Cuidados importantes com as crianças nas férias escolares | IMEB

Cuidados importantes com as crianças nas férias escolares

Um dos períodos mais aguardados pelas crianças são as férias escolares. Afinal, esse é o momento de descansar das muitas tarefas realizadas ao longo do ano, assim como de brincar, viajar e fazer tudo o que não é possível durante o ano letivo.

Enquanto essa é uma época de diversão para os pequenos, é necessário que pais e responsáveis se atentem para alguns fatores que podem representar riscos para seus filhos.

Neste artigo, você vai descobrir quais são os cuidados mais importantes com as crianças nas férias escolares, além de entender alguns dos principais perigos que elas podem enfrentar nesse período.

Acompanhe!

Os riscos que as crianças correm nas férias

Grupo de crianças brincando no playground.

A época de férias escolares costuma deixar os pais de cabelo em pé. Isso porque, geralmente, há mudanças significativas na rotina, as crianças ficam mais ociosas e cheias de energia para gastar, e nem sempre os pais podem estar por perto para acompanhar o dia a dia dos pequenos, devido a compromissos de trabalho ou outros afazeres. 

Por isso, é preciso estar atento a alguns riscos que as crianças correm nas férias, como:

Acidentes domésticos

Com mais tempo em casa, aumenta muito o risco da criança se envolver em atividades perigosas, que podem levar à quedas, cortes, queimaduras, intoxicações, choques elétricos e outros acidentes. 

O problema se agrava porque, como dito acima, muitas vezes os pais não podem estar presentes para supervisionar os pequenos. Segundo o Ministério da Saúde, os acidentes domésticos são a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil.

Falta de rotina

Em muitas casas, as férias escolares são responsáveis por uma completa alteração na rotina. A alimentação das crianças muda bastante, elas dormem e acordam mais tarde e passam mais tempo em frente às telas. 

Essas mudanças – quando passam a fazer parte da rotina – podem afetar o desenvolvimento físico e mental das crianças, causando problemas como obesidade, depressão, ansiedade, déficit de atenção, baixo rendimento escolar e dificuldade de socialização.

Maior exposição a telas

As telas costumam ser um dos grandes problemas das férias. Nesse período, as crianças acabam passando tempo demais em frente a aparelhos como celular, computador, televisão e videogame. 

Porém, esse excesso traz diversos prejuízos para a saúde, entre eles insônia, irritabilidade, isolamento, sedentarismo e distúrbios de aprendizagem. A falta de monitoramento também pode deixar as crianças expostas a conteúdos impróprios ou violentos.

Riscos em viagens

Para muitas famílias, as férias são o momento perfeito para viajar e conhecer novos lugares, mas isso também representa um risco para as crianças. Entre os principais perigos estão acidentes de trânsito, afogamentos em piscinas, rios e praias, picadas de insetos, alergias, infecções, intoxicações alimentares e queimaduras solares. Os pequenos também podem se perder dos pais em locais com grande movimentação de pessoas.

Visitas a lugares aglomerados

Nas férias, muitas crianças visitam lugares que não fazem parte do seu cotidiano, como parques, museus, shoppings e cinemas. Esses passeios são positivos, pois ampliam horizontes e experiências, mas também podem trazer riscos para a saúde e segurança, já que – quando não adequadamente supervisionadas – as crianças podem ficar expostas a pessoas estranhas e mal-intencionadas ou a situações de violência.

Cuidados importantes com as crianças nas férias escolares

Apesar desses riscos – em casa ou na rua – existem medidas simples que podem ser tomadas pelos pais ou responsáveis para tornar as férias dos pequenos um momento ainda mais prazeroso e seguro. 

Confira algumas dicas importantes:

Supervisionar atividades em casa

Para evitar acidentes domésticos, é essencial que os pais tenham o cuidado de supervisionar as atividades infantis em casa, especialmente quando envolvem eletricidade, água e objetos cortantes ou pontiagudos. 

Também é importante guardar produtos perigosos, como desinfetantes, inseticidas, álcool e medicamentos, em locais altos, fechados e fora do alcance dos pequenos. No mesmo sentido, procure manter as crianças longe de janelas, escadas, sacadas ou outros locais que ofereçam risco de queda.

Incentivar alimentação saudável

O cuidado com a alimentação, que deve ser observado durante todo o ano, precisa de ainda mais incentivo durante as férias. Incluir na dieta frutas, verduras, legumes, carnes magras, ovos e peixes, é essencial para manter a saúde e o desenvolvimento dos pequenos. 

Da mesma forma, evitar o consumo excessivo de alimentos industrializados, frituras, doces e refrigerantes, já que pode ser uma porta para a adoção de hábitos alimentares nocivos, que são difíceis de reverter depois.

Precauções antes e durante as viagens

Viagens sempre exigem atenção extra, seja antes ou durante o passeio. É preciso planejar o roteiro (incluindo paradas para descansar, se alimentar e ir ao banheiro), fazer as malas com itens essenciais (como documentos e remédios básicos) e revisar o carro. 

Durante a viagem, não esqueça de utilizar equipamentos de segurança (como a cadeirinha e cinto), orientar as crianças sobre não se afastar dos pais e não falar com estranhos, além de colocar uma pulseira ou um crachá de identificação nos filhos, com nome, telefone e endereço dos pais, para facilitar o contato em caso de perda.

Avaliar ambientes desconhecidos

Durante as férias, é essencial tirar as crianças de casa e colocá-las para se movimentar. Por isso, os passeios pela cidade são muito bem-vindos. Entretanto, antes de ir é importante avaliar as condições de segurança, higiene e acessibilidade do local, como a existência de funcionários capacitados, equipamentos adequados, sinalização clara, banheiros limpos, bebedouros e lixeiras

Também é imprescindível que os pais se mantenham atentos e próximos das crianças durante as brincadeiras em shoppings e parques (que costumam estar muito cheios nessa época), a fim de evitar que se percam ou entrem em contato com estranhos.

Dicas gerais para adotar ao longo do ano

Além dos cuidados específicos durante as férias escolares, existem algumas dicas importantes de saúde para as crianças que os pais devem adotar ao longo do ano, como:

✅ Estabelecer uma rotina regular, com horários fixos para dormir, acordar, se alimentar, estudar, brincar e fazer outras atividades.

✅ Limitar o tempo de uso das telas a no máximo duas horas por dia, dando preferência a conteúdos educativos, divertidos e adequados à idade das crianças.

✅ Incentivar a prática de atividades físicas pelo menos três vezes por semana, de acordo com as preferências e habilidades da criança.

✅ Conversar sobre sentimentos, medos, dúvidas, sonhos e expectativas, além de estimular a autoestima, confiança, criatividade e curiosidade das crianças.

✅ Incentivar, desde o nascimento dos primeiros dentinhos, a higienização bucal. Para crianças maiores, é fundamental estimular o uso de escova de dentes e fio dental, a fim de prevenir cáries e outros problemas relacionados.

✅ Seguir corretamente o calendário de vacinação das crianças, incluindo as doses de reforço, para evitar o risco de doenças que podem ser potencialmente graves, como meningite, sarampo e hepatite.

✅ Visitar o pediatra regularmente, para acompanhar o crescimento e desenvolvimento da criança. Além disso, é importante sempre realizar os exames de rotina solicitados pelo médico, tanto para avaliação da saúde quanto para prevenção de doenças. 

Com essas dicas, os pais podem garantir que as crianças tenham férias escolares divertidas, seguras e saudáveis, e que mantenham hábitos benéficos para a saúde e o bem-estar durante todo o ano.

————————————

O IMEB (Imagens Médicas de Brasília) procura contribuir através da promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida, seja por meio dos serviços prestados, seja criando conteúdos informativos e ricos. Somos especialistas em exames de diagnóstico por imagem, e contamos com profissionais altamente qualificados para oferecer a você o melhor atendimento. Venha cuidar da sua saúde conosco!

Caso você esteja em Brasília ou no Entorno e tenha exames de imagem solicitados, agende seu exame agora mesmo!

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Alimentação saudável Bem-estar

8 de janeiro de 2024

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recomendados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas