Quando temos uma vida agitada e cheia de compromissos, tanto no trabalho quanto em casa, costuma ser um pouco difícil manter uma alimentação saudável ao longo do dia. Lembrar de comer nos horários corretos, e escolher os alimentos adequados, às vezes pode ser complicado quando temos uma vida atribulada.
Mas saiba que é fundamental gerir seu tempo para conservar uma rotina diária sadia. Com isso, você preserva uma boa qualidade de vida e evita possíveis doenças, desde as mais simples até as mais graves, como o câncer.
Continue lendo este artigo e saiba como manter uma alimentação saudável com uma boa ingestão de nutrientes, inclusive para prevenir o desenvolvimento de um câncer, como o câncer de mama.
A maioria dos tipos de câncer tem relação com o estilo de vida do indivíduo
O avanço da medicina no combate ao câncer permitiu constatar que 90% dos tipos de câncer estão associados com o estilo de vida do paciente, como não ter uma alimentação saudável ou não praticar uma atividade física. E, aproximadamente, só 10% deles tem componente genético causador da doença.
É o que ocorre, por exemplo, com o câncer de mama. Ao contrário do que muitos podem pensar, ter casos desse tipo de câncer na família não representa o principal fator de risco para desenvolver a doença. A maioria dos tumores de mama, por exemplo, estão associados a fatores reprodutivos da mulher e a fatores ambientais.
Enquanto o primeiro tem a ver com o tempo em que a mulher fica exposta ao estrógeno ao longo da vida — trata-se de um hormônio feminino produzido pelo próprio organismo, que tende a estimular a proliferação celular da mama em situações como a menstruação irregular — o segundo (fatores ambientais), refere-se ao estilo de vida adotado pela pessoa, como a prática de exercícios físicos, excesso de bebidas alcoólicas, tabagismo e má alimentação.
A alimentação saudável na prevenção e no tratamento do câncer de mama é só um exemplo do efeito benéfico dos alimentos quando falamos em prevenção da incidência de câncer.
Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você melhorar sua qualidade de vida, adotando bons hábitos diários e uma dieta saudável. Acompanhe.
Câncer de Intestino: Sintomas, Diagnóstico e Tratamentos
Como manter uma alimentação saudável?
Segundo o Ministério da Saúde, recomenda-se consumir diariamente alimentos in natura, ou minimamente processados, mantendo um cardápio variado e colorido sempre que possível. Recomenda-se também que, se for almoçar ou jantar fora, opte sempre por locais onde servem refeições feitas na hora.
Além disso, procure ingerir mais alimentos antioxidantes e com compostos fitoquímicos, como:
- Vitamina C: acerola, goiaba, caju, kiwi, morango, laranja, limão, mamão, fruta do conde, brócolis, etc;
- Epigalocatequina 3 galato: chá verde;
- Betacaroteno: mamão, damasco, cenoura, batata doce, abóbora;
- Resveratrol: encontrado na uva, amora, amendoim;
- Licopeno: tomate, morango, goiaba, cereja;
- Capsaicina: pimenta;
- Gingerol: gengibre;
- Entre outros.
É muito importante ainda fazer suas refeições com calma, mastigando bem os alimentos para facilitar a digestão ao longo do dia. Por isso, evite ingerir líquidos junto com as refeições, procurando consumi-los 30 minutos antes ou depois delas.
Veja também: Como cuidar da saúde mental
Saiba também que é fundamental beber bastante água diariamente para manter o corpo hidratado, além de comer em horários pré-estabelecidos para preservar a regulagem do intestino. Para os amantes de esporte, musculação e demais atividades físicas, é muito importante ficar atento à alimentação antes e depois do treino. Assim, você continua disposto e não perde nutrientes depois de um exercício exaustivo.
Uma boa dica também para manter a consistência de uma rotina saudável, é buscar sentir prazer em preparar a própria comida, combinando os alimentos e adequando-os às suas necessidades e gostos. Assim, você valoriza suas próprias refeições comendo mais devagar e apreciando o processo de se alimentar.
Quer saber mais sobre como melhorar sua qualidade de vida e manter uma dieta saudável?
Confira abaixo uma entrevista do Dr. Renato Barra, do IMEB, com o nutricionista Dr. Guilherme Mendes, no qual ele fala, entre outras coisas, sobre a importância de uma ingestão de alimentos adequada para tratar e prevenir doenças, como a diabetes.
Ainda, vale ressaltar: para obter uma dieta balanceada, conte sempre com um nutricionista para te orientar no que é melhor para o seu corpo. Ele, provavelmente, irá te recomendar alguns exames para que, com base nas suas taxas, identifique os principais nutrientes que estão em falta e que necessitam ser supridos para a elaboração de uma dieta especializada.
Leia também: TOP 6 melhores alimentos do mundo para a saúde.