Dia do Urologista: os exames mais importantes dessa área! | IMEB

Dia do Urologista: os exames mais importantes dessa área!

Neste mês de setembro, é comemorado o Dia do Urologista, sendo um dos seus objetivos a conscientização principalmente dos homens quanto à importância de ter esse profissional como um dos mais importantes para sua saúde.

Mas você sabe o que trata esse profissional? Em quais situações devemos procurá-lo? Ele trata apenas homens ou mulheres também? Quais os principais exames dessa área e quando são indicados? 

Se você também quer saber mais sobre essa especialidade tão relevante, este artigo é para você.

Confira!

A razão do Dia do Urologista

Neste mês de setembro, é comemorado o Dia do Urologista; data escolhida por ser o dia do nascimento do urologista e ex-presidente da república, Juscelino Kubitschek, tornado patrono da área de urologia no Brasil. O presidente JK, inclusive, foi chefe do serviço de urologia do Hospital Militar da Força Pública do Estado de Minas Gerais. 

A criação dessa data visa promover a conscientização e a divulgação da importância de que, principalmente os homens, busquem tratamento para os problemas relacionados ao sistema genital e urinário, que afetam e matam tantos brasileiros todos os anos.

Somente no Brasil, estima-se a ocorrência de mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata todos os anos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), sendo o segundo tipo de tumor que mais mata homens no mundo, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

As principais vítimas desse tipo de neoplasia são os homens mais velhos, representando 6 em cada 10 casos após os 65 anos de idade.

Quais as doenças tratadas pelo urologista

O urologista é o médico responsável por cuidar dos problemas relacionados ao sistema urinário (rins, ureteres, bexiga e uretra) de homens e mulheres, e pelo aparelho genital dos homens, o que, no caso das mulheres, fica a cargo do ginecologista.

Entre os principais problemas tratados pelo urologista, podemos citar:

  • Câncer de próstata: Atua desde a prevenção (aconselhando, solicitando exames e realizando o exame do toque), diagnóstico e tratamento desse tipo de tumor.
  • Hiperplasia prostática benigna (HPB): Condição que afeta geralmente homens em idade mais avançada, provocando o crescimento exagerado da próstata, levando a problemas de incontinência urinária.  
  • Câncer de pênis: Neoplasia não muito frequente, que pode surgir tanto na pele quanto no interior do órgão.  
  • Problemas de infertilidade: Nesses casos, o médico avalia os possíveis problemas masculinos que podem dificultar (ou mesmo impedir) a procriação, como baixa quantidade de espermatozoides.
  • Disfunção erétil e problemas sexuais: Avaliando e tratando desde questões hormonais (andrologia) quanto fisiológicas que possam impactar o desejo sexual e/ou a frequência/qualidade das ereções. 
  • Incontinência urinária: Problema que pode afetar tanto homens quanto mulheres, levando a perdas de urina e situações de constrangimento.
  • Infeções sexualmente transmissíveis: Atua desde o aconselhamento quanto na investigação e tratamento das infecções transmitidas via contato sexual.

Esses são os principais, mas não todos os possíveis problemas tratados pelo médico urologista, tornando-o um dos mais essenciais para a saúde e qualidade de vida de homens e mulheres de todas as idades.

Os exames mais importantes da urologia

Baseado nos problemas listados acima e em diversos outros possivelmente tratados por esse especialista, alguns exames costumam ser muito frequentemente solicitados. Conheça os principais:

Exames laboratoriais:

1. Cistoscopia

A cistoscopia é um tipo de endoscopia, mas que avalia a bexiga e a uretra. Trata-se de um dos exames mais utilizados por urologistas e tem o objetivo de detectar:

  • Problemas nas vias urinárias;
  • Possíveis tumores na região da bexiga e da uretra;
  • Presença de infecções;
  • Cálculos na bexiga.

2. PET/CT

Provavelmente o exame de imagem mais avançado e preciso para avaliar a presença de células tumorais em todo o corpo, sendo muito utilizado em casos de câncer de próstata, aliando técnicas da medicina nuclear (PET) e a precisão da tomografia computadorizada (CT).

Por meio do uso de substâncias que se fixam nas células neoplásicas, esse exame é capaz de avaliar tanto a morfologia dos órgãos e tecidos quanto o metabolismo de células neoplásicas, ou seja, se elas estão em atividade ou se multiplicando.

3. Urofluxometria

Quando existe algum sinal indicativo de que o jato urinário não está ocorrendo de forma normal, o exame de urofluxometria é o exame de referência para investigação.

Esse exame avalia aspectos como o tempo que o paciente demora para esvaziar a bexiga, assim como a quantidade de urina eliminada.

Outros fatores que costumam indicar a realização desse exame são:

  • Dores no baixo ventre (sugestivas de infecção).
  • Perdas de urina.
  • Maior frequência urinária.
  • Dificuldade para segurar a urina.
  • Não esvaziar totalmente a bexiga.

4. Urorressonância e ressonância multiparamétrica

Exame importante para avaliar, com a máxima precisão, os rins, as vias urinárias e a bexiga, a ressonância magnética costuma ser utilizada para investigar questões como obstrução por suspeita de pedras nos rins ou tumores e cistos nos órgãos dessa região.

Devido à sua grande precisão, é capaz de mostrar alterações mínimas, que outros exames não seriam capazes.

Além disso, existe também ressonância magnética multiparamétrica da próstata, exame fundamental para avaliar com precisão essa glândula. Sobre ele, o Dr. Renato fala no vídeo abaixo:

5. Estudo urodinâmico

Uma das mais completas avaliações do trato urinário são realizadas por meio dessa avaliação. O estudo urodinâmico é capaz de estudar todo o processo pelo qual a urina passa; desde sua produção nos rins, sua retenção na bexiga e o caminho percorrido até a eliminação pela uretra.

Com isso é possível ao urologista detectar exatamente em qual dessas etapas pode estar o problema urinário apresentado pelo paciente.

Para sua saúde, IMEB!

Neste artigo você conheceu um pouco mais dessa especialidade tão importante para a saúde de homens e mulheres, que é a urologia.

Conheceu também os exames mais importantes para investigar as diversas condições que podem afetar o sistema urinário e sexual dos pacientes.

Tão importante quanto saber quais exames são utilizados é ter um lugar de referência para realizá-los com segurança e a garantia do resultado mais preciso.

Para isso, conte com o IMEB imagens médicas. Somos referência no Centro-Oeste em exames de imagem e contamos com os equipamentos mais modernos do mercado e um time de profissionais experientes e atenciosos.

Se você está em Brasília ou Entorno e seu médico solicitou exames de imagem como ressonância magnética, tomografia computadorizada ou PET/CT, clique no link abaixo e faça seu agendamento conosco!

QUERO AGENDAR MEUS EXAMES NO IMEB

Por: eixo / Categoria: Blog

23 de setembro de 2022

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recomendados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas