Metas de saúde para o início do ano: um guia para colocar seu bem-estar em primeiro lugar! - IMEB

Metas de saúde para o início do ano: um guia para colocar seu bem-estar em primeiro lugar!

A chegada de um novo ano representa o início de mais um ciclo em nossa vida e costuma ser o momento propício para estabelecer metas, definir prioridades e traçar objetivos.

As resoluções de Ano-Novo geralmente incluem metas para a vida pessoal e profissional, como a busca por um estilo de vida mais saudável, lidar melhor com os desafios ou o objetivo de evoluir profissionalmente.

No artigo de hoje, você vai encontrar dicas que te ajudem justamente com isso: um verdadeiro guia de como colocar seu bem-estar em primeiro lugar. Sem o que será impossível ter um ano realmente bom.

Boa leitura!

Hábitos saudáveis para aplicar no ano novo!

1. Toda atenção ao que você põe no prato

Pode parecer clichê, mas não tínhamos como iniciar de outra forma, que não pela alimentação.

Apesar da correria do dia a dia, cuidar da alimentação deve ser prioridade na vida. E ter uma alimentação balanceada significa entregar ao seu corpo os nutrientes necessários para que ele se mantenha ativo e saudável.

E aqui não estamos falando necessariamente de emagrecer – apesar disso ser importante, se for esse seu caso – mas sim de ter em sua rotina a variedade ideal, tanto de macronutrientes (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras) quanto de micronutrientes (vitaminas e minerais).

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Para isso, é importante ter no seu prato do dia a dia todos os grupos alimentares – em quantidades moderadas – como carnes magras, alimentos integrais, frutas (de preferência in natura, não sucos), legumes e verduras, gorduras saudáveis (azeite, castanhas, abacate), evitando o excesso de doces, massas brancas, frituras e embutidos.

👉 Neste outro artigo, falamos sobre a alimentação no fim do ano, mas essas dicas valem para qualquer época. Clique aqui para ler o artigo!

2. Sono de boa qualidade e quantidade

O sono é fundamental para restaurar nosso organismo. É através dele que ocorre o reparo dos tecidos, a fixação das memórias, o crescimento muscular, a reposição de energia, a regulação do metabolismo, entre muitos outros processos.

Por isso, dormir bem deve se tornar hábito na rotina!

Algumas dicas para criar uma boa rotina de sono são:

  • Deitar-se e levantar-se em horários parecidos todos os dias.
  • Organizar-se para dormir entre 6h e 8h.
  • Ter uma boa “higiene do sono” no período antes de ir para a cama, como ir reduzindo a luminosidade da casa, evitar estímulos de telas eletrônicas e o consumo de substâncias estimulantes (café, chocolate, refrigerante, entre outros).

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3. Pratique atividades físicas

Muitas pessoas não gostam nem de ouvir a palavra ‘acadêmia’. Então, a boa notícia é que você não precisa frequentar esse local para praticar atividades físicas. É possível fazer exercícios em casa ou caminhadas por pelo menos 30 minutos, pela manhã ou à noite.

Também vale a pena buscar alternativas para se movimentar mais durante o dia, como utilizar escadas ao invés de elevadores ou escada rolante.

👉 Além dos benefícios para a saúde mental e o bem-estar, as atividades físicas também são fundamentais para seu corpo, inclusive os ossos. Neste artigo, você aprende 6 hábitos para preservar a saúde óssea (uma delas são os exercícios físicos).

4. Leia mais

Um dos melhores hábitos para se adotar no ano que se inicia é a leitura! Afinal, o ato de ler estimula diversas áreas do cérebro. Além disso, a leitura aprimora o raciocínio e a criatividade, melhora o vocabulário e a capacidade interpretativa, e aumenta o conhecimento sobre assuntos variados.

Uma dica importante para quem não tem o costume de ler é encontrar uma história que agrade, mas não insistir caso não esteja gostando do livro. A leitura deve ser algo agradável.

Caso esteja a seu alcance, invista em um leitor de livros digitais, como o Kindle. Esse aparelhinho – pequeno e fácil de levar com você – pode ser uma ótima companhia para onde você for, te permitindo levar contigo toda a sua biblioteca e ler sempre que tiver um tempinho.

5. Combata a procrastinação

Procrastinar é o ato de adiar ou prolongar uma situação que temos para resolver. Apesar de ser um comportamento considerado normal do ser humano, estudos mostram que a procrastinação pode ser muito prejudicial à saúde mental, já que aumenta a ansiedade, frustração e sentimentos de culpa, podendo levar até mesmo à depressão.

Por isso, lutar contra a procrastinação é um bom hábito para se adotar no início de um novo ano!

Uma dica prática para vencer esse comportamento é relacionar a tarefa a um objetivo específico e dividi-la em pequenas metas. Dessa forma, você muda o ponto de vista do afazer e elimina a sensação de precisar realizar uma tarefa muito demorada.

Além disso, estipule um tempo-limite para finalizar cada tarefa. Iniciar um trabalho sem prazo para terminar é a receita para ficar preso a isso por mais tempo que necessário.

6. Cultive hobbies

A princípio, isso pode parecer algo sem importância, mas cultivar um hobby que te dê prazer produzirá muitos efeitos positivos no seu estado emocional, como melhorar seu humor.

Além disso, dependendo da atividade escolhida, você poderá observar benefícios como o estímulo da memória, do raciocínio, da criatividade, entre outros.

E se um dos seus propósitos para o ano que chega é fazer mais amizades, se relacionar com mais pessoas ou mesmo encontrar um novo amor, saiba que ter hobbies pode te colocar em contato com outras pessoas que o mesmo interesse, como dançar, praticar esportes, adotar um pet, entre outros.

7. Aumente os vínculos afetivos

Como seres humanos, temos a necessidade de socializar com outras pessoas. Isso faz bem para o corpo, a mente e as emoções.

Mas as pressões e a rotina do dia a dia muitas vezes nos impedem de criar esse tipo de vínculo.

Dessa forma, nesse novo ano programe-se para passar mais tempo com a família e com os amigos. Faça uma viagem, assista a mais filmes em família ou qualquer outra atividade que te aproxime de quem você ama.

👉 Um dos grandes vilões dos nossos vínculos afetivos (e da nossa saúde) é a rotina corrida da vida moderna. Neste outro artigo, você confere 7 fatores de risco para a saúde mulher moderna!

IMEB: sua saúde é nossa prioridade!

Além de aplicar esses hábitos e metas de saúde para o início do ano, como mostramos no artigo, é importante lembrar também que essa é uma ótima época para colocar os exames de rotina em dia, até para manter esse período como referência, especialmente após os exageros do final do ano.

Aqui no IMEB, nossa preocupação é com o bem-estar e saúde das pessoas. E fazemos isso por meio da prestação do melhor serviço, assim como oferecendo conteúdos informativos úteis e sempre gratuitos.

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Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Saúde e Bem-estar

7 de janeiro de 2022

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