Fibromialgia: o que é, seus sintomas e como é feito o tratamento! - IMEB

Fibromialgia: o que é, seus sintomas e como é feito o tratamento!

A fibromialgia é uma síndrome que causa dores crônicas em várias regiões do corpo, principalmente na musculatura e articulações.

Mas essa doença vai além das dores. Como consequência da intensidade e frequência das dores – além da variedade de locais atingidos – não é raro que isso traga muito sofrimento psicológico, isolamento social, resultando até em quadros depressivos.

A boa notícia é que, apesar de não haver cura, a fibromialgia pode ser tratada com o objetivo de aliviar os sintomas e proporcionar mais qualidade de vida para as pessoas acometidas.

Por isso, neste artigo você vai entender o que é a fibromialgia, seus sintomas e como é feito o tratamento.

Acompanhe!  

O que é a fibromialgia?

A fibromialgia é uma síndrome caracterizada por dores que podem se manifestar por todo o corpo, em especial na musculatura e nas articulações, por longos períodos.

Além das dores, a fibromialgia está associada a outros sintomas, como fadiga persistente, distúrbios do sono, alterações de memória e atenção, ansiedade e até alterações intestinais.

Uma característica das pessoas com fibromialgia é a alta sensibilidade ao toque, especialmente durante os períodos de dores. Nesses casos, é comum que a pessoa evite qualquer tipo de contato físico, como abraços e até mesmo apertos de mão.

Mesmo com dores intensas pelo corpo, externamente não é possível verificar qualquer tipo de alteração, inchaço ou lesão nas áreas de dor.

A fibromialgia pode se manifestar em pacientes de qualquer sexo e idade, no entanto, a síndrome atinge mais mulheres do que homens, principalmente entre os 30 e 60 anos de idade.

A Ciência ainda não conseguiu identificar com precisão as causas da fibromialgia. O que já foi descoberto é que ela está relacionada a um mau funcionamento do sistema nervoso central e seus mecanismos de supressão de dor, o que faz com que a pessoa com a síndrome tenha maior sensibilidade e qualquer estímulo doloroso seja aumentado de intensidade.

Alguns estudos indicam que a fibromialgia costuma aparecer mais frequentemente em pessoas que sofrem de estresse ou que tenham passado por traumas físicos ou psicológicos, ou ainda por infecções graves.

👉 Saiba mais:

Você gostaria de aliviar as dores da fibromialgia? Veja no artigo do blog algumas dicas!

Os principais sintomas da fibromialgia

Como dito acima, a sintomatologia da fibromialgia pode ser bastante amplo, mas os sinais e sintomas mais frequentes são:

  • Dores intensas e constantes por várias regiões do corpo, com duração de ao menos 3 meses. É comum a pessoa não conseguir identificar ao certo quando e onde a dor começou. Frequentemente os pacientes com fibromialgia reclamam de dores “nos ossos”, “na carne” ou “ao redor das articulações”.
  • Cansaço excessivo e até mesmo indisposição. Inclusive, com baixíssima tolerância a exercícios físicos.
  • Dores de cabeça recorrentes, muitas vezes até enxaqueca.
  • Dormência e formigamento nas mãos e pés.
  • Os pacientes acometidos costumam não ter um sono reparador, ou seja, o período de repouso não traz o descanso necessário, e a pessoa já acorda cansada. A má qualidade do sono aumenta a fadiga e as dores corporais.
  • Também são comuns as alterações de memória, atenção e humor, ansiedade e depressão, o que também acaba piorando o sono, aumentando a fadiga, diminuindo a disposição para o exercício e aumentando a hipersensibilidade dolorosa.
  • Alterações intestinais, em que o(a) paciente alterna períodos de diarréia com períodos de prisão de ventre.

Conheça o exame de mamografia com contraste!

Fibromialgia: diagnóstico e tratamento!

Diagnosticando a síndrome

O primeiro passo para tratar a fibromialgia é diagnosticar a síndrome. O diagnóstico é clínico, o que significa que não são necessários exames para comprovar que ela está presente.

O(a) médico(a) de referência para diagnosticar e tratar o problema é o(a) reumatologista, que entrevistará o(a) paciente para avaliar seu histórico de dores, questões familiares e a presença de fatores de risco.

Não existe um exame específico para identificar a fibromialgia, no entanto, o(a) médico(a) responsável poderá solicitar exames diferenciais, para descartar outras possibilidades com sintomas parecidos.

Conheça tudo sobre o exame de ecografia transvaginal!

Tratamento da fibromialgia

A fibromialgia não tem cura, no entanto essa é uma condição que requer diversas abordagens médicas, que visam tratar a síndrome de maneira a diminuir os sintomas e possibilitar uma vida melhor para os pacientes.

O tratamento da fibromialgia tem uma abordagem multidisciplinar, já que podem ser necessárias intervenções variadas, a depender dos sintomas apresentados, como:

  • Medicações para reduzir a hipersensibilidade à dor, assim como os quadros dolorosos.
  • Tratamento de problemas de sono.
  • Acupuntura.
  • Acompanhamento psicológico para possível transtorno de ansiedade e depressão.

O que já se sabe é que costuma ser bastante benéfico que pacientes com fibromialgia pratiquem atividades físicas, de acordo com sua tolerância, preferencialmente atividades com baixo impacto, como caminhadas e atividades na água.

Além disso, são recomendadas atividades que trazem relaxamento, como meditação e alongamentos.

▶️ Onde realizar o exame de Ecografia em Brasília-DF?

👉 Saiba mais: Saiba mais:

Conheça mais detalhes sobre a fibromialgia neste outro artigo

IMEB: sua saúde em primeiro lugar!

Como vimos no artigo, a fibromialgia é uma síndrome que causa muitas dores às pessoas acometidas, afetando principalmente as mulheres. 

Apesar de não ter cura, a fibromialgia pode ser tratada, buscando aliviar as dores e incômodos e, assim, proporcionar uma qualidade de vida melhor.

Por isso, se você sente alguns dos sintomas citados acima, procure ajuda médica o quanto antes, de preferência um(a) reumatologista, para obter o diagnóstico correto e iniciar o tratamento.

Aqui no IMEB, nossa principal preocupação é com a sua saúde. Por isso, prezamos por levar até você conteúdos de qualidade e sempre gratuitos.

Somos especializados em exames de diagnóstico por imagem e estamos preparados para te atender com toda a segurança e conforto, com um time de profissionais experientes e atenciosos, além de tecnologia de ponta.

Se você está em Brasília ou Entorno e tem exames de imagem solicitados, entre em contato conosco e faça seu pré-agendamento conosco.

QUERO AGENDAR MEUS EXAMES NO IMEB

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Saúde e Bem-estar

4 de março de 2022

Conteúdos Relacionados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas