocitopenia (diminuição no número de plaquetas do sangue).
  • Neutropenia (diminuição no número de um tipo específico de células brancas do sangue (neutrófilos).

De todo modo, o médico responsável pelo tratamento poderá realizar testes sanguíneos antes do início do tratamento e antes de cada ciclo do tratamento para verificar o número de células sanguíneas e plaquetas.

Já os efeitos colaterais mais frequentes em pacientes que recebem Xofigo® incluem: diarreia, náuseas, vômitos, trombocitopenia (diminuição no número de plaquetas do sangue), reações no local da injeção (por exemplo, vermelhidão da pele, dor e inchaço).

6. Quais cuidados os pacientes devem seguir?

O uso de Xofigo® é capaz de aumentar a sobrevida e aprimorar a qualidade de vida de pacientes com câncer de próstata, reduzindo dores ósseas e o risco de fraturas e complicações ósseas relacionadas ao câncer. O tratamento é seguro e não exige hospitalização ou cuidados especiais. 

Não há contraindicações formais, mas pacientes com fraturas recentes devem aguardar a estabilização antes de iniciar o tratamento.

Onde fazer tratamento para câncer de próstata com Xofigo® em Brasília?

O IMEB — Imagens Médicas de Brasília — disponibiliza uma abordagem avançada no tratamento do câncer de próstata, em que a excelência em Medicina Nuclear e Radiologia se une à humanização no atendimento. 

Com 35 anos de experiência, o IMEB é referência no Centro-Oeste em diagnósticos precisos e tratamentos inovadores.

Especializado em Medicina Nuclear, o IMEB realiza o tratamento com radioisótopos, uma modalidade terapêutica avançada, que utiliza substâncias radioativas para tratar doenças específicas, incluindo o câncer de próstata. Entre as opções, destaca-se o Xofigo®.

O procedimento pode ser feito na unidade Centro Clínico Advance, localizada em Brasília-DF, em um ambiente moderno e acessível, respaldado por uma equipe multidisciplinar altamente qualificada em  tratamento do câncer de próstata com Xofigo®

Se você tem indicação médica para esse tratamento, clique no link abaixo e fale com nosso atendimento.

Quero falar com o atendimento do IMEB

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Câncer de próstata PET-CT xofigo

23 de novembro de 2023

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recomendados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas