Como aumentar a imunidade contra o Coronavírus? 5 dicas - IMEB

Como aumentar a imunidade contra o Coronavírus? 5 dicas

Vitamina C aumenta mesmo a imunidade? Ou é mais indicado vitamina D? Qual a melhor vitamina? E o extrato de própolis, ajuda? Há como melhorar a imunidade com tratamento natural? Essas são algumas das principais dúvidas sobre como aumentar a imunidade contra o novo Coronavírus (Covid-19).

É importante ressaltar que a informação é a melhor forma de prevenção. O recomendado é buscar por orientações de especialistas e sempre checar informações de canais informais, como o WhatsApp.

Por isso, o Dr. Renato Barra, médico do IMEB – Imagens Médicas de Brasília, preparou um vídeo especial com 5 dicas para reforçar a imunidade durante a quarentena e melhorar o seu sistema de defesa contra o novo Coronavírus.

Assista ao vídeo abaixo e confira, logo em seguida, o resumo das dicas, além de outros direcionamentos importantes repassados pelo Dr. Renato para este momento.

Atenção: imunidade alta não o torna imune contra o novo Coronavírus!

Ao contrário do que muitos pensam, o aumento da imunidade não evita que uma pessoa contraia o novo Coronavírus. A melhora do sistema de defesa do organismo serve apenas para evitar os casos mais graves da doença.

Por exemplo, se uma pessoa com boa imunidade se infectar com a Covid-19, isso significa que há menos chances de que ocorra a evolução e piora do quadro.

Quer se informar melhor sobre o Coronavírus? Baixe a nossa CARTILHA COMPLETA E GRATUITA sobre o assunto, com todas as principais dúvidas da população esclarecidas em um só lugar. Clique aqui e acesse gratuitamente agora mesmo.

Aumente a sua imunidade durante a quarentena com essas 5 dicas!

1 – Consuma vitaminas

As vitaminas são importantes para melhorar e fortalecer o nosso sistema de defesa e imunológico. No período de quarentena, recomenda-se priorizar algumas vitaminas, como vitamina C e própolis, principalmente a vitamina D.

A vitamina D tem se mostrado uma das melhores alternativas para aumentar a imunidade contra a Covid-19, já que ajuda a proteger o sistema respiratório e, consequentemente, a combater doenças infecciosas respiratórias agudas.

Lembrando que, mesmo em casa, é importante se expor ao sol para repor a vitamina D no corpo. Separar um tempo do dia para ficar em frente da janela e abaixo do sol é uma boa dica.

Como aumentar a imunidade contra o Coronavírus

2 – Cuide da alimentação e hidrate-se adequadamente

Para aumentar a imunidade, prefira manter uma alimentação saudável, balanceada e equilibrada, rica em frutas e verduras, com prioridade para carnes magras (como peixes e frangos), sem excesso de frituras e gorduras

Vale reforçar que não existe alimento nem nutriente milagroso contra o novo Coronavírus. A imunidade é afetada por diversos fatores além de um único alimento.

Também é importante que mantenha uma hidratação contínua ao longo da rotina. O recomendado é ingerir de 2 a 3 litros de água por dia.

 

Leia também:

TOP 6 melhores alimentos do mundo para a saúde

Como Manter a Saúde Mental na Quarentena do Coronavírus?

 

3 – Procure dormir bem

Estudos recentes já apontam que uma boa noite de sono diminui as chances de uma pessoa contrair um resfriado. Por isso, o recomendado é dormir de 6 a 8 horas por noite, possibilitando uma qualidade de sono favorável para os hormônios e para as condições cardíacas.

4 – Pratique atividades físicas regularmente em casa

A prática de atividades físicas ajuda no bom funcionamento da circulação sanguínea e auxilia as células de defesa a circularem pelo organismo. O indicado é realizar exercícios físicos de leves a moderados, no mínimo 3 vezes na semana, em casa.

Como aumentar a imunidade contra o Coronavírus

5 – Não consuma bebidas alcoólicas excessivamente e não fume

O consumo de álcool em excesso deixa o organismo mais vulnerável para problemas respiratórios, como pneumonia, o que representa um grande risco para a piora de quadros do novo Coronavírus, especialmente após os 45 anos.

E o fumo, claro, já possui impactos conhecidos no pulmão e nas funções respiratórios, sendo também contraindicado, principalmente no momento atual de pandemia da Covid-19.

O Ministério da Saúde disponibiliza um canal oficial para esclarecimento de informações sobre o Coronavírus. Em caso de dúvidas, ligue 136.

 

Leia também estes outros conteúdos e informe-se melhor:

 

Como aumentar a imunidade contra o Coronavírus

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Coronavírus

8 de abril de 2020

Conteúdos Relacionados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas