Pessoas enfrentando diagnósticos médicos complexos ou que possuem doenças crônicas; quem tem histórico familiar de doenças graves, como câncer (ou já diagnosticados); ou mesmo profissionais da área médica – todos podem se beneficiar em conhecer melhor o potencial diagnóstico da tomografia computadorizada e do PET/CT.
A tomografia computadorizada utiliza raios-X para criar imagens transversais detalhadas do corpo, permitindo uma análise minuciosa de ossos, órgãos e tecidos. Por outro lado, o PET/CT combina a TC com um traçador radioativo, destacando a atividade metabólica das células, o que auxilia no diagnóstico precoce e acompanhamento de doenças como o câncer.
Neste artigo, você vai conhecer melhor essas tecnologias que estão transformando a forma como entendemos e tratamos diversas condições médicas, bem como suas diferenças e indicações.
Siga a leitura!
Tomografia e PET/CT: diferenças entre esses exames
A tomografia computadorizada (TC) é um exame que utiliza raios-X para criar imagens detalhadas da região analisada em 360°. O exame é rápido, não é invasivo e pode ser usado para avaliar praticamente qualquer área do corpo, como crânio, tórax, abdômen e articulações.
A tomografia fornece informações precisas sobre os órgãos, ossos, vasos sanguíneos e tecidos do corpo, permitindo a detecção e avaliação de condições como lesões traumáticas, doenças pulmonares, câncer, doenças cardiovasculares, doenças neurológicas, entre outras.
Já o exame de PET/CT (tomografia por emissão de pósitrons, em inglês) faz parte da área da medicina nuclear e reúne duas tecnologias para apresentar imagens de praticamente todas as áreas do corpo em um único exame: a tomografia computadorizada e a emissão de pósitrons.
Essa técnica requer o uso de uma solução radioativa chamada radiofármaco, misturada com glicose, administrada na maioria das vezes por via endovenosa. O radiofármaco é uma substância que emite uma baixíssima quantidade de radiação, na forma de pósitrons, que é bastante segura.
O PET/CT é muito utilizado na oncologia, já que o radiofármaco tem a capacidade de se acumular principalmente nas áreas com maior atividade metabólica, como nos tumores. A partir disso, o scanner realiza a leitura da região e capta a radiação emitida, formando imagens.
O PET/CT é capaz de gerar até cerca de 1.500 imagens tridimensionais do corpo inteiro em um único exame, permitindo uma análise extremamente completa e precisa do paciente.
Câncer de Intestino: Sintomas, Diagnóstico e Tratamentos
Principais diferenças entre tomografia e PET/CT
Apesar de o PET/CT se utilizar da tomografia computadorizada, são exames com várias diferenças entre si, como:
- Funcionamento: enquanto a tomografia computadorizada utiliza raios-X para captar imagens detalhadas do corpo, o PET/CT combina a TC com a detecção da radiação emitida por um traçador radioativo injetado no paciente.
- Imagens anatômicas versus funcionais: a tomografia gera imagens anatômicas detalhadas, mostrando a estrutura interna dos órgãos, ossos e tecidos. Já o PET/CT, fornece informações metabólicas e funcionais, destacando a atividade celular e fornecendo uma visão mais abrangente do corpo.
- Preparo: para realização da tomografia, não é preciso qualquer preparo especial (à exceção quando usado contraste), enquanto o PET/CT pode exigir um período de jejum antes da administração do traçador radioativo.
>>> Um diagnóstico de câncer é sempre um momento difícil e desafiador. Neste conteúdo especial, o IMEB traz dicas e orientações que vão te ajudar nessa fase. Baixe grátis agora!
Principais indicações da tomografia computadorizada
A seguir, confira algumas das indicações da tomografia computadorizada.
Avaliação de lesões traumáticas
A tomografia pode ser utilizada para avaliar lesões traumáticas, como fraturas ósseas, hemorragias internas, lesões cerebrais e lesões em órgãos abdominais.
Detecção e estadiamento do câncer
A tomografia é uma tecnologia importante para a oncologia, sobretudo por possibilitar a detecção de tumores, bem como determinar a extensão do câncer (estadiamento). A TC pode fornecer informações detalhadas sobre o tamanho do tumor, envolvimento linfonodal e presença de metástases, por exemplo.
Avaliação de doenças pulmonares
A tomografia de tórax é utilizada para avaliar doenças pulmonares, como pneumonia, embolia pulmonar, câncer de pulmão e é um dos exames mais usados para confirmar diagnósticos de Covid-19. Ela pode ajudar a identificar lesões, analisar a distribuição do ar nos pulmões e avaliar a função pulmonar.
Avaliação de doenças cardiovasculares
A TC cardíaca é usada para avaliar doenças e alterações cardiovasculares, como doença arterial coronariana, aneurisma aórtico, doença valvular, entre outras. O exame fornece imagens detalhadas das artérias coronárias e do coração, sendo a TC com escore de cálcio uma das mais conhecidas na área cardíaca.
Avaliação de doenças abdominais e pélvicas
A TC de abdômen e pelve permite diagnosticar e caracterizar lesões nos órgãos abdominais e pélvicos, como fígado, rins, baço, pâncreas, vesícula biliar e intestino. Ela pode auxiliar no diagnóstico de doenças como apendicite, litíases (pedras) renais e biliares, má-formação dos rins, pancreatite, pseudocistos, lesões do fígado, cirrose e hemangiomas.
Indicações do PET/CT
Confira agora as principais indicações para o exame de tomografia por emissão de pósitrons:
Diagnóstico de câncer
Tanto a tomografia computadorizada quanto o PET/CT são exames essenciais para o diagnóstico de vários tipos de cânceres. No caso específico do PET/CT, a indicação é para pacientes com alta suspeita de câncer ou que já foram diagnosticados com a doença.
Entre os mais variados tipos de câncer que o PET/CT pode avaliar, estão:
- câncer de próstata;
- câncer de pulmão;
- câncer de mama;
- melanomas;
- nódulos pulmonares;
- câncer colorretal;
- linfomas;
- cânceres de cabeça e pescoço;
- câncer de esôfago.
Avaliação da progressão tumoral
Em pacientes que já foram tratados para câncer, o PET/CT pode ser usado para verificar se a doença retornou (recorrência) ou se houve progressão tumoral.
Avaliação de doenças neurológicas
O PET/CT também é prescrito para a avaliação de doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer e a doença de Parkinson. Ele pode ser bastante importante no acompanhamento dessas condições.
Avaliação de doenças cardíacas
Outra indicação do PET/CT é na área cardíaca, pois o exame pode ser utilizado para avaliar o músculo cardíaco e danos causados ao paciente após um infarto. Além disso, é possível avaliar viabilidade miocárdica e doenças inflamatórias do coração.
Onde fazer tomografia e PET/CT no DF?
A tomografia e o PET/CT estão entre os exames de imagem realizados pelo IMEB – Imagens Médicas de Brasília; referência em medicina nuclear e radiologia no Centro-Oeste, com diversas unidades espalhadas pelo Distrito Federal.
O IMEB é comprometido com a qualidade e segurança no atendimento aos pacientes, por isso, dispõe de equipamentos modernos e uma equipe altamente qualificada para oferecer um diagnóstico preciso e um atendimento humanizado.
Além disso, o IMEB foi a primeira clínica de diagnóstico por imagem e Medicina Nuclear no Distrito Federal a obter a Acreditação em Nível 3 da ONA (Organização Nacional de Acreditação) em 2018.
Se você está no Distrito Federal ou Entorno e tem exames de imagem solicitados, clique no link abaixo para agendar seu exame e vir cuidar da sua saúde conosco!