Check-up da família: da criança ao idoso saiba o que acompanhar

Check-up da família: da criança ao idoso saiba o que acompanhar

Não existe nada mais prazeroso do que ver toda a família saudável. As crianças felizes brincando, os pais alternando momentos de trabalho e lazer, e avós aproveitando a melhor idade de maneira ativa e inseridos no convívio social.

Para se alcançar esse bem-estar e qualidade de vida saudável, é muito importante estar em dia com as consultas e os exames preventivos. E isso é feito através do check-up, que além da prevenção, é fundamental para o diagnóstico precoce de possíveis doenças, independentemente da idade do paciente.

Por isso, neste artigo trouxemos até você um panorama do check-up familiar. Quais os exames mais importantes para realizar em cada fase da vida, da criança ao idoso.

Acompanhe!

A importância dos check-ups regulares

O cuidado com a saúde é um bem que não beneficia apenas a própria pessoa, mas sim todos que estão à sua volta, como familiares e amigos. Afinal, o diagnóstico de doença gera preocupação, ansiedade e medo em todas as pessoas próximas.

Dessa forma, fazer check-ups regulares se torna ainda mais importante. Esse é o método mais eficaz para a prevenção de diversas doenças e também para o diagnóstico precoce de enfermidades como o câncer de mama e de próstata, que, quando descobertos no início, têm chance de cura de até 90%.

Saiba mais:

Check-up médico: 8 sinais que você precisa realizar um

Check-up pós-covid: conheça as razões para fazer!

O que avaliar em cada fase?

Aqui está uma lista com alguns exames que podem ser indicados em cada fase da vida, mas é importante lembrar que durante as consultas o médico poderá solicitar outros, conforme a necessidade de cada paciente.

É importante salientar também que alguns exames, como a colonoscopia e o check-up cardiológico, são indicados tanto para homens como para mulheres. Já a mamografia é recomendada para todas as mulheres a partir dos 40 anos.

Conheça tudo sobre o exame de ecografia transvaginal!

1. Check-up para os bebês

👉 Teste do pezinho

O teste do pezinho é obrigatório e deve ser realizado entre o 3° e o 5° dia de vida do bebê. Feito através de gotas de sangue coletadas do calcanhar do bebê, o exame é fundamental para identificar doenças genéticas e metabólicas, como fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme, hiperplasia adrenal congênita, fibrose cística e deficiência de biotinidase.

Além disso, existe o teste do pezinho ampliado, que é importante para que o bebê seja testado para mais de 40 doenças.

👉 Teste da orelhinha

O teste da orelhinha também é obrigatório e oferecido pelo SUS. Seu objetivo é identificar alterações auditivas no bebê e deve ser feito, de preferência, 24 ou 48 horas após o nascimento.

👉 Teste do olhinho

O teste do olhinho, também conhecido como teste do reflexo vermelho, é feito para identificar possíveis problemas de visão, como catarata precoce e glaucoma.

👉 Teste do coraçãozinho

O teste do coraçãozinho consiste em medir a oxigenação do sangue e os batimentos cardíacos do bebê para identificar possíveis alterações cardíacas congênitas. Caso seja notada alguma alteração, o recém-nascido é encaminhado para fazer outros exames mais específicos – como o ecocardiograma.

2. Check-up para as crianças

👉 Exames de sangue

Certos exames de sangue são fundamentais para a prevenção de diversas doenças, a depender das suspeitas do pediatra, como colesterol (exame de perfil lipídico), diabetes (exame de glicemia) e anemia (dosagem de ferro sérico e de ferritina).

👉 Exame de urina

O exame de urina é um teste simples, porém muito importante para detectar doenças que vão além dos rins e vias urinárias, como a presença de bactérias, infecções, perda de proteínas e até mesmo desnutrição infantil.

👉 Exame parasitológico de fezes (EPF)

A análise das fezes pode ser de grande ajuda para a identificação de patologias e infecções. Por isso, o exame parasitológico de fezes para crianças é fundamental para investigar a presença de parasitas e protozoários, podendo ser indicativos de verminoses.

👉 Exames de vista e audição

Exames de vista e audição devem fazer parte do check-up rotineiro das crianças, já que, principalmente, nas fases iniciais de vida, as crianças têm dificuldade para explicar possíveis problemas visuais ou auditivos.

Por isso é importante que os pais ou responsáveis estejam atentos a sintomas como apertar os olhos para ver TV ou ler um livro, coçar os olhos com frequência, dificuldades escolares ou dores de cabeça.

▶️ Onde fazer o exame cintilografia renal estática com dmsa em Brasília-DF?

3. Check-up para as mulheres

👉 Mamografia

A mamografia é o principal exame para rastreio e diagnóstico do câncer de mama, condição que se torna bem mais frequente nas mulheres a partir dos 50 anos. Estima-se que 90% dos casos surjam em mulheres após os 40 anos.

A recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia é de que as mulheres realizem esse exame anualmente a partir dos 40 anos. Já aquelas com casos de câncer de mama na família devem iniciar ainda antes, por volta dos 35 anos.

👉 Eletrocardiograma

Se a mulher não tem histórico familiar de problemas cardiovasculares, o eletrocardiograma deve ser feito a partir dos 50 anos. Ele pode ser pedido em conjunto com o teste ergométrico e com o ecodopplercardiograma.

▶️ Onde realizar o exame de Ecografia em Brasília-DF?

👉 Papanicolau

Este é o exame que faz a prevenção do câncer cervical (colo do útero). Ele pode ser feito no consultório do próprio ginecologista ou em laboratórios específicos.

Deve ser realizado anualmente por mulheres com vida sexual. Junto com ele, pode ser solicitada também uma ultrassonografia transvaginal.

Leia também:

Check-up feminino: conheça a mamotomia por RM e outros procedimentos importantes!

4. Check-up para os homens

👉 Exames da próstata

Avaliação fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, o segundo tipo que mais mata homens no mundo, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

O exame de próstata é feito através do toque retal – exame rápido e indolor – por meio do qual o urologista avalia a consistência e a textura da glândula.

Além disso, é feito também o PSA, exame de sangue fundamental para detectar precocemente o risco de desenvolver a doença.

👉 Colesterol

Exame de sangue que está entre os mais importantes para a saúde do homem (e de todas as pessoas), afinal o colesterol elevado é fator determinante para o desenvolvimento de diversas doenças cardiovasculares.

O resultado irá revelar o nível de colesterol total, o LDL (considerado ruim), o HDL (considerado bom), além da quantidade de triglicérides no sangue.

Dessa forma, é recomendado que todos os homens, a partir dos 20 anos, avaliem seu nível de colesterol periodicamente.

👉 Colonoscopia

O exame de colonoscopia tem o intuito de detectar o câncer do intestino e do reto, que costumam afetar homens acima dos 50 anos. O procedimento realiza uma varredura completa da mucosa intestinal. 

O objetivo do exame é identificar sinais na parede intestinal que denunciem alguma irregularidade, como verrugas (que podem ser pré-cancerosas), tumores, doença inflamatória intestinal e outras patologias que afetam a região.

👉 Exames cardiovasculares

Por ser uma das maiores causas de morte entre homens, os exames para a prevenção de doenças cardiovasculares são recomendados, anualmente, para todos os homens saudáveis a partir dos 40 anos.

Entre os mais comuns, estão o eletrocardiograma, o ecocardiograma, a aferição da pressão arterial, os testes ergométricos de esforço, entre outros.

Em casos onde há histórico familiar de doenças cardíacas ou fatores de risco, como obesidade, hipertensão, colesterol alto e diabetes, o recomendado é fazer esse check-up anual a partir dos 30 anos de idade.

Leia também:

Check-up cardiológico: 6 problemas sérios que ele pode descobrir (e até evitar)

Check-up masculino: os 4 principais exames para realizar

5. Check-up para os idosos

👉 Hemograma completo

O famoso exame de sangue avalia a quantidade e a qualidade de três principais grupos de células do sangue: as hemácias (ou glóbulos vermelhos), responsáveis por levar oxigênio para as células; os leucócitos (ou glóbulos brancos), que promovem a defesa do organismo contra infecções; e as plaquetas, responsáveis pela coagulação do sangue.

Com o hemograma, é possível detectar:

  • Presença de anemia, avaliando quantidade de ferro no sangue;
  • Infecções virais;
  • Infecções bacterianas;
  • Presença de doenças autoimunes;
  • Alergias;
  • Alguns tipos de câncer, como a leucemia, entre outras doenças.

👉 TSH

O exame do TSH (hormônio tireoestimulante, em inglês) tem a função de avaliar a quantidade desse hormônio, que é produzido pela hipófise e influencia o funcionamento da tireoide.

É por estímulo do TSH que a tireoide produz os hormônios T3 e T4 que, quando estão alterados, podem levar a problemas como hipertireoidismo (metabolismo acelerado) ou hipotireidismo (metabolismo lento), além de afetar a saúde cardíaca, o controle do peso, o estado emocional, entre outros aspectos.

👉 Densitometria óssea

A densitometria óssea é um exame de imagem utilizado para medir a densidade óssea, ou seja, a resistência e a composição dos ossos. Trata-se do principal exame para essa finalidade.

Essa avaliação é importante para o diagnóstico dos quadros de osteopenia (perda óssea inicial) e de osteoporose (processo mais avançado), que é irreversível e compromete diretamente a resistência dos ossos, tornando-os mais propensos a fraturas.

👉 Radiografia de tórax

Exame bastante indicado para avaliação da saúde pulmonar, em especial para pacientes que são ou já foram fumantes ao longo da vida.

Além de detectar lesões que podem indicar a presença de câncer de pulmão – um tipo bastante agressivo da doença – o exame também pode diagnosticar a presença de pneumonias que, em pacientes idosos, costumam ser mais frequentes e mais graves.

👉 Exames oftalmológicos

Finalmente, os cuidados com os olhos devem ser uma preocupação constante ao longo de toda a vida, exigindo especial atenção na terceira idade.

A consulta com o oftalmologista deve ser feita pelo menos uma vez ao ano, ocasião em que o médico poderá solicitar exames para avaliação de problemas como glaucoma e catarata (comum em idosos), assim como para aferir a pressão intraocular.

Realizar o mapeamento da retina também é importante para pacientes com hipertensão ou diabetes.

Saiba mais:

Check-up do idoso: principais exames para quem já passou dos 60!

IMEB: referência em exames de imagem!

Como vimos no artigo, o cuidado com a saúde da família, desde o bebê até o idoso, é muito importante para o bem-estar e qualidade de vida de todos, e o check-up familiar em cada fase da vida é fundamental para a prevenção e diagnóstico precoce de diversas doenças.

O IMEB é referência em exames de imagem, dispondo das mais modernas tecnologias diagnósticas e uma equipe de profissionais preparados e experientes, para oferecer a você e sua família um ambiente confortável e atendimento acolhedor.

Confira alguns dos exames que você pode realizar conosco:

  • Mamografia.
  • Densitometria óssea.
  • Eletrocardiograma.
  • Radiografia de tórax.
  • Ressonância magnética.
  • Tomografia computadorizada.
  • Cintilografia.
  • PET/CT, entre outros.

Caso você esteja em Brasília ou no Entorno e tenha exames de imagem solicitados, agende seu exame agora mesmo!

QUERO AGENDAR MEUS EXAMES NO IMEB

Também atendemos diversos convênios. Consulte a lista abaixo para ver se o seu plano está incluído.

LISTA DE CONVÊNIOS

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Saúde e Bem-estar

3 de dezembro de 2021

Conteúdos Relacionados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas