Check-up Masculino: os 4 principais exames para realizar - IMEB

Check-up Masculino: os 4 principais exames para realizar

O check-up masculino é um procedimento muito importante que deve ser realizado anualmente. Mas enquanto as mulheres parecem se preocupar mais com a saúde, muitos homens ainda precisam atentar-se para a necessidade de realizar alguns exames específicos para eles.

Por isso, fique atento: os homens também devem realizar um check-up anual. E para ajudá-los, separamos alguns exames que devem ser realizados. Acompanhe!

1. Hemograma completo

O exame mais comum que todos os homens devem incluir no seu check-up é o hemograma completo. Ele consiste em medir os níveis dos componentes celulares do sangue: glóbulos vermelhos (hemácias), glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas.

O hemograma serve para diagnosticar uma série de doenças, como a anemia, a leucemia e doenças autoimunes. Entretanto, embora ele permita identificar diversas doenças e problemas no organismo como um todo, é possível realizar exames de sangue mais específicos, o que irá depender da recomendação do médico, da idade e do histórico familiar de doenças do paciente.

É muito comum, também, que o médico peça exames de sangue para avaliar os níveis de colesterol e triglicérides. Eles são muito utilizados para diagnosticar doenças cardiovasculares, como o infarto e o derrame.

2. Análise de urina e fezes

Outro exame que deve fazer parte de todos os homens em seu check-up é o que analisa a urina e as fezes. O propósito do exame é verificar a presença de corpos estranhos (bem como sangue oculto e sinais de parasitas nas fezes) que podem identificar doenças, como: diabetes, anemia, cálculos renais, problemas no estômago, e até alguns tumores cancerígenos.

3. Colonoscopia

O exame de colonoscopia tem o intuito de detectar o câncer do intestino e do reto — que costuma afetar os homens acima dos 50 anos. Também conhecida como endoscopia pelo reto, ele procura por sinais na parede intestinal que denunciem a doença, como verrugas (que podem ser pré-cancerosas), ou mesmo tumores propriamente ditos.

O médico poderá indicar a periodicidade do exame, que vai depender do histórico familiar do paciente e de possíveis exames de colonoscopia já realizados anteriormente.

4. Exame de Próstata

Muitos homens ainda não têm o hábito de realizar o exame de próstata periodicamente. Na maioria das vezes, desconhecem a necessidade do exame ou têm preconceito em fazê-lo. No entanto, para a oncologia, realizar esse exame pode prevenir de forma precoce um dos cânceres mais incidentes no Brasil, permitindo curá-lo se detectado ainda em estágio inicial.

O exame é realizada analisando a produção de proteína produzida pela próstata (PSA), e por meio do toque retal. Este segundo é indolor e serve para verificar a existência de nódulos na próstata. Em caso de um PSA com valores alterados, ou deformidades estranhas na próstata identificados pelo toque retal, é realizada uma biópsia da região para ver o que tem, de fato, na próstata, e indicar o próximo passo do tratamento.

De modo geral, esse e os outros exames podem ser feitos anualmente a partir dos 40 anos, e com uma frequência maior a partir dos 50 anos. Em casos de histórico familiar de doenças, o recomendado é que se inicie os exames já a partir dos 30 anos.

Em todo o caso, é o médico quem poderá determinar a periodicidade de cada exame, que pode variar de paciente para paciente. Por isso, consulte-se com um médico regularmente e cuide da sua saúde, ok?

Você sabe quais são os exames que todo homem deve fazer em cada faixa etária? Clique aqui e baixe agora mesmo o nosso infográfico gratuito sobre o assunto para descobrir!

infografico exames que todo homem deve fazer por faixa etária IMEB
Baixe agora mesmo o Infográfico Gratuito “Exames que Todo Homem deve fazer por Faixa Etária” e informe-se!

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Saúde do Homem

15 de agosto de 2017

Conteúdos Relacionados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas