CUIDADO COM AS DIETAS DA MODA
Cada vez mais as pessoas buscam um corpo perfeito, alguém sempre quer eliminar algum quilinho, reduzir medidas, enfim, estar dentro do padrão de beleza considerado pela mídia. Para tal solução o número de dietas “milagrosas” é enorme, e muitas vezes, mesmo sem saber se são eficazes, saudáveis, as pessoas compram a ideia, fazendo de tudo para atingir seus objetivos.
De forma geral estas dietas funcionam, devido ao baixo consumo de calorias, mas são perigosas porque limitam a ingestão de nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo, inclusive para controlar o peso e manter a harmonia do corpo.
Dieta das proteínas ou dieta do carboidrato: Nessa proposta diminui ou exclui o consumo de carboidrato e aumenta o consumo de proteína e gordura, com o intuito de que o metabolismo troque o uso de glicose por gordura para gerar energia. É uma alimentação desbalanceada. O consumo excessivo de proteína e gordura pode causar vários malefícios ao organismo, como por exemplo, elevar o colesterol no sangue. Além disso, o carboidrato exerce funções essenciais no organismo e deve fazer parte da alimentação diária. Geralmente as pessoas que seguem essa dieta relatam sentir cansaço, falta de disposição, mau humor e outros sintomas desagradáveis.
Dieta da sopa: Geralmente a sopa indicada é feita com uma variedade enorme de legumes e verduras, e em algumas receitas tubérculos, mas não tem uma fonte de proteína, o que torna a dieta desbalanceada também, além disso, não é por muito tempo que as pessoas conseguem seguir, pois logo enjoam de ficar apenas tomando sopa.
Dieta da lua: Nesta dieta é indicado o consumo de líquidos (chás, sucos, caldos, etc.) após a virada da lua. É uma dieta com baixo valor nutritivo, a pessoa sente fome e no dia seguinte acaba compensando e extrapolando. A eliminação que ocorre é praticamente de água do corpo, não se perde gordura.
Dieta desintoxicante: São vários tipos: chás que produzem efeito laxante, água morna em jejum, sucos, frutas ácidas, enfim são restrições excessivas, que podem causar desidratação, problemas nos rins, fraqueza muscular, pode prejudicar a flora intestinal, dependendo da restrição terá um tipo de conseqüência.
Essas são apenas algumas dietas, a cada dia surgem novidades. O que de fato posso afirmar é que não existe milagre, é preciso que as pessoas se conscientizem disso e a partir desse pensamento comece a mudar seus hábitos aos poucos, tornando-os saudáveis, e almejando antes de ter um corpo “perfeito”, ter saúde, que é o mais importante.
Enquanto não mudar o pensamento de querer emagrecer de qualquer jeito até determinada festa ou evento, num curto espaço de tempo, você terá que viver a vida fazendo dieta.
Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Destaque Notícias
2 de janeiro de 2017