Tomografia com escore de cálcio: esclareça suas dúvidas!
Apesar de ainda pouco conhecida, a tomografia com escore de cálcio é um dos exames mais importantes para proteger a saúde do coração.
Com ele, é possível avaliar as chances de o paciente desenvolver doenças cardíacas graves, o que permite agir de forma preventiva e reduzir esses riscos.
O procedimento é indolor, rápido e realizado com total segurança para o paciente. Se você tem dúvidas sobre a tomografia com escore de cálcio ou deseja conhecer uma clínica de exames por imagem no DF para realizar o procedimento, continue a leitura.
O que é a TC com escore de cálcio?
Também conhecida como tomografia computadorizada coronariana com escore de cálcio, trata-se de um exame de imagem feito por meio de um tomógrafo, para medir a quantidade de cálcio nas artérias coronárias, responsáveis por irrigar o coração.
O cálcio é um indicador de placa arterial, que pode obstruir as artérias e levar a inúmeras doenças cardíacas, como a aterosclerose.
O resultado não significa que o paciente tenha uma obstrução coronária, mas sim que há a probabilidade de desenvolver doenças cardíacas no futuro. Isso é muito positivo, já que permite ao médico-assistente identificar esse risco de forma antecipada, evitando que o paciente chegue à situação de risco iminente de ter um infarto, por exemplo.
Durante a tomografia com escore de cálcio, uma série de imagens de tomografia computadorizada é tirada do coração, permitindo que os médicos avaliem a quantidade de cálcio presente nas artérias coronárias.
Fonte: Scielo
Como a tomografia com escore de cálcio é feita?
Trata-se de um exame não invasivo, realizado por meio de tomografia computadorizada sem contraste iodado e que não necessita de preparo para sua realização. Além disso, são utilizadas baixíssimas doses de radiação, trazendo grande proteção aos pacientes.
Durante o exame, o paciente é posicionado deitado em uma mesa de exame com um scanner de tomografia computadorizada (TC). Durante o procedimento, o tomógrafo emite raios X na direção do tórax, na região do coração.
O processo de varredura geralmente leva cerca de 10 minutos, após o que um radiologista ou cardiologista avaliará as imagens para medir a quantidade de cálcio presente nas artérias coronárias e calcular o escore de cálcio.
Leia também:
Conheça pequenos hábitos que podem podem prevenir doenças cardíacas!
Perda de memória: causas, diagnóstico e tratamento
Para que serve o exame de escore de cálcio?
Um dos principais objetivos da TC com escore de cálcio é entender quais as chances de o paciente desenvolver doenças cardíacas no futuro. Nesse sentido, quanto maior a porcentagem de cálcio, maiores são as probabilidades do desenvolvimento de patologias — a exemplo do infarto, derrame e morte súbita.
?De modo geral, um sinal de alerta nos resultados é quando o valor do escore de cálcio ultrapassa 100 Agatston em valores absolutos, ou é maior que o percentil 75 para a mesma faixa etária e sexo do paciente.
ESCORE DE CÁLCIO | RISCO |
0 | Nenhum |
1-99 | Leve |
100-400 | Moderado |
>400 | Severo |
De todo modo, apenas o médico consegue avaliar o resultado do exame e indicar a necessidade de uma conduta terapêutica, já que é preciso considerar outras variáveis de risco nessa análise.
Caso haja necessidade de tratamento, uma das opções é a adoção de medidas para redução dos níveis de colesterol no organismo, que pode ser feita por meio de medicamentos e/ou alimentação adequada.
Já casos mais graves podem requerer a realização de procedimentos como o cateterismo.
Clique na imagem abaixo para baixar o ebook gratuito que explica tudo sobre as doenças cardíacas mais comuns e como evitá-las??????
Quem tem indicação de fazer?
Vale ressaltar que não é preciso apresentar sintomas de doença cardíaca para fazer a tomografia com escore de cálcio. Porém, pessoas que pertencem a alguns grupos de risco têm mais indicação de realizar, como:
- Acima de 40 anos, com fatores de risco cardiovasculares.
- Hipertensos.
- Pessoas com colesterol elevado.
- Fumantes.
- Diabéticos.
- Pessoas com histórico familiar de infarto.
Essas são recomendações gerais, mas, como dito acima, a avaliação do cardiologista irá considerar e associar todos os possíveis fatores de risco para definir a indicação ou não do exame. Por isso, é fundamental realizar check-up cardíaco anual.
Onde fazer tomografia de escore de cálcio no DF?
A tomografia com escore de cálcio é um exame sofisticado e bastante preciso, sendo crucial que seja feito em local adequado, com as tecnologias mais atuais e profissionais devidamente preparados, tanto para realizar o procedimento quanto para interpretar os dados e formular o laudo.
É isso que garantirá que seu exame vai retratar fielmente a condição de saúde de suas artérias, sem mascarar riscos.
Fundado há mais de 30 anos, o IMEB (Imagens Médicas de Brasília) é referência em Medicina Nuclear e Radiologia no Centro-Oeste. Contamos com os equipamentos mais modernos do mercado, um time de profissionais experientes e atenciosos para te dar o atendimento que você espera e merece.
Além disso, nossas salas de tomografia contam com o inovador sistema de desinfecção pela tecnologia UV-C, que garante mais segurança contra contaminações.
Caso você esteja no Distrito Federal ou Entorno e tenha pedido médico, clique no link abaixo para agendar seus exames conosco!
Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Bem-estar tomografia
17 de abril de 2023