Exames no período menstrual: indicações e contraindicações! - IMEB

Exames no período menstrual: indicações e contraindicações!

Ao longo da vida, o corpo feminino passa por diversas e significativas mudanças. O primeiro ciclo menstrual, a gravidez e o climatério (menopausa) são algumas dessas transformações que as mulheres atravessam.

Por esse motivo, é de fundamental importância a realização de exames periódicos para o acompanhamento da saúde da mulher.

Mas você sabia que alguns exames não costumam ser indicados durante o período menstrual? As alterações fisiológicas e hormonais apresentadas durante o ciclo podem dificultar, influenciar o resultado ou até mesmo impedir a realização de alguns exames.

Neste artigo, vamos falar sobre quais exames podem ou não ser feitos, os cuidados que devem ser tomados para a realização de determinados procedimentos e que alterações podem ocorrer em certos exames.

Leia também:

4 exames indicados para diagnosticar a menopausa!

 

Exames no período menstrual: quais podem ser feitos?

Ao contrário do que muitas mulheres pensam, grande parte dos exames relacionados à saúde feminina podem ser feitos durante o período menstrual.

Mas, para alguns desses exames, é necessário que sejam observados certos cuidados, principalmente em relação à higiene.

Além disso, é importante que o médico que for interpretar os resultados esteja ciente da fase do ciclo menstrual em que o procedimento foi feito. Isso porque as variações hormonais provocadas por esse período podem interferir nos resultados de alguns exames.

Uma das maiores dúvidas sobre exames no período menstrual diz respeito ao exame de urina. O ideal seria realizá-lo em outro momento, mas nem sempre isso é possível. Então, é imprescindível ter cuidado com a higiene, inclusive com a possibilidade de usar o coletor menstrual para que o sangue não contamine a urina e interfira nos resultados.

Outros exames, como a ressonância magnética das mamas, também podem ser pedidos, a depender da fase do ciclo menstrual. No caso da RM, por exemplo, o médico solicita que seja feito entre o 10° e o 20° dia do ciclo

Já em exames para verificação da taxa hormonal, como o TSH, T3 e T4, é recomendado que seja feito entre o 3° e o 5° dia do ciclo.

quais exames não posso fazer menstruada

Fonte: Biologia.net

 

Quais exames não são indicados?

Os dois principais hormônios femininos são o estrogênio e a progesterona. Eles têm, entre outras funções, a responsabilidade pelo controle do ciclo menstrual, além de serem os hormônios mais produzidos durante esse período.

E como já dissemos anteriormente, exames no período menstrual podem sofrer alterações, por conta de mudanças hormonais ocorridas nessa fase.

Por isso, alguns exames importantes, que fazem parte do check-up da mulher, não são indicados durante essa fase.

Um desses exames é o papanicolau. Responsável por detectar alterações nas células do colo do útero – e assim identificar possíveis focos de câncer do colo uterino – é recomendado pelos ginecologistas que seja feito após 10 ou 20 dias do fim do ciclo menstrual, pois a presença de sangue pode influenciar no resultado do exame.

A mamografia é mais um exame com recomendação de que seja feito fora do período menstrual, pois como o procedimento requer a compressão das mamas, para coleta das imagens, pode acabar causando incômodo para algumas mulheres, já que nessa fase as mamas costumam ficar naturalmente mais sensíveis e doloridas.

exames no periodo menstrual - saiba quando nao e indicado fazer

Veja também!

7 fatores de risco para a saúde da mulher moderna

Exames no período menstrual: converse com seu médico

É muito importante estar atenta às recomendações dadas no momento do pré-agendamento de exames. Será nesse momento que você saberá se é possível realizá-lo ou não no período menstrual, e em quais dias do ciclo é indicada a realização de determinados procedimentos.

Também vale ressaltar a importância de comunicar o médico sobre o momento do ciclo menstrual em que você se encontra. Dessa forma, ele poderá avaliar a hora certa de fazer o pedido para a realização do exame indicado.

No IMEB (Imagens Médicas de Brasília), você poderá realizar seus exames com todo conforto e segurança, proporcionados por uma equipe preocupada em oferecer o melhor atendimento.

Caso você esteja em Brasília ou Entorno e tenha solicitação de exames, agende online seus exames em uma de nossas 10 unidades e venha cuidar da sua saúde conosco!

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: IMEB Mulher

9 de março de 2021

Conteúdos Relacionados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas