Seja por uma má postura no ambiente de trabalho ou por causas patológicas, as dores nas costas hoje fazem parte hoje da vida de um número cada vez maior de pessoas, inclusive jovens.
A dor na coluna pode representar um incômodo para muitas pessoas, afetando suas atividades diárias e a qualidade de vida. Os tratamentos, geralmente, envolvem adoção de hábitos saudáveis para a preservação da coluna.
Por isso, preparamos este conteúdo especial com os principais cuidados com a coluna, que você precisa ter para se proteger desse incômodo que afeta milhões de pessoas.
Quer saber mais? Continue a leitura!
.
Por que problemas na coluna são tão comuns?
Veja também: A importância da alimentação saudável
Problemas na coluna, principalmente acompanhados de dores crônicas ou agudas, são comuns devido a uma combinação de diversos fatores, tais como a anatomia da região, o estilo de vida e o envelhecimento da população.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que pelo menos 80% das pessoas vão sofrer com essa queixa em algum momento da vida.
Entre os fatores causadores, as principais causas costumam ser a má postura ao sentar, carregar objetos pesados e passar longos períodos curvado na frente do computador. Além disso, até mesmo a tensão muscular provocada pelo estresse exagerado pode afetar a região.
Outro fator é que, à medida que envelhecemos, os discos intervertebrais – uma espécie de gel – perdem a elasticidade e capacidade de absorver impactos, causando dores intensas e limitação de movimento.
A seguir, conheça alguns dos problemas que podem afetar a coluna e que necessitam de maior atenção, inclusive com acompanhamento médico:
.
1. Hérnia de disco
A hérnia de disco é uma condição em que ocorre a chamada extrusão de um ou mais discos intervertebrais; as camadas gelatinosas entre as vértebras que, nos casos de hérnia de disco, acabam se rompendo e “vazando” para fora do seu local de origem. Com isso, pode haver a compressão de nervos da região, causando dor e limitação de movimento.
A região lombar (parte baixa da coluna) é a área onde as hérnias são mais frequentes, geralmente levando à compressão do nervo ciático, o que leva a fortes dores na região, podendo se irradiar pela perna, até o pé.
As principais causas são fatores genéticos, sobrecargas na região (como levar grandes pesos), falta de condicionamento muscular, má postura, passar longos períodos sentado, entre outras.
Veja também: Vitamina D: Benefícios e Como Aumentar
2. Escoliose
Outro problema de coluna que exige cuidado médico é a escoliose, condição médica caracterizada por uma curvatura lateral anormal da coluna vertebral.
Essa curvatura pode ocorrer em forma de “S” ou “C” e, geralmente, é diagnosticada durante o período da adolescência. O grau de curvatura varia, assim como os sintomas e o tratamento. Já a causa da escoliose pode ser congênita – a pessoa nasce com ela –, neuromuscular ou mesmo uma diferença no cumprimento das pernas.
Veja também: Como funciona o PET/CT?
.
3. Estenose espinhal
A estenose espinhal provoca o estreitamento anormal dos canais por onde passam os nervos da coluna vertebral ou da medula espinhal. Isso pode resultar em pressão dos nervos ou da medula, causando dor, formigamento, fraqueza muscular e dificuldades de locomoção. A causa mais comum da estenose é o envelhecimento natural da coluna.
Fonte: Vejthani Hospital
.
4. Síndrome facetária
A síndrome facetária afeta as articulações facetárias, pequenas articulações entre as vértebras da coluna, que ficam inflamadas e doloridas.
Isso pode ocorrer devido a lesões, degeneração ou movimentos repetitivos, causando dor nas costas que irradia para as nádegas ou coxas e limitando a mobilidade.
Fonte: Sussex Back Pain Clinic
.
5. Espondilolistese
Na espondilolistese, uma das vértebras da coluna desliza sobre a outra, resultando em dor lombar, dificuldade em manter a postura ereta, além de pressão sobre nervos, causando sintomas como dor irradiada, formigamento ou fraqueza nas pernas. Pode ocorrer devido a defeitos congênitos, lesões ou degeneração.
Fonte: Goodman Campbell Brain and Spine
.
7. Fraturas Vertebrais
As fraturas vertebrais exigem cuidados com a coluna imediatamente. Podem ser causadas por trauma como, por exemplo, acidentes de carro e quedas graves.
Essas fraturas podem variar de leves a graves e causam dor intensa, limitações na mobilidade e até comprometimento neurológico caso atinja a medula espinhal.
.
8. Degeneração discal
A degeneração discal é processo gradual de desgaste dos discos intervertebrais da coluna vertebral devido ao envelhecimento, levando à diminuição da altura dos discos, perda de elasticidade e capacidade de absorção de choque, resultando em dor lombar crônica, rigidez e possivelmente hérnias de disco.
.
.
.
Dor na coluna: quando é hora de procurar o médico?
Na maioria dos casos, as dores na coluna não costumam ser preocupantes porque podem ser resultado da má postura e costumam passar em poucas horas de repouso. Porém, em outros casos, é válido buscar atendimento médico para verificar se há algum problema mais grave que exige maiores cuidados com a coluna.
Viver com dor não é normal, por isso, esteja atento a sinais como:
✅ Dor intensa ou persistente, por várias semanas e que não melhora com ajustes na rotina.
✅ Dor nas costas como resultado de um acidente, queda ou outra lesão traumática, mesmo que de menor gravidade.
✅ Dor associada a outros sintomas, como formigamento, dormência, fraqueza muscular que irradias nos braços e/ou pernas.
✅ Dor que interfere nas atividades diárias, como caminhar, levantar objetos, dormir ou trabalhar.
✅ Dor persistente em pessoas com histórico de câncer e outras doenças graves.
✅ Dor nas costas associada a perda de peso não intencional.
.
.
Cuidados com a coluna, que você precisa ter!
Mesmo pequenas mudanças no dia a dia podem fazer grande diferença para preservar a saúde da sua coluna. Confira alguns cuidados com a coluna, que você precisa ter:
✅ Mantenha uma postura correta: A coluna deve ficar alinhada ao sentar, ao ficar em pé e ao caminhar. Use cadeiras ergonômicas e evite ficar curvado por longos períodos.
✅ Pratique exercícios regulares: Atividades que fortalecem os músculos do abdômen, das costas e dos glúteos são os que mais ajudam a proteger a coluna e evitar lesões e dores.
✅ Evite o sedentarismo: Levante-se e movimente-se regularmente se você passar muito tempo sentado. Mudar de posição e fazer pausas para alongar pode ajudar a aliviar a pressão sobre a coluna.
✅ Realize check-ups regulares: Consulte um médico especialista para avaliar a saúde da sua coluna. Caso seja necessário, você poderá realizar exames de imagem para verificar se há algum problema mais grave.
✅ Levante objetos corretamente: Ao levantar objetos pesados, dobre os joelhos, mantenha as costas retas e use os músculos das pernas para levantar, em vez de sobrecarregar as costas.
✅ Mantenha um peso saudável: O excesso de peso coloca pressão adicional na coluna, por isso, ter um peso dentro do recomendado para cada biotipo também é gerente de cuidados com a coluna.
✅ Durma em um colchão adequado: Use um colchão que ofereça um suporte adequado para a coluna e escolha travesseiros que mantenham a cabeça e o pescoço alinhados.
✅ Evite movimentos bruscos: Evite torções excessivas da coluna e movimentos bruscos que sobrecarregam os músculos e ligamentos.
Conteúdos que você pode gostar:
————————
Promover saúde e bem-estar é uma missão do IMEB, seja prestando serviços de excelência, seja produzindo conteúdos úteis e sempre gratuitos.
Se você está no Distrito Federal ou Entorno e tem exames solicitados, clique no link abaixo para agendar seus exames e vir cuidar da sua saúde conosco!